Atualizado em 24 de junho | 2024 por SAS

A inserção da tecnologia, mudanças profissionais e a importância de diversas competências influenciaram a BNCC para enfrentar desafios futuros.

Desta forma, as competências da BNCC regulamentam as diretrizes em toda a Educação Básica no Brasil. A proposta é de um ensino mais justo, investindo no desenvolvimento intelectual, social, físico, emocional e cultural do aluno,  por meio de normativas, tais como: 

  • Conhecimento;
  • Argumentação;
  • Trabalho e projeto de vida;
  • Repertório cultural.

Contudo, sabe-se que a relevância da BNCC é formar um aluno mais atuante na sociedade, beneficiando também as escolas por meio da elaboração de um currículo mais atual, elevando o  padrão de ensino. 

O professor, por sua vez, precisa se familiarizar com o documento e compreender a BNCC em sua totalidade, podendo necessitar de orientação e apoio por parte da equipe pedagógica da instituição.

Panorama-Enem

O que é a BNCC? 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento elaborado pelo MEC, visando normatizar as redes de ensino, sejam elas públicas ou privadas, iniciando na Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Temas contemporâneos, transversais e integradores compõem as competências da BNCC, no intuito de oferecer mais igualdade no sistema de ensino aplicado no Brasil, proporcionando uma formatação social mais democrática e inclusiva. O foco da proposta é promover a aprendizagem de todos os estudantes.

A ideia de articular uma base nacional comum curricular vem sendo fomentada desde 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Art. 26., onde consta que: “Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.” 

Somente em 2015, entretanto, o primeiro documento oficial foi elaborado e, após alguns ajustes, homologado em 2017 para, em 2020, tornar-se realidade dentro das escolas brasileiras, existindo um prazo para a adequação completa das escolas.

Os pilares da BNCC dentro dos materiais didáticos

Assim, um dos pilares da BNCC é o  de ofertar condições educacionais de maior qualidade, gerindo coerência entre avaliações, currículo, materiais didáticos e a formação dos professores, que é fundamental para o bom andamento da implementação na prática.

Os materiais didáticos sofreram modificações para se adequarem ao direcionamento indicado. Livros didáticos precisaram ser repensados com o propósito de engajar o pensamento crítico e agregar tecnologia ao planejamento das aulas,  colocando o aluno como protagonista na construção do seu aprendizado. 

Além disso, é fundamental que os materiais didáticos sejam alinhados com as competências da BNCC e que contextualizem assuntos atuais.

Por isso, dentro do documento da BNCC, com o intuito de gerar ampla integração, os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) aparecem para explanar como os diferentes componentes curriculares se interligam, reforçando, mais uma vez, a relevância da aprendizagem e combinando valores éticos, cidadania, sustentabilidade, entre outros aspectos. 

Segue abaixo as seis macro áreas temáticas que compõem os TCTs.

fonte: Temas contemporâneos transversais na bncc

Algumas propostas de trabalho poderão sofrer alterações dentro dos currículos escolares, com abordagem transdisciplinar, intradisciplinar ou interdisciplinar, guiando, assim, as práticas pedagógicas dentro das escolas.

Até quando as escolas têm que implementar as competências da BNCC?

Por isso, como falado acima, é de grande importância que as instituições estejam cientes de que existe um prazo para a total adequação das normas da BNCC, pois, nem toda a escola, de fato, está 100% adequada.

Dessa forma, a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 22 de dezembro de 2017, estabeleceu que as adequações deveriam ser feitas ao longo de 2018 para que, já em 2019, elas cheguem às salas de aula. De acordo com o CNE,  o prazo máximo para a implementação foi no início do ano letivo de 2020.

A fiscalização desta tarefa cabe aos órgãos normativos de cada sistema de ensino.

O que são as competências da BNCC?

Segundo o MEC, as competências da BNCC são uma mobilização de conhecimentos, habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Dessa forma, foram estabelecidas 10 competências da BNCC, que corroboram para que a educação obtenha uma linha padrão em todos as séries e áreas de conhecimento. Cada componente curricular e área tem suas competências específicas, para depois tornarem-se disciplinas junto com os objetos de conhecimento e as habilidades pretendidas. 

Como as competências da BNCC influenciam as tomadas de decisão do estudante para a vida?

A partir das competências da BNCC, os estudantes constroem consciência à respeito do impacto de suas decisões, seja na vida pessoal ou na sociedade, pois ele aprende a vivenciar e identificar valores importantes para si e para o coletivo.

Sendo assim, ele se responsabiliza por suas ações, planejando e decidindo individual e coletivamente qual o melhor caminho a ser tomado, sempre pensando nas consequências gerais.

Além disso, eles aprendem a refletir sobre situações concretas em que gatilhos emocionais, frustrações e ações impactam no contexto, procurando e analisando formas de aprimoramento.

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Competências da BNCC: entenda cada uma delas!

Gestores, professores e pais devem analisar as competências da BNCC para alcançar os melhores resultados.

Cada título das competências da BNCC fornece pistas do que se espera do trabalho da escola e dos valores, conhecimentos, habilidade e atitudes procuradas.

Por isso, entenda as 10 competências da BNCC

Conhecimento

A competência conhecimento está relacionada à aquisição de saberes de forma generalizada, seja de cunho digital, social, cultural, científico ou histórico. Sua compreensão abrange visão global, despertando a colaboração nos estudantes para que possam operar de forma atuante na sociedade.

Os conhecimentos podem ser contextualizados ao aplicá-lo com projetos e trabalhos de pesquisa.

Pensamento científico, crítico e criativo

O estímulo para que o aluno desenvolva o senso crítico, despertando a criatividade, a curiosidade e a autonomia – esses são os pilares desta competência da BNCC. 

A investigação e a interpretação, bem como o impulsionamento para testar hipóteses, levam o aluno  à construção do  pensamento científico, crítico e criativo.

Repertório cultural

Relaciona-se com a identidade do indivíduo e a compreensão da cultura em que se insere, valorizando aspectos artísticos e culturais próprios e dos outros povos.

Comunicação 

Na competência comunicação, se privilegia a utilização de diferentes linguagens para ampliar o entendimento de mundo, iniciando pelo local onde o aluno se insere . Aqui, abordamos igualmente as linguagens tecnológicas e a realidade do cotidiano.

Cultura digital 

A cultura digital problematiza o uso de tecnologias, abordando questões éticas e permitindo que o estudante aprofunde e utilize seus conhecimentos de maneira coerente.

Essa competência contempla múltiplas disciplinas, tanto exatas, quanto humanas.

Trabalho e projeto de vida 

O foco nesta competência é um planejamento de carreira e de vida, auxiliando o estudante a tomar suas decisões de presente e futuro com responsabilidade. Além de fazê-los compreender o mundo do trabalho e, a partir disso, fazer escolhas envolvendo cidadania, autonomia e liberdade.

Argumentação 

Assim, nesta competência, o estudante deve desenvolver ideias e opiniões sólidas com embasamentos, fomentando assuntos relevantes sobre consciência ambiental e ética. Baseado nestes aspectos, o estudante aprende a defender seus pontos de vista, sempre com respeito à opinião do próximo.

Autoconhecimento e autocuidado

Dessa forma, o foco do autoconhecimento e do autocuidado é despertar o indivíduo para um conhecimento interior, nos quais os aprendizados: emocional, de ordem física e mental, são prioritários.

Além disso, despertar conhecimentos, habilidades e atitudes com confiança e coragem, analisando estratégias para vencer desafios e mantendo-se tranquilo e otimista diante das dificuldades.

Empatia e cooperação 

A empatia e a cooperação são essenciais para afirmar uma cultura de não-violência e respeito, promovendo respeito pelas crenças, diversidade, colaboração e solução de problemas.

Responsabilidade e cidadania 

Esta competência visa formar cidadãos conscientes, solidários, éticos, responsáveis e sustentáveis.

Como as competências da BNCC funcionam no dia a dia?

Na prática, podemos observar a intenção de promover uma sociedade mais justa e uma educação de qualidade, enfatizando valores importantes para os estudantes, incluindo o desenvolvimento de habilidades práticas e emocionais.

Assim, pensar e planejar atividades alinhadas ao currículo escolar, levando em consideração o texto do documento, é efetivar em sua praticidade as competências da BNCC e toda sua significação social.

O professor adota uma postura reflexiva para colocar o estudante como protagonista do seu ensino, eliminando o indivíduo passivo e transformando-o em agente. Por isso, os docentes precisam dominar as ferramentas tecnológicas exploradas diariamente na escola para usá-las de maneira segura e excelente.

Desse modo, aos gestores, cabe acompanhar este processo e investir na formação docente para amparar os professores neste momento transitório. A responsabilidade de atingir os resultados da normativa é coletiva, envolvendo toda a equipe e a adequação tecnológica da escola para apoiar a cultura digital.

Exemplos de atividades alinhadas às competências da BNCC para aplicação em sala de aula

Portanto, o MEC desenvolveu um roteiro para atividades, visando apoiar a organização nas discussões sobre BNCC em escolas. Esse material indica atividades para professores, coordenadores pedagógicos e diretores.

Além disso, outro exemplo que podemos citar, à respeito da cultura digital, é que é possível implementá-la  por meio de ferramentas como o Eureka, do SAS. Uma plataforma gamificada e adaptativa, que dialoga bem com essa competência ao estimular nos jovens o interesse pelo mundo da matemática, língua portuguesa, ciências, química, biologia e física por meio de jogos. 

Sendo assim, segundo o diretor de ensino e inovações educacionais do SAS, a ferramenta alcançou:

  • Um nível de engajamento de 86% por parte dos alunos;
  • Em avaliações externas, os alunos obtiveram  resultados 20% melhores que os demais.

O SAS Educação possui um portal onde disponibiliza uma série de informações sobre o tema da BNCC. Nossos materiais são 100% adaptados à base. Quer saber mais? Fale com um dos nossos consultores educacionais!