Atualizado em 29 de junho | 2021 por SAS

O projeto político-pedagógico (PPP) é de enorme relevância para uma gestão pedagógica eficiente, bem como para um bom desempenho dos estudantes. Ele determina a identidade da escola e por quais diretrizes ela pretende direcionar o seu ensino.

O PPP apresenta algumas particularidades para que o documento seja redigido de forma assertiva. Vejamos a seguir o que é o projeto político-pedagógico de fato e como construí-lo para atingir seus propósitos.

Boa leitura!

O que é o projeto político-pedagógico?

Conhecer o PPP escolar é fundamental para o sucesso dos estudantes.

O PPP é o principal documento norteador dos valores, princípios, metodologia de ensino e planejamento de uma escola.

O projeto político-pedagógico é um documento utilizado para conduzir a escola rumo a metas de melhoria na qualidade do ensino, direcionando professores, gestores, funcionários, famílias e alunos para assim trabalharem em conjunto para atingi-las.

Ele deve ser flexível e democrático por ser passível de imprevistos que possam impacta-lo com o passar do tempo.

O documento é apontado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996. Nos artigos 12, 13 e 14, orienta que a escola deve determinar a execução da sua proposta pedagógica, porém, deve haver o exercício democrático com a participação de conselhos e profissionais da educação, sendo obrigatório para as escolas públicas e de elevada relevância também para as escolas privadas.

Mesmo assim, alguns gestores ainda não se conscientizaram da importância do projeto político-pedagógico. Compreender a fundo o que é o PPP e o quanto ele pode enriquecer de forma pedagógica a escola, é essencial para elaborá-lo e torná-lo uma ferramenta poderosa para o reconhecimento e crescimento da instituição de ensino.

Um projeto político-pedagógico bem elaborado e colocado em ação direciona a escola e é uma certeza a mais da concretização de metas e objetivos!

Conceitos do projeto político-pedagógico

Dentro desse documento, a instituição de ensino revela o seu compromisso com o ensino ofertado. Cada palavra do documento refere-se a um conceito fundamental para sua elaboração. Confira abaixo:

Projeto

É denominado projeto pois apresenta sugestões reais para execução em um período determinado, definindo os limites destas ações.

Político

O PPP escolar possui caráter político por estar presente em um local de cidadania, em que prioriza-se uma formação crítica, tendo como meta uma atuação social responsável dos sujeitos. Serve como uma delimitação sobre qual caminho a instituição de ensino deseja trilhar.

Pedagógico

Determina a organização de todas as atividades relacionadas a aprendizagem. Delibera as tarefas, os planos e a execução prática do ensino em si dentro do ambiente escolar.

O projeto político-pedagógico é uma ferramenta documental para detalhar objetivos, diretrizes e também as ações executadas dentro do processo educativo a ser efetivado na instituição, sendo expresso como uma determinação social e legal dentro das expectativas geradas por toda a comunidade escolar.

Por que optar pelo projeto político-pedagógico na sua instituição?

O PPP escolar é de extrema importância para uma boa gestão na escola.

Certamente é bem mais fácil planejar um ano letivo por intermédio do projeto político-pedagógico. É relevante revisitar as ofertas curriculares que ali constam e verificar os avanços positivos que foram conquistados.

A escola que utiliza o PPP assume seu papel junto à sociedade, reforçando um trabalho colaborativo da comunidade escolar e demonstrando  organização.

O projeto político-pedagógico é um instrumento que valoriza a identidade do ensino, guiando a busca da excelência nos serviços prestados.

Como elaborar o projeto político-pedagógico?

A elaboração do projeto político-pedagógico requer alguns passos para que ele fique de acordo com as exigências. As premissas são:

Identificação da escola

Os dados da escola devem constar logo no início da apresentação. Nome, endereço, CNPJ, e o nome do(a) coordenador(a) pedagógico atuante naquela gestão. Serve como identificação opcional colocar o nome dos indivíduos que tiveram participação na elaboração do projeto político-pedagógico, sugestão dada inclusive como meio de valorizar a participação de todos.

Missão

A descrição da missão da instituição de ensino é o próximo passo fundamental para a criação do documento. Neste item deve constar os valores, princípios e as crenças da escola, lembrando que o projeto político-pedagógico não é estático e precisa ser revisto periodicamente. Logo, tais informações devem ser alteradas ao longo do tempo.

Contexto

A missão do projeto político-pedagógico deve estar alinhada com o contexto escolar. Observar e analisar a realidade de onde a escola está situada e qual o público que atende, é fundamental para direcionar as ações que serão concretizadas através dos objetivos e metas do projeto político-pedagógico.

Os dados das famílias podem ser coletados no momento da matrícula, rematrícula ou reuniões. As informações sobre quem são esses alunos e suas famílias indicam o contexto a ser abordado. Criar um bom relacionamento com todos auxilia na construção de vínculos para que assumam o compromisso de participação no cotidiano da vida escolar dos filhos.

Dados do aprendizado

Os dados de aprendizado são alvos de grande interesse dos responsáveis, pois, dentro desta seção constam os dados da média de aprovação por séries, por exemplo.

Dentro desses dados deve constar o número de alunos matriculados, os índices de reprovação, notas e avaliações com suas respectivas médias. Com tais informações contempladas, aumenta a transparência e a confiabilidade na instituição de ensino.

Recursos

Os recursos apresentados no projeto político-pedagógico contemplam não apenas o setor financeiro como também tudo que for relacionado com a tecnologia, com as instalações físicas e com os recursos humanos.

Um relato minucioso da estrutura física, da equipe de funcionários e de todos os equipamentos tecnológicos deve estar presente no item de recursos do documento.

Diretrizes pedagógicas

A próxima etapa do projeto político-pedagógico condiz com as diretrizes pedagógicas que determinam o direcionamento da metodologia e dos conteúdos a serem ministrados aos alunos. A presença dos docentes na elaboração do documento é fundamental.

Para compor esta etapa, é importante que todos estejam atentos às regulamentações da nova BNCC para que as diretrizes se alinhem com as propostas mencionadas na nova base curricular.

Planos de ação

O projeto político-pedagógico é um documento para ser colocado em ação. As metas e objetivos estipulados na formação do PPP devem ser desenvolvidos e inspecionados pelos setores responsáveis.

Possíveis erros cometidos no projeto político-pedagógico

Para que o PPP escolar seja realizado de forma eficiente é essencial reconhecer onde pode haver riscos de erro para que eles não aconteçam.

Durante a elaboração do projeto político-pedagógico é possível que alguns erros possam ser cometidos, então, fique atento!

1- Não ser colaborativo 

Uma das premissas do que o PPP se trata, justamente, da elaboração conjunta do mesmo, de forma democrática, com a participação da comunidade escolar para que todos firmem os compromissos ali estabelecidos.

2- Não revisar o documento para atualizá-lo

Outra situação que pode gerar problemas é não revisitar o projeto político-pedagógico para atualizá-lo. Mudanças e novos objetivos acontecem a cada ano, portanto, o documento deve ser revisto periodicamente, sempre com a participação de todos os envolvidos.

3- Não ouvir todas as partes responsáveis pelo PPP

As discussões sobre a elaboração e a atualização do projeto político-pedagógico devem ser pautadas pela escuta e tratadas com respeito.

Conflito de ideias vão existir, portanto, os gestores devem estar atentos para lidar com esses debates sempre de forma democrática e cuidadosa. Um dos pilares da construção do PPP se refere a troca de ideias para construir o documento de maneira coletiva.

Além disso, o projeto político-pedagógico deve estar sempre disponível para consultas e visível para todos

Gostou do nosso artigo? Então não perca tempo e entre em contato com os consultores SAS pelo banner abaixo. Somos o parceiro ideal para sua instituição atingir a excelência em ensino!