Atualizado em 17 de março | 2021 por
Ter um plano de ação pedagógico é fundamental para obter melhor aproveitamento na organização escolar. A importância da união destes pontos para o desenvolvimento contínuo, tanto no âmbito coletivo quanto no individual, vai muito além de implementar na teoria.
É colocando as ações em prática e se munindo de parceiros de confiança que a escola irá obter as melhores estratégias de gestão.
Nos acompanhe neste artigo para saber mais como planejar as atividades pedagógicas e ampliar a organização dentro da sua instituição de ensino!
O que é organização e gestão escolar?
Gestão e organização escolar se complementam na rotina e no sucesso escolar, tanto para a instituição, como na formação de cada aluno. Assim, temos definições distintas desses conceitos: a gestão é focada nos pontos administrativos, enquanto a organização é fundamental para todos os envolvidos na instituição.
Como dito, a gestão escolar possui como foco o administrativo da escola, juntamente com o gerenciamento dos recursos financeiros, materiais e físicos envolvidos na instituição.
Além disso, a gestão deve apresentar um plano de ação pedagógico conciso para aplicar na organização escolar. Primeiramente, para assegurar sua utilização de forma coerente. E, também, para que tal ação se reflita na harmonização do ambiente escolar como um todo.
As características de gestão escolar estão relacionadas à questões políticas, assim como têm sua importância nos questionamentos de como as pessoas em geral agem dentro da sociedade na qual estão inseridas. Todos esses pontos estão relacionados a um planejamento participativo na escola.
Entretanto, devemos levar em conta a forma pela qual a instituição de ensino se organiza. Também devemos observar como ela passa a se estruturar com todas as ferramentas pedagógicas. Tudo isso, aliado às metas da escola, interfere nos aspectos da gestão em geral.
Mas, afinal, como implementar uma boa gestão escolar? Nos tempos atuais, a importância de uma gestão pautada na organização escolar como um todo segue uma linha democrática e holística.
Implementação de uma boa gestão escolar
Ao mesmo tempo em que o gestor afirma sua posição de liderança junto ao corpo docente e demais funcionários, uma administração democrática também segue os preceitos da lei, quando articulada com o apoio da comunidade escolar como um todo.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), no Art. 14, a democracia deve fazer parte do cotidiano escolar, uma vez que dialoga com as comunidades de maneira geral, visando criar um plano de ação pedagógico direcionado às necessidades e anseios daqueles agentes em específico.
É por intermédio de uma administração democrática que a participação coletiva se fortalece e, juntos com propósitos de melhorias, os agentes escolares conseguem construir uma escola cada vez melhor.
Gestão holística da escola:
Outra nuance muito importante para o trabalho do gestor é a prática de uma administração holística. Ou seja, voltada para uma visão macro, interligando aspectos variados, como fatores sociais, biológicos, psicológicos, culturais e históricos, de toda aquela comunidade impactada pela gestão.
É por meio da avaliação das possibilidades, de maneira estratégica e como um todo, que a gestão holística interfere no plano de ação pedagógico, buscando uma organização escolar mais dinâmica e atenta às transformações sociais.
Em uma administração holística voltada para a escola, a instituição opera como um local de formação e que exerce um papel voltado ao comprometimento social.
Com base neste ponto, é correto afirmar que as lideranças que estão à frente da escola devem apresentar competências e habilidades específicas para superar os desafios inerentes ao cotidiano, levando em conta sempre as novas situações que a escola pode vir a enfrentar.
Outro ponto importante são os projetos interdisciplinares concretizados de maneira coletiva, como a cultura maker. Para eles, é importante que sejam elencados, por meio de um gerenciamento democrático de ações e pessoas.
Os projetos pedagógicos interdisciplinares fomentam a ideia de coletividade e incentivam o surgimento da consciência macro, da cooperação e do trabalho em equipe.
Organização escolar: um trabalho de todos!
A organização escolar traz ao plano de ação pedagógico e ao trabalho escolar como um todo uma importante aliada, principalmente para a otimização das aulas. Isso ocorre ao oferecer as formações continuadas para os professores, e ao fazê-los refletir sobre suas observações em sala de aula.
No entanto, essa organização não está atrelada apenas ao âmbito do professor, isso vale para as decisões tomadas por toda a escola. Dessa maneira, todos os setores podem ser melhorados, resultando em um desenvolvimento que pode ser ofertado aos alunos.
A organização escolar também é regida por leis que determinam idades, divisões entre Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior e EJA (educação de jovens). Libâneo (2004, p.120), afirma sua concepção de organização escolar, dizendo que:
“ A escola é tomada como uma realidade objetiva e neutra, que deve funcionar racionalmente, e por isso pode ser planejada, organizada e controlada de modo a alcançar melhores índices de eficácia e eficiência..”
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. Revisada e ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004.
Portanto, é dever do gestor organizar a escola, visando sempre manter a permanência do aluno nela e em dia com seus objetivos de aprendizagem. Isto ocorre ao mesmo tempo que cumpre a legislação e incentiva práticas educativas por intermédio da democracia, além de promover a elaboração em conjunto do Projeto Político Pedagógico (PPP).
No entanto, é necessário que a participação da comunidade na organização escolar aconteça de verdade, para que o contexto da instituição seja comum entre fato, fala e documentos.
Para conquistar a excelência nas atividades a serem desenvolvidas, deve prevalecer a união entre gestores, professores e família na construção de uma escola organizada, capaz de desenvolver indivíduos competentes e prontos para transformar o mundo.
Dicas para manter a organização escolar
Há algumas dicas básicas que podem auxiliar a organização de todos os envolvidos na dinâmica de uma escola e que contemplam, também, o ensino híbrido. São elas:
- Planejamento:
O planejamento é fundamental, desde aquele efetuado pelo professor, até o planejamento feito pelos gestores.
Uma escola bem documentada, a qual todos sabem o que, como e quando devem exercer suas atividades, certamente funciona de forma eficiente.
- Limpeza e organização dos materiais:
Independente do setor, da função e da forma de ensino, é preciso manter tudo limpo e organizado.
No ensino híbrido, quando olhamos para os momentos de aulas a distância, é importante os professores estarem atentos aos ruídos externos na hora de preparar videoaulas ou as aulas ao vivo.
- Uso de recursos tecnológicos:
O uso de recursos tecnológicos em sala de aula otimiza tempo, dá maior precisão aos processos administrativos e pedagógicos. Além disso, a comunicação com as famílias e alunos se torna mais eficiente sendo inclusive benéfica para a imagem da escola.
A tecnologia está presente no cotidiano de todos e certamente é uma grande aliada na organização escolar como um todo. Neste contexto, deixamos uma reflexão: você tem pensado em estratégias de gamificação para aumentar o engajamento dos alunos em sua escola?
- Comunicação clara e concisa:
A comunicação dentro de um plano de ação pedagógico, ou ainda em uma boa organização escolar, é peça chave para o sucesso de qualquer operação. Saber comunicar-se é uma ferramenta poderosa para criar mecanismos que atinjam o público-alvo, seja ele alunos, pais, docentes, funcionários ou comunidade escolar.
Por isso, devemos observar os objetivos, os meios e o destinatário do documento, plano ou mensagem a ser repassada. Tudo isso contribui para o êxito da organização escolar.
O que é plano de ação pedagógico?
Um plano de ação pedagógico é um documento que apresenta ações, salientando seus principais problemas atuais, além dos objetivos perante as metas a serem atingidas. Seu texto traz as definições de como acompanhar trabalhos, refletindo sobre o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
O plano de ação pedagógico deve envolver os anseios não somente da escola, mas pensar, também, em como consultar a comunidade, fortalecendo a gestão democrática, sempre alinhado com o PPP da instituição. Outro ponto dentro do planejamento estratégico é a harmonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Qual a importância do plano de ação pedagógico?
Dentro da confecção e implementação do plano de ação pedagógico, há alguns pontos de destaque na rotina e organização escolar, tais como:
- Diagnóstico:
Atua como um panorama do que realmente está ocorrendo dentro e fora da escola, como uma análise de ambiente. Ao mesmo tempo em que gestores identificam os pontos principais, por meio de diversas avaliações diagnósticas é possível verificar o potencial da escola em executar algumas ações para atingir as metas.
- Experiências:
As experiências englobam, desde a educação formal, até a faceta não formal do ensino. São aquelas bagagens que envolvem os projetos passados, análise dos indicadores como taxas de evasão e abandono, reprovação, aprovação, desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), distorção idade/série, entre outros.
O relato de educadores, funcionários e demais membros são importantes também para constituir esse campo.
- Ética e cultura:
São valores que variam conforme a sociedade em que a escola está inserida, atuando como dois grandes articuladores na constituição de um plano de ação pedagógico. Devem ser discutidos e debatidos na hora da confecção do documento, levando em conta suas particularidades e regionalidades.
- Metodologia:
Abrange as estratégias necessárias para atingir os objetivos explícitos no plano de ação pedagógico, trazendo uma visão direcionada de como os passos devem ser direcionados. Essas são também conhecidas e trabalhadas como “metodologias avaliativas”.
Afinal, como elaborar e organizar um plano de ação pedagógico?
Um bom plano de ação pedagógico está aliado aos documentos que norteiam a organização escolar. Primeiramente, o planejamento descreve em detalhes as metas que orientam e dirigem as ações que envolvem os docentes, coordenadores e demais envolvidos na composição do grupo escolar.
Para elaborar um plano de ação pedagógico, alguns passos são bem importantes:
Redigir o documento:
Ao mesmo tempo que ações, metas, observações gerais são documentadas, o gestor também orienta as iniciativas que possam vir a surgir no decorrer do ano, gerando flexibilidade para alterar o que for necessário.
Estabelecer metas claras:
Direcionar claramente os objetivos norteia e fomenta a organização escolar dentro do plano de ação pedagógica. A solução de algum problema comportamental ou, ainda, direcionar mais estudos em determinada área, são alguns exemplos de objetivos.
Programar as ações:
O cronograma é uma excelente escolha na hora de se programar, atuando como um roteiro com início, meio e fim. Entretanto, podem haver alterações conforme o andamento das atividades, o que não significa algo negativo, pois deve haver sempre espaço para o diálogo.
Unir metodologia ao plano de ação:
As metodologias guiam o trabalho pedagógico com mais firmeza e direcionamento. Definindo, inclusive, as estratégias metodológicas, o gestor também avalia os recursos disponíveis para aplicá-las.
Nesse momento, o diferencial está em ter um parceiro de trabalho, uma empresa que dê suporte pedagógico, além da equipe escolar. Isso certamente fará grande diferença na hora de elaborar seu plano de ação pedagógico.
Se você procura um parceiro para a elaboração do plano de ação pedagógico e para toda a organização escolar, conte com o SAS.
Nós temos consultores especializados, à sua disposição. Converse com um agora mesmo!
Deixe seu comentário