Atualizado em 4 de março | 2021 por SAS

Planejar aulas é uma atividade essencial para todo professor e fazer um planejamento de aulas efetivo e voltado para a aprendizagem do aluno pode ser visto como um grande desafio. Para auxiliar o professor a superar esse obstáculo, o programa de Formação Continuada SAS (FOCOS) fala sobre um método inovador de planejamento: o Planejamento Reverso

O que é o Planejamento Reverso? 

O planejamento reverso é uma metodologia de planejamento de aulas efetivo, fundamentada na ideia de começar o processo pelo fim. Ou seja: primeiramente, faz-se uma reflexão sobre onde o aluno precisa chegar, qual o resultado esperado. A metodologia traz a reflexão sobre o que o aluno precisa aprender e para que ele precisa aprender, de modo que a aprendizagem seja pensada antes do ensino.

Os objetivos são extremamente importantes e precisam ser específicos, pois são eles que irão nortear o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos

O planejamento reverso é feito em três estágios: 

  1. Identificar os resultados desejados  

Nessa etapa, é necessário decidir os objetivos, refletindo sobre o que os alunos precisam compreender e saber fazer. É importante discernir, aqui, o que é essencial que o aluno aprenda e desenvolva e o que é importante que esteja familiarizado.  Esses objetivos precisam ser mensuráveis e atingíveis em um período definido.  

  1. Determinar evidências aceitáveis  

O segundo passo do Planejamento Reverso é focado em como saber se os alunos aprenderam. É o momento de decidir quais evidências de aprendizagem são necessárias para saber se o aluno atingiu o objetivo proposto ou não. 

Essas evidências de aprendizagem servirão para documentar e validar se os resultados esperados foram atingidos. 

Após a definição das evidências, chega o momento de pensar em como se dará essa coleta de diagnóstico e qual será o formato da atividade avaliativa. Podemos realizar diferentes tarefas avaliativas, como elaboração de infográficos, de relatórios, vídeos, apresentações, produções criativas, etc. 

  1. Planejar experiências de aprendizagem e ensino  

Apenas no terceiro estágio começamos a pensar em como o aluno vai aprender e o que ele irá experienciar para chegar ao objetivo proposto. É o momento de decidir quais metodologias, espaços, recursos e estratégias fazem sentido para a aprendizagem do aluno. 

E pra te auxiliar ainda mais nesse momento de planejamento de aulas efetivo, o SAS lançou o Plano de Aula, um ambiente de planejamento para o professor colocar em prática todos esses estágios e realizar planejamento de aulas cada vez mais eficazes e assertivos! Com a solução, você pode elaborar seus próprios planos de aula ou utilizar um plano de aula elaborado pelo SAS, otimizando o seu tempo. 

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Você pode, ainda, aprofundar seus conhecimentos na metodologia de Planejamento Reverso, com o livro Planejamento para a Compreensão, de Wiggins & McTighe.

Júlia Geraldes

Formada em Ciências Biológicas pela UNESP, foi professora de biologia da rede estadual do Espírito Santo. Atualmente, atua como Especialista de Conteúdo Pedagógico no time de Formação Continuada do SAS, com o objetivo de potencializar a formação e a prática pedagógica dos professores.