Atualizado em 9 de dezembro | 2020 por SAS

Nova solução do SAS para escolas identifica as lacunas de aprendizado dos alunos e oferece plano de ação pedagógico personalizado.  

O ano de 2020 e a pandemia do novo coronavírus trouxeram desafios sem precedentes para as instituições da Educação Básica. Com a paralisação das aulas presenciais em todo Brasil e no mundo, e a realização do ensino remoto em regime emergencial, escolas e professores precisaram se adaptar rapidamente ao “novo normal”, adotando medidas que evitassem maiores danos à aprendizagem dos estudantes. Agora, com 2021 batendo na porta, chegou a hora de diagnosticar o que foi, de fato, aprendido ao longo desse ano, orientando o planejamento escolar para que as lacunas de aprendizado dos alunos identificadas sejam trabalhadas no próximo ano letivo. 

Nesse contexto, o SAS Plataforma de Educação desenvolveu o Aprendizagens Essenciais, solução pensada para as escolas que desejam identificar e recuperar as lacunas de aprendizado dos seus alunos, considerando suas necessidades individuais e em seus diferentes níveis. Com ferramentas digitais, avaliações diagnósticas, trilhas de replanejamento pedagógico distintas para cada faixa etária e acompanhamento de consultores pedagógicos especializados, as escolas contarão com recursos para mensurar os níveis de aprendizagem, desenvolvendo planos de ação de forma personalizada e assegurando aos estudantes a recuperação das habilidades essenciais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).    

“É de se esperar que a aprendizagem dos alunos tenha sido afetada pela pandemia, gerando perdas que precisam ser mapeadas e endereçadas. O Aprendizagens Essenciais vem, portanto, para auxiliar as escolas na identificação dessas lacunas de aprendizado e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que garantam um planejamento curricular assertivo e consistente”, afirma Ademar Celedônio, professor e diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.  

A solução oferece apoio completo à escola, que tem autonomia para realizar uma transição acolhedora, consciente e contextualizada à realidade dos alunos. Disponível para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, todo o processo proposto pelo Aprendizagens Essenciais é feito com o acompanhamento personalizado de um consultor pedagógico SAS, que tem o compromisso de auxiliar a escola e os professores na evolução das trilhas e na execução das atividades. 

Ano letivo em 2021 

Já prevendo as possíveis lacunas de aprendizado causadas pela pandemia, em outubro desse ano, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, com unanimidade, parecer que estende o ensino remoto até dezembro de 2021. Ainda no aguardo da homologação, a medida veio para regulamentar a lei que desobriga as escolas a cumprirem os 200 dias letivos. Além disso, a resolução não homologada garante que os conselhos estaduais e municipais de educação tenham autonomia para criar leis sobre as fusões dos anos letivos de 2020 e 2021, bem como sobre os processos avaliativos que podem ou não reprovar os alunos. 

“O próximo ano vai ser dois anos em um, o que vai exigir um grande planejamento por parte das escolas, para garantir que as aprendizagens sejam adquiridas pelos alunos. Nosso grande objetivo com o Aprendizagens Essenciais é, mesmo em um cenário de incertezas, ajudar as escolas a mapear os pontos de melhoria na aprendizagem dos estudantes, para resolvê-los. O que vale é fazer o possível para que eles não percam nenhuma habilidade, aprendendo no seu próprio ritmo e tendo em vista diferentes necessidades e pontos de partida, já que os impactos da pandemia na educação e no socioemocional dos alunos ainda serão sentidos por alguns anos”, completa Celedônio. 

Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre o Aprendizagens Essenciais SAS:

Se ficou curioso para entender melhor como funciona a ferramenta e como podemos ajudar sua escola na preparação para o próximo ano letivo, clique aqui e fale com um consultor SAS.