Atualizado em 2 de julho | 2021 por
O ensino de História, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é pautado em promover a cidadania, trazendo inferências do passado, abordando o respeito pelas estruturas constituídas com o tempo, e pensando em como construir uma sociedade melhor agora e no futuro.
Com a Base, o formato das aulas se modifica quanto à formação do aluno, que assume papel mais questionador, crítico, autônomo, assim como de um cidadão atuante na comunidade.
Saiba mais sobre BNCC e História! Continue com a leitura e descubra como o tema deverá ser abordado na educação brasileira, em seus diferentes segmentos. Confira!
O que é a BNCC? Qual a relação BNCC e História?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surgiu a partir da necessidade de firmar um documento normativo, estabelecendo diretrizes de ensino para a rede educacional brasileira, através de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver.
Com o intuito de tornar a educação mais justa, oportunizando o desenvolvimento pleno de estudantes de escola pública e privada, a BNCC começou a ser desenhada a partir do Plano Nacional da Educação (PNE), previsto na Constituição Federal de 1988.
A primeira versão foi redigida em 2014, porém, após ajustes e demais etapas, foi finalmente homologada em dezembro de 2017.
Segundo o documento, há 10 competências que devem ser inseridas como base ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e cumpridas, obrigatoriamente, para que a educação no Brasil atinja níveis mais elevados de ensino, preparando melhor os alunos para a sociedade.
Os professores e gestores são beneficiados com esta transformação pois aplicarão, em suas escolas, temáticas e abordagens pedagógicas mais interessantes e que vão ao encontro das necessidades de aprendizagem dos alunos atuais.
Quais os objetivos do ensino de História com base nas diretrizes da BNCC?
A BNCC orienta que, no ensino de História, o professor estimule o aluno a compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos, assim como mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, ocorridas ao longo do tempo e em diferentes espaços.
Dessa forma, BNCC e História possuem um elo importante no ensino, pois a formação do aluno como um indivíduo crítico, ético, democrático e solidário, é constituída através das interferências dos estudos de História e os projetos interdisciplinares que possam surgir a partir disso.
O grande objetivo é que o aluno conheça o seu passado, valorize suas raízes, mas, também, saiba abordar, crítica e ativamente, os fatos do presente, fazendo conexões e questionamentos sobre eles.
Quais os benefícios de aliar a BNCC e História?
Entre os benefícios trazidos com a junção da BNCC e História, podemos citar:
- Alunos mais ativos
A relação entre fatos do passado e do presente auxiliam na constituição da aprendizagem e na contextualização da realidade. Solicitar que problematizam as leituras, questionando-os e os instigando para que criem suas próprias hipóteses é dar ferramentas para a formação de indivíduos mais autônomos e ativos.
- Potencializar o pensamento crítico
No momento em que o docente promove debates em sala de aula, buscando, por meio de questionamentos, o ponto de vista dos estudantes, o pensamento crítico começa a ser formatado. Problematizar os fatos históricos, fazer analogias com o presente, buscar olhares diversos sobre os temas, por exemplo, são formas de elaborar melhor a criticidade dos estudantes.
- Trazer fontes de informação variadas
A BNCC e a História não podem ser separadas de outro tema importante no documento, que é o preparo do aluno no ambiente digital. Dessa forma, procurar fontes de informação seguras e variadas também contribui neste aspecto, auxiliando o aluno a ter cautela com as informações que procura, se baseando, apenas, em fontes corretas e confiáveis.
Quais foram as mudanças no ensino de História
O ensino, unindo BNCC e História, se modifica, uma vez que, o docente precisa seguir o de livro didático e dar sentido aos conteúdos, e estes devem ser conectados com situações atuais e reais vivenciadas pelos alunos.
O aluno, com o novo formato da BNCC e História, passa a atuar como agente ativo no processo de aprendizagem, em que todos precisam aprender a pensar historicamente, traçando pensamentos paralelos entre os fatos do passado com os da realidade atual.
O ensino, todavia, passou de uma ordem cronológica e com conteúdos altamente pré-estipulados, para agregar o que as Leis 10.639/03 e 11.645/08 estabelecem para o ensino da cultura e história afro-brasileira, indígena e africana, oportunizando novos formatos curriculares.
É com mais realismo e coerência que a BNCC e o ensino de História caminham rumo a uma educação mais envolvente para o aluno, no qual o papel de ler e apenas responder questões, não lhe compete mais.
O professor deve, portanto, convidar o aluno para aulas com mais criticidade, cidadania, posicionamento, com mais análise, contextualização e interpretação do passado, mas fazendo comparações com a atualidade.
Papel do professor
O professor tem um papel muito importante em todas as matérias, e, nesse caso, não é diferente. Para isso, é necessário que ele traga a História para a realidade, tornando-a mais “palpável”, e tornando possível que o aluno enxergue as melhorias e mudanças para o presente e para o futuro.
BNCC e História apontam a necessidade de inferir um ensino realista e coerente. Dessa maneira, o docente é um mediador, um provocador, que estimula o aluno a fazer as conexões necessárias e se preparar para agir na sociedade como um sujeito ativo e consciente.
O professor pode promover projetos interdisciplinares, como: construir blogs, organizar debates, manifestações artísticas, de modo a colocar o ensino sobre diversos ângulos e apresentar formas variadas de aprendizagem.
Como ensinar História para diferentes públicos
Independente do segmento, as palavras “contextualização, interpretação, comparação, identificação e análise” devem acompanhar os planejamentos dos educadores no ensino da disciplina de História, de acordo com a BNCC.
Veja alguns pontos importantes na aprendizagem, em diferentes segmentos da Educação Básica:
Ensino Fundamental
É possível pontuar algumas mudanças e exigências da BNCC e História no Ensino Fundamental, por exemplo:
- Pensar sobre os diferentes povos e as diversidades;
- Adquirir noções dos direitos, deveres e de cidadania;
- Comparar, contextualizar e discutir sobre soluções de problemas;
- Problematizar sobre marginalização de culturas, meio urbano e rural;
- Compreender o tempo e o espaço, buscando a sua identidade enquanto sujeito;
- Constituir noção de construção, reconhecendo a si mesmo e ao outro, bem como o ambiente em que vive.
Ensino Médio
- Refletir sobre a História a partir das próprias vivências
- Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo;
- Relações étnico-raciais e ensino de História e cultura afro-brasileira;
- Desenvolver a capacidade dos estudantes de estabelecer diálogos entre si, grupos sociais e cidadãos de diversas nacionalidades, saberes e culturas distintas;
- Aprofundar os conhecimentos sobre os modos de organizar a sociedade e sobre as relações de produção, trabalho e de poder, sem deixar de lado o processo de transformação de cada indivíduo, da escola, da comunidade e do mundo;
- No Ensino Médio, os estudantes precisam desenvolver noções de tempo que ultrapassam a dimensão cronológica, ganhando diferentes dimensões, tanto simbólicas como abstratas, destacando as noções de tempo em diferentes sociedades.
Como o SAS pode ajudar
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Todo o material utilizado é devidamente adequado à BNCC e as plataformas virtuais tornam o dia a dia da sala de aula uma fonte de construção de conhecimento sem fronteiras.
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Comentários
Paulo Henrique Oliveira Alves
Excelente texto a respeito do ensino de história e o que a BNCC, mostra como aplicação nos estudos.
27 de março de 2024 | 23:44
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