Atualizado em 11 de março | 2021 por
A pandemia do Coronavírus acelerou a inserção da tecnologia com mais força no dia a dia escolar. Por conta do cenário restritivo imposto por esse contexto, houve grande procura das escolas pelo ensino híbrido em todos os segmentos, inclusive, na Educação Infantil. Com as crianças estando mais em casa, o acesso à tecnologia se tornou uma alternativa para dar continuidade à educação e não prejudicar o aprendizado dos pequenos.
Mas, afinal, o que é o ensino híbrido? Trata-se de uma modalidade de ensino que combina práticas presenciais e remotas, por meio do uso de ferramentas digitais. Um dos benefícios do ensino híbrido na Educação Infantil, por exemplo, é envolver mais a família nas tarefas da escola, além de ir desenvolvendo desde já a autonomia do aluno.
Algumas ações de metodologias ativas contribuem para aplicação dessa estratégia de ensino de forma adequada e planejada na Educação Infantil, como a sala de aula invertida, rotação por laboratório, rotação por estação e rotação individual. Siga essa leitura para saber como elas podem ser executadas com as crianças e os benefícios do ensino híbrido na Educação Infantil.
Ensino híbrido na Educação Infantil: benefícios
As turmas de Educação Infantil necessitam de uma atenção especial para implementação do ensino híbrido, pois as tecnologias utilizadas requerem maior supervisão e orientação por parte dos educadores. Por outro lado, a dedicação gera benefícios e atende, também, às diretrizes e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a inserção ao uso dos recursos tecnológicos na rotina escolar, além do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a proatividade, a autonomia, a cooperação e a comunicação.
Veja, a seguir, os demais atores favorecidos por esta iniciativa.
Benefícios para a escola
A implementação do ensino híbrido na Educação Infantil melhora o relacionamento das escolas comas famílias. As pessoas mais próximas à criança acabam se envolvendo mais nas atividades on-line, pois os pequenos precisam de maior auxílio e acompanhamento para execução das tarefas.
Juntamente com a presença rotineira dos responsáveis, o ensino híbrido na Educação Infantil pode ser usado como uma estratégia positiva de marketing, pois requer uma modernização da metodologia adotada pela instituição. Um ensino atento às transformações educacionais na sociedade garante mais visibilidade e engajamento dos alunos, o que reflete diretamente na imagem da escola.
Benefícios para o professor
O professor também se beneficia com o ensino híbrido na Educação Infantil. Além de oferecer aulas mais modernas e alinhadas com as demandas atuais, o professor pode otimizar seu tempo, inclusive de planejamento, pois há muitas sugestões de atividades nas próprias plataformas que podem ser utilizadas e adaptadas à sua realidade escolar.
Mesmo os alunos pequenos gostam de ferramentas modernas e ampliam o engajamento frente às propostas pedagógicas. Alunos engajados, professores motivados.
Contudo, alguns educadores ainda precisam se familiarizar com tantas opções diferentes de implementação do hibridismo. Após comprovarem por si sós os benefícios que essa metodologia de ensino gera, certamente, os próprios docentes irão afirmar que o ensino híbrido na Educação Infantil só veio para agregar no ensino e na aprendizagem.
Benefícios para os alunos
O ensino híbrido na Educação Infantil traz a possibilidade de oferecer aulas mais personalizadas, promovendo, assim, o desenvolvimento de diferentes habilidades. Através do uso de ferramentas tecnológicas, os alunos têm ao seu dispor recursos mais próximos dos seus interesses de aprendizagem.
Ao mesmo tempo em que o ensino híbrido na Educação Infantil trabalha a autonomia, a responsabilidade e a disciplina, os alunos são familiarizados, desde cedo, ao sistema de ensino da escola. Mesmo as crianças menores são atraídas para a realização das atividades com ferramentas híbridas, pois fazem parte do seu dia a dia.
É importante ressaltar, por fim, que os alunos se beneficiam do ensino híbrido na Educação Infantil, pois ampliam o aproveitamento da aula, preparam-se melhor para o futuro e acessam mais ferramentas para a construção de conhecimento.
Certamente, esta forma de aprender veio para ficar e deve permanecer no sistema educacional brasileiro em contextos variados, de acordo com as diretrizes de cada local.
Como implementar?
Alguns pontos são importantes para a implementação do ensino híbrido na Educação Infantil. Em primeiro lugar, é importante realizar um planejamento prévio, em que é feito o levantamento de possíveis custos, além das possibilidades que os espaços físicos da escola oferecem para este fim.
As mudanças podem ocorrer aos poucos, até porque, há necessidade de adaptação por parte de todos, além de investimentos financeiros que podem estar envolvidos nesse processo e demandam grande atenção.
Outro fator muito importante é oferecer formação continuada aos professores, não somente no início, mas ao longo de todo o ano. Obviamente, eles necessitarão de apoio da instituição até estarem seguros com as novas metodologias de ensino. As formações devem promover momentos de reflexão e troca de ideias entre educadores e demais funcionários, além de buscar a melhoria contínua das iniciativas.
Para apoiá-lo em suas reflexões, apresentamos a seguir algumas ferramentas e exemplos que podem ser aplicados com os alunos da Educação Infantil:
Sala de aula invertida e suas possibilidades
A sala de aula invertida tem como conceito básico estudar algum assunto previamente em casa (seja com o apoio de livros e revistas em formato físico ou on-line) para, posteriormente, complementar o estudo na sala de aula, junto do professor e da turma.
Um exemplo seria: o professor orienta os alunos que realizem uma pesquisa em casa sobre o seu animal favorito e, em sala, eles discutem a cor, a forma e as vogais que compõem o nome de alguns destes animais.
Outro exemplo seria a sugestão de coletar fotos dos avós, descobrir de onde eles vieram e, em sala, construírem uma pequena árvore genealógica de suas famílias.
Rotação de laboratório
Na rotação de laboratório, a turma é dividida em dois grupos, e cada grupo realiza uma modalidade diferente de aprendizagem.
O professor coloca metade da turma nos computadores para conhecer um jogo educativo e outra parte assistindo um desenho animado. O tema de ambas as atividades é a poluição das águas, por exemplo, e, em seguida, os grupos trocam as tarefas.
Outra sugestão é orientar que os alunos observem com a família quais insetos identificam em casa (pode ser no caminho para a escola, na casa dos avós, etc), e anotem no caderno.
Durante a aula, o professor leva um grupo ao pátio para tirar fotos de insetos com os tablets, enquanto os demais assistem um vídeo que explica como e onde as formigas vivem. Ao final todos conversam sobre quais animais foram vistos, o formato deles, a cor, etc.
Rotação por estações
Dentro do ensino híbrido na Educação Infantil, trabalhar a rotação por estações é uma atividade muito interessante, uma vez que trabalha a cooperação e socialização dos pequenos, elementos fundamentais em momentos de distanciamento social. Além disso, as atividades podem ser feitas na própria sala de aula.
A turma é dividida em grupos, e cada grupo realiza uma atividade diferente, mas que envolve a mesma temática. O indicado é que ao menos um grupo se envolva com alguma tecnologia.
Um exemplo é montar centros de interesse dentro da sala com foco em atividades sobre a água. Um grupo de alunos realiza um trabalho com massinha de modelar, outro grupo faz colagens com recortes de revistas, etc.
Além disso, também temos as atividades envolvendo as estações do ano, com diferentes grupos representando uma estação e desenvolvendo tarefas sobre ela.
Ao final, o professor pede que cada um pense e discuta com sua família quais atividades eles realizam em cada estação e como eles se sentem em relação a essas atividades. Podem ser coisas como viagens à praia ou à serra, se comem alguma fruta do quintal que só amadurece em determinada época, entre outras.
Rotação individual
Conforme o próprio nome já sugere, neste modelo o aluno individualmente programa seu roteiro ou é conduzido pelo professor, o que habitualmente acontece na Educação Infantil. Os estudantes se deslocam pelas estações e realizam a atividade que mais lhe desperta o interesse, podendo vivenciar várias maneiras de aprendizado.
Entre as atividades deste formato estão dispor na sala materiais variados, como: livros e revistas em uma mesa, outra mesa com computadores, outra com recursos manuais artísticos, etc.
Cuidados necessários
Dentro da proposta do hibridismo, o on-line e o off-line se complementam. Cabe à escola e ao educador buscar atividades que façam sentido para os alunos, dentro da realidade e dos anseios de aprendizagem daquela comunidade.
A escola também precisa estar atenta quanto aos cuidados necessários sobre o uso da tecnologia no ensino (como o aplicativo e a plataforma digital da escola), lembrando que a cultura digital e seu uso adequado fazem parte das premissas da BNCC.
As redes sociais da escola devem, também, estar devidamente alimentadas com a mudança do ensino tradicional para o híbrido, e devem explicitar todo o lado positivo que a adoção de tais metodologias exerce na educação dos alunos. Além disso, é importante que a coordenação e o corpo docente estejam à disposição para tirar dúvidas e apresentar os benefícios dessas mudanças para os pais.
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