Atualizado em 30 de novembro | 2020 por SAS

Os profissionais da educação estão buscando mais inovação na aprendizagem, principalmente, nos dias atuais. Devido ao isolamento social, novas metodologias devem ser incluídas na rotina, e o ensino híbrido pode ser um aliado importante nesta jornada, uma vez que une a educação da forma como já a conhecemos com a tecnologia.

A sociedade está em constante transformação e, consequentemente, as formas de aprendizagem também se modificaram. Visto isso, as escolas precisam ampliar sua visão sobre a forma como as informações estão sendo processadas no contexto social atual, que conta com uma forte presença do digital. 

Mas, o que é o ensino híbrido e como ele pode ser aplicado no dia a dia da escola, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem do aluno? Se ficou curioso para saber mais sobre esse tema, é só continuar com a leitura!

Afinal, o que é o Ensino Híbrido? 

O ensino híbrido é a modalidade de ensino que combina práticas presenciais e remotas, por meio do uso de ferramentas digitais. O ato de educar sempre permeou por espaços e tarefas diferentes, desta forma, vemos que a educação sempre foi, em sua base, híbrida

Esse tipo de ensino pode ser considerado uma proposta inovadora para a educação, visto que permite a aplicabilidade de diversas formas de aprendizagem-ensino no dia a dia. Assim, nesse modelo, o estudante pode ter acesso a aulas online ou presenciais, já que a combinação delas pode estimular uma maior capacidade e interação social nos alunos.

Com o apoio das plataformas de ensino, aplicativos e também mídias informativas, se tornou possível absorver as informações necessárias, aquelas que aconteceriam na sala de aula.

Dessa forma, o ensino híbrido  vem se tornado um poderoso aliado às formas de aprendizagem nos mais variados contextos educacionais. No entanto, as escolas brasileiras estão incluindo essa modalidade de ensino bem aos poucos.

No entanto, não é somente a mistura do virtual com o presencial que caracteriza o modelo híbrido, mas também a forma com que o aluno aprende, sendo de forma individual ou colaborativa.

Quais são seus benefícios para os alunos?

O ensino híbrido tem sido um forte aliado à educação.

Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios do ensino híbrido.

O aluno é o protagonista do seu aprendizado

No ensino híbrido, os alunos são os maiores protagonistas no seu processo de aprendizagem, o que configura esse modelo como uma metodologia ativa.

De acordo com alguns pensadores, como William Glasser, há uma sequência de níveis pelos quais os aprendizes podem elevar seus níveis de aprendizagem, conforme segue:

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser.

A proposta da aprendizagem híbrida é a seguinte: 

  • O aluno contextualiza o seu aprendizado de forma diferente;
  • Problematiza situações e agrega saberes;
  • Une o tradicional, com as fontes tecnológicas tão familiares para grande parte dos aprendizes atuais, respeitando o ritmo de cada um.

O aluno desenvolve autonomia

No modelo híbrido, o aluno desenvolve mais autonomia, já que é possível utilizar os meios digitais para a sua aprendizagem, de forma que seja incentivada a sua auto didática, porém, sempre com orientação da escola e professor.

É possível integrar o uso da tecnologia, assim, ele se sente mais envolvido para aprender e desenvolver novas formas de pensar, tornando-se ativo na construção do seu próprio conhecimento. 

O aluno aprende na prática

Os estudantes em contato com o ensino híbrido aprendem na prática, promovem discussões e recebem o feedback imediato, contribuindo para um resultado rápido de suas ações com a finalidade de reparar seus pontos de melhoria de maneira mais eficaz.

E os benefícios para a escola? 

A escola também tem contato com alguns benefícios quando implementa o modelo híbrido dentro do seu currículo. São alguns deles: 

Otimização do tempo

As aulas gravadas, por exemplo, são realizadas somente uma vez, onde será assistida por um grande número de alunos diversas vezes.

Maior número de alunos atingidos

A instituição de ensino pode atingir estudantes com necessidades diferentes e que, por alguma razão, preferem ou necessitam da aprendizagem híbrida para conclusão dos estudos. 

Marketing positivo

Alcança uma imagem condizente com as premissas de ensino moderno, o que é benéfico para o marketing da instituição.

Independentemente  da aprendizagem híbrida selecionada, é importante que haja planejamento de currículo e das aulas havendo assim uma segmentação pedagógica ou metodológica. 

Gestores e coordenadores devem estar atentos  à formação dos professores, tanto na retenção de talentos, quanto na constante capacitação destes, principalmente, com relação ao uso das novas tecnologias digitais, que podem ser agregadas nas aulas.

A resistência ainda presente em muitas escolas tende a se romper, os professores se tornarão facilitadores, e os alunos passarão de passivos a protagonistas pelo seu processo de aprendizagem

Como aplicar o Ensino Híbrido no dia a dia? 

Trazer esse diferencial à sua escola pode ser a oportunidade de potencializar os resultados.

Os espaços e tecnologias aplicadas devem respeitar a realidade dos alunos. Sendo assim, procure oferecer oficinas práticas, otimizando os momentos de estudo on-line, no qual o cotidiano híbrido funcione como uma fonte de interatividade, colaboração e criatividade entre professores e alunos. 

Na prática, o uso de computadores e tablets, por exemplo, são grandes aliados do ensino remoto , ou como ferramenta de complemento do ensino presencial em escolas regulares. 

Neste sentido, tornar os aparatos tecnológicos instrumentos de ensino, como pesquisas em sites, uso de jogos, exploração de vídeos, tarefas com QR Code, torna os conteúdos mais atrativos, gerando maior engajamento e interesse por parte dos alunos.

Para implementar o ensino híbrido no seu dia a dia, confira mais algumas dicas abaixo!

Metodologias mais utilizadas no ensino híbrido

A fim de implementar os modelos de ensino híbrido atuais no seu dia a dia, podemos sugerir algumas das metodologias mais utilizadas para esse papel. São elas: 

Sala de aula invertida 

Essa metodologia pode ser dividido em três etapas: 

  • Primeiro momento: onde os conceitos são apresentados;
  • Segundo momento: onde o professor debate e constrói conhecimento junto aos alunos;
  • Terceiro momento: onde os alunos aprofundam de alguma forma e dividem alguma pesquisa referente a um ponto que mais lhe interessou frente às etapas anteriores.

Rotação de laboratório

As aulas são intercaladas entre laboratório de informática e demais formas de abranger o conteúdo. Pode ser iniciada de uma forma ou outra podendo ainda ultrapassar as barreiras da escola e tornar a aprendizagem visível.

Rotação por estação

Os estudantes podem organizar-se em grupos revezando-se no ambiente da sala de aula com tarefas online que não dependem do acompanhamento de maneira direta do professor. 

A capacidade de colaboração bem como o desempenho individual são valorizados. Os grupos se revezam após determinado período, para que passem por todos os ambientes.

Rotação individual

Semelhante à rotação por estação, na rotação individual os roteiros estipulados pelos docentes são efetuados individualmente, através de etapas personalizadas. Assim, é possível investir na construção da autonomia, pois não há uma obrigatoriedade de completar todas as estações, podendo concretizar somente aquelas que mais lhe chamaram a atenção.

Essa gama de recursos beneficia a personalização do ensino, uma vez que cada indivíduo aprende de uma maneira particular. 

Flexibilidade e diferentes fontes de absorção de informações são aliadas na formatação das metodologias híbridas mais utilizadas pelas escolas, que se disponibilizam a oferecer o ensino híbrido aos seus alunos.

Desafios na implementação do ensino híbrido

O ensino híbrido está ganhando cada vez mais força no cenário da Educação Básica brasileira, no entanto, alguns desafios podem ser encontrados ao longo do processo de implementação dessa modalidade de ensino.

A formação dos professores e a disponibilidade em aprender a trabalhar neste contexto ainda é uma das barreiras enfrentadas pelas escolas em geral. Trazer uma cultura inovadora, que rompe com os parâmetros tradicionais, pode gerar um certo desconforto à comunidade escolar, o que leva a uma busca constante por aprimoramento por parte desse docente. 

A assimilação de conteúdos no ensino híbrido tende a ser mais satisfatória devido à assertividade da tecnologia, porém, nem todos os locais dispõem de espaços físicos ou recursos para trazer à realidade o desejo de tornar a aprendizagem híbrida um fato concreto e abrangente.

Dessa forma, busque entender melhor a condição de seus alunos, realizando rodas de conversa, para que você possa ouvi-los, e junto com os demais professores, traçar uma estratégia que alcance e supra as necessidades de todos.

O SAS oferece consultoria pedagógica, além de soluções para tornar o ensino híbrido uma realidade dentro da sua escola. Juntos, podemos adaptar novos e atualizados formatos de ensino aos alunos.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre adaptações e melhorias no ensino, dê uma olhada no nosso blog. Acesse para continuar mergulhando no universo do ensino híbrido e , entender melhor sobre as estratégias avaliativas para o ensino remoto e híbrido.