Atualizado em 22 de fevereiro | 2021 por SAS

Após o difícil período de pandemia e da paralisação do ensino presencial, a retomada para as salas de aulas ou a manutenção do Ensino Híbrido tornam-se momentos delicados e que exigem cuidados extras com as metodologias e com os conteúdos a serem aplicados para cada turma. Assim, os mapas de foco BNCC devem ser usados justamente como guia para gestores e educadores na elaboração dos planos de aula.

Os mapas de foco da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são divididos por áreas de conhecimento, a fim de especificar com clareza a abordagem correta de cada uma das disciplinas e assuntos propostos para os alunos do Ensino Básico. 

Ao longo deste texto, você poderá entender melhor o que é este material disponibilizado gratuitamente pela BNCC e como usá-lo para otimizar o seu plano de aulas. Confira!

O que são os mapas de foco BNCC?

Os mapas de foco BNCC são um conjunto de documentos que orientam os professores a respeito dos conteúdos e habilidades principais a serem desenvolvidas em cada uma das áreas do conhecimento — sendo elas as Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa — durante o Ensino Fundamental.

Além disso, com os mapas de foco também é possível avaliar e nivelar o aprendizado da turma de maneira mais eficiente, uma vez que o guia identifica quais são os conhecimentos e habilidades desejáveis para cada ano do Ensino Básico, classificadas como Áreas de Foco (AF) e Áreas Complementares (AC), de acordo com sua importância para a formação dos estudantes.

Os mapas de foco BNCC sugerem, ainda, projetos, atividades e trabalhos que podem ser desenvolvidos pelos educadores, levando em conta fatores como o avanço individual dos alunos, o desempenho da classe como um todo e o engajamento da comunidade escolar — considerando que a participação ativa de todos os membros da comunidade influencia de forma estruturante na formação social do estudante. 

Os professores devem estudar com dedicação os mapas de foco BNCC pois eles são documentos amplos, detalhados e, com certeza, muito úteis.

Os Mapas de Foco BNCC foram feitos especialmente para o contexto da pandemia?

Apesar de fundamental para o atual momento, caracterizado pela interrupção brusca das aulas presenciais – que chegou a deixar todo o processo educacional suspenso por semanas e fez com que instituições, educadores, pais e alunos tivessem de se adaptar ao ensino híbrido, ou mesmo remoto – os mapas de foco BNCC não foram desenvolvidos apenas para essa finalidade.

Na realidade, eles existem desde 2018 e têm o objetivo de auxiliar a criação de estratégias de ensino e avaliação em qualquer fase ou momento vivido pela sociedade. Contudo, tendo em vista um período de crise, como o vivido no último ano (2020), os mapas se revelaram extremamente eficazes para preencher as lacunas e déficits de aprendizado causados pelos impactos iniciais do ensino remoto e híbrido na Educação Infantil.

Funcionamento geral dos mapas de foco BNCC

A proposta dos mapas de foco BNCC é otimizar o trabalho dos educadores e tornar a rotina de aulas mais prática e produtiva. Portanto, todo o material é estruturado de modo que facilite a compreensão das divisões das habilidades a serem trabalhadas em sala a cada ano do Ensino Fundamental.

O material é completo e conta com uma organização simplificada e intuitiva para que os usuários possam acessar todas as seções do arquivo com facilidade e encontrar as informações necessárias para montar as estratégias de ensino. Na parte superior das páginas existe uma barra de ferramentas para que o leitor se localize rapidamente — incluindo a função especial “Como Navegar Pelo Documento”, ensinando passo a passo a forma de acessar cada tópico.

Exemplo do tópico “Como navegar pelo documento” dos mapas de foco BNCC.

Abaixo, veja algumas das principais características encontradas nos diferentes mapas de foco:

Mapas de foco BNCC – Ciências da Natureza

Dentro deste mapa é possível encontrar três unidades temáticas que devem ser trabalhadas por todo o Ensino Básico. Essas unidades consistem em Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo, abrangendo conceitos focais e complementares que são essenciais para a formação intelectual e social do aluno.

Mapas de foco BNCC – Ciências Humanas

O mapa de foco BNCC para as Ciências Humanas reúne conteúdos relativos à História, alfabetização geográfica e alfabetização cartográfica. O documento prevê que o desenvolvimento das atividades para essas competências pode ser pensado desde o início utilizando a tecnologia — especialmente se o plano de aulas aderir ao modelo híbrido de ensino.

Mapas de foco BNCC – Matemática

Para a Matemática, os mapas de foco BNCC contam com cinco unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. A introdução dessas habilidades deve promover a compreensão do sistema matemático básico, das noções de espaço e tamanho, além de ensinar os princípios do raciocínio lógico.

Mapas de foco BNCC – Língua Portuguesa

No mapa de foco para Língua Portuguesa, fora a AF e AC, que explicamos acima, existe também a expectativa de fluência (EF), uma classificação específica deste mapa, que engloba um conjunto de habilidades operadas simultaneamente para assegurar autonomia e a fluência do indivíduo para o desenvolvimento da língua. As competências trabalhadas dentro dessa área do conhecimento no Ensino Fundamental são leitura/escrita, produção textual e oralidade.

Os mapas de foco BNCC devem ser utilizados a fim de atingir o melhor resultado escolar possível, de maneira planejada e dedicada.

Como aproveitar os mapas de foco da melhor maneira? O SAS pode te ajudar!

Com toda essa gama de instruções, informações e conhecimentos disponibilizados às instituições de ensino, os mapas de foco BNCC podem ser usados para auxiliar no alinhamento curricular da escola, para a escolha de materiais de apoio e dos recursos pedagógicos aplicados dentro e fora da sala de aula, e para a avaliação e acompanhamento das etapas do aprendizado. 

Vale citar que os mapas de foco também servem para enfatizar áreas e temas que precisam ser priorizados por gestores e educadores na educação continuada, para que esses profissionais capacitados e especializados possam oferecer um ensino de qualidade, com metodologias avançadas e estratégias inovadoras.

E, quando aliados a uma solução inteligente e otimizada como a plataforma SAS, aproveitar todos esses benefícios dos mapas de foco se torna muito mais fácil. Afinal, os materiais de apoio, os conteúdos exclusivos e os diagnósticos e relatórios de desempenho são apenas alguns dos serviços desenvolvidos pelo SAS em concordância com os objetivos da BNCC, os quais são todos disponibilizados pela plataforma para as instituições parceiras e alunos matriculados.

Além disso, o uso de tecnologias gamificadas como o Eureka! colabora com uma significativa melhora no engajamento da turma e um aumento de até 21% no desempenho escolar. Assim, o recurso pode ser empregado tanto como meio avaliativo formal quanto como uma metodologia complementar para incentivar o interesse e motivação dos alunos para os estudos. 

Aproveite a oportunidade e clique no banner para falar com um consultor agora mesmo e descubra todas as vantagens de tornar-se uma escola parceira SAS.