Atualizado em 21 de janeiro | 2021 por SAS

A formação continuada é fundamental para o profissional que deseja se manter competitivo no mercado de trabalho. 

Para os professores, essa realidade não é diferente, pois, ao buscar mais conhecimento, o docente se mantém preparado para atender as demandas dos alunos e trabalhar contextos educacionais que surgem com o tempo. 

Além disso, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mencionam a obrigatoriedade da formação continuada, ressaltando seus benefícios, tanto para a escola, quanto para o currículo do professor.

Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura. Neste artigo, você entenderá o conceito,  a importância, como implementar, e muito mais. Confira!

O que é a formação continuada?

A formação continuada é um processo profissionalizante do professor, voltado ao aperfeiçoamento  dos seus saberes necessários para a sala de aula, tornando-o capaz de oferecer a qualidade de ensino esperada.

Com a informação e o conhecimento compartilhados de maneira bem mais ágil do que no passado, se manter atualizado é requisito indispensável para o profissional contemporâneo.

Nesse contexto, a escola deve oferecer espaço para que conexões e construções de saberes sejam efetivadas na realidade, a fim de guiar, também, o aluno no processo.

Portanto, a formação continuada auxilia o professor a potencializar suas práticas pedagógicas, para que ele conheça mais formas de apoiar os estudantes em sua jornada. Essa formação pode ser realizada após a formação inicial, desenvolvida no início do ano letivo.

Gatti (2008) afirma que muitas ações podem ser relacionadas ao termo “formação continuada”, tais como: congressos, cursos relevantes, reuniões pedagógicas, seminários, as variadas opções de formação na internet, entre outras opções.

Formação continuada e as diretrizes escolares

A formação continuada beneficia um amplo grupo de pessoas, como professores, gestores e alunos.

É extremamente importante que os professores contem com uma formação continuada, tanto para a melhoria no ensino, quanto para estarem alinhados às diretrizes da BNCC, LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica) – que tratam essa formação como pauta obrigatória. 

Uma escola alinhada com a legislação passa a ser melhor vista pelos órgãos reguladores, por professores e comunidade escolar como um todo. Seguir o que os documentos e a legislação regem é manter a instituição de ensino dentro de um parâmetro comum a todos os espaços educacionais. 

Para o professor que é transferido ou troca de emprego, é muito importante receber esse apoio na nova escola. É, por isso, que seguir as diretrizes escolares existe, garantindo que um padrão seja regulamentado.

A BNCC define e aponta, em suas 10 competências gerais, a formação inicial e continuada como fator fundamental para constar dentro da programação do ano letivo como momentos de formação, devendo ser baseada em três dimensões

  • Conhecimento: está relacionada ao domínio dos conteúdos;
  • Prática: domínio em saber criar e gerenciar os ambientes de aprendizagem;
  • Engajamento: comprometimento do professor com a aprendizagem e com o ambiente de trabalho, com as famílias e com a comunidade escolar.

Quais os objetivos da formação continuada?

É inegável que as demandas da escola se transformam continuamente. Para que os educadores tenham condições pedagógicas de acompanhar o ritmo de aprendizagem dos alunos e todas as mudanças, a formação continuada  tem papel fundamental .

Através da formação continuada, o processo de desenvolvimento e aprendizagem do professor está sempre presente, refletindo no cotidiano da sala de aula. Dessa maneira, ele tem a oportunidade de potencializar, refletir e repensar sobre as suas práticas pedagógicas, além de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Um outro objetivo importante da formação continuada é, a partir das construções de conhecimento feitas, direcionar e trazer para a realidade os conhecimentos construídos no dia a dia da escola. 

O professor atualizado e em busca constante de novas práticas pedagógicas se torna um facilitador e um sujeito mais capaz de resolver os conflitos que possam surgir durante o ano letivo, auxiliando melhor colegas, pais, alunos e demais agentes escolares.

Benefícios da formação continuada

No momento em que o professor busca o seu aprimoramento, ele já coloca em pauta o exercício de novas práticas pedagógicas e, com isso, gera um novo e positivo sentido ao espaço escolar. 

O educador que procura evoluir e aprender por meio da formação continuada, beneficia a si e, certamente, reflete esses benefícios no aprendizado dos alunos, gerando por exemplo:

Maior engajamento 

Ao apresentar práticas diferentes e fugir da rotina, trazendo significação na proposta de ensino, os professores passam a ter alunos mais engajados em sala de aula. Afinal, o objetivo da formação continuada é trazer, também, ideias práticas para a  sala de aula que façam sentido e envolvam os alunos.

Aulas mais didáticas e dinâmicas

Na troca de ideias e nos conteúdos da formação continuada, é de praxe surgir sugestões interessantes para incrementar os planejamentos. 

A reflexão sobre as práticas pedagógicas é um ponto fortemente defendido por estudiosos, pois a postura reflexiva do professor colabora para que as aulas sejam mais didáticas e dinâmicas, no sentido de pensar para quem, o que e como fazer.

Construção de novas estratégias

A partir da formação continuada do docente, há espaço para abertura de outras possibilidades, como a construção de novas estratégias. 

Dessa maneira, o momento de aprendizagem em grupo pode apresentar novos caminhos pedagógicos, através de uma troca coletiva ou por intermédio de planos de aula elaborados, individualmente, após a formação.

Percepção apurada sobre as dificuldades de aprendizagem

Com mais ferramentas e recursos, o professor fica apto a auxiliar melhor seus alunos em momentos de crise. 

A formação continuada é um instrumento poderoso para agregar conhecimentos nesse aspecto também, pois nem sempre todas as particularidades da aprendizagem que os estudantes possam apresentar são estudadas nos cursos de graduação, visto que novos entendimentos  e dúvidas sobre o assunto surgem continuamente.

Por que implementar a formação continuada na escola?

O professor que participa de formação continuada se sente mais apto a resolver as dúvidas de seus alunos.

Foi a partir da lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que a formação continuada virou obrigatória nas escolas. Com o direito assim estabelecido, a lei valoriza e orienta a formação continuada do docente nas instituições de ensino brasileiras, para que os professores construam conhecimentos  mais inerentes à sua graduação e que agregam no trabalho cotidiano nas escolas.

Além dos benefícios para escola, professores, currículos e alunos, a formação continuada está dentro das diretrizes escolares, por meio da BNCC, LDB, DCNS, por intermédio dos seguintes apontamentos:

DCN

Art. 9º A escola de qualidade social adota o estudante e a aprendizagem como centralidade, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos: 

  • VIII – valorização dos profissionais da educação, com programa de formação continuada, critérios de acesso, permanência, remuneração compatível com a jornada de trabalho definida no projeto político-pedagógico.

Perceba que o artigo especifica que o estudante é o centro da aprendizagem, porém no próximo parágrafo vamos analisar a relação estabelecida com a formação continuada do educador.

LDB

Art. 62.  A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.  ( Lei nº 13.415, de 2017).

  • 1º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.  ( Lei nº 12.056, de 2009).

Além do DCN e da LDB é possível encontrar embasamento sobre a formação continuada no PNE.

Qual o papel da escola na formação continuada do professor?

A formação continuada não termina nunca, pois o docente precisa estar atento e informado sobre as novas práticas pedagógicas que surgem com as transformações sociais. Um exemplo prático é a implementação do uso das mídias digitais em sala de aula.

O papel que compete ao educador é participar com afinco dos momentos de construção de conhecimento, como um sujeito ativo e ciente da importância de estar, continuamente, ofertando um ensino melhor aos alunos.

Mesmo sendo uma obrigação da escola e secretarias de educação oferecer a formação continuada, o docente pode e deve buscar por si próprio agregar novos saberes à sua competência como profissional.

O objetivo é evoluir, buscar sugestões de práticas, ideias novas, teorias interessantes, estratégias, e contribuir com a própria experiência, uma vez que a meta é colocar dentro do planejamento e incorporar os conhecimentos adquiridos no cotidiano da sala de aula.

Formação continuada SAS

O SAS Educação oferece acompanhamento pedagógico completo às escolas parceiras, assegurando eficiência na utilização dos produtos e serviços, bem como nos diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento das instituições de ensino.

Dentro desse contexto, a formação continuada é um dos eixos do acompanhamento pedagógico do SAS.

Como funciona?

A formação continuada é fundamental para ampliar e manter a qualidade do ensino ofertado nas escolas

Por isso, os cursos do FOCOS, programa do SAS voltado à formação contínua dos professores das nossas escolas parceiras, poderão trabalhar nas dores específicas do profissional, por  meio de ferramentas atualizadas, como vídeoaulas, e-books, assessoria pedagógica, seminários e congressos ao longo do ano, para aprofundar mais ainda a construção de novos saberes. Fique por dentro!

Gostou de saber mais sobre formação continuada, suas leis e importância? Clique na imagem abaixo e fale com um de nossos consultores!