Atualizado em 6 de março | 2023 por SAS

Desde que a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, em meados de março de 2020, que as escolas e instituições da Educação Básica vem adaptando seus métodos de ensino e aprendizagem, com a utilização cada vez mais frequente de plataformas e recursos digitais. Quase sem nenhuma preparação do corpo docente, e com muitas escolas ainda engatinhando na digitalização da forma de ensinar e aprender, o principal desafio com a paralisação das atividades presenciais nas escolas de todo país foi assegurar as aprendizagens essenciais dos alunos durante o ensino remoto emergencial. E, agora, quase um ano depois, é fundamental realizar a avaliação diagnóstica dos alunos, para entender as eventuais lacunas de aprendizagem e os rumos do planejamento escolar para 2021. 

Afinal, muitas escolas de diversos estados do Brasil já começaram a retomar gradativamente suas atividades presenciais e, nesse sentido, nada mais importante do que colocar em prática os principais aprendizados adquiridos no ano anterior. 

Pensando em auxiliar as escolas nesta jornada de planejamento para 2021, o SAS Plataforma de Educação vai promover, na próxima quarta-feira, 27/01, às 17h, o evento “Aprendizagens Essenciais: por dentro da Avaliação Diagnóstica”, um momento especial e 100% digital para instituições do Ensino Básico aprofundarem seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica dos alunos e suas aprendizagens. 

Para o professor e diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS, Ademar Celedônio, é de se esperar que, ao retornarem a um contexto de normalidade nas escolas, os alunos apresentem níveis de aprendizagem, conhecimentos e habilidades, diferentes entre si. Isso porque, com o ensino a distância, nem todos tiveram o mesmo acesso a recursos digitais ou apresentaram a o mesmo ritmo de aprendizagem. 

“Órgãos, como o Conselho Nacional da Educação (CNE), recomendam fortemente a realização de uma avaliação para diagnosticar as lacunas de aprendizado causadas pela pandemia nos estudantes, a fim de definir planos de ação voltados a reduzir os danos e assegurar que as aprendizagens essenciais sejam adquiridas ao longo do ano letivo”, ressalta.  

Sobre o evento do SAS, Ademar reforça que o foco será a discussão dos impactos da pandemia no ensino e aprendizagem dos alunos, e como a plataforma de educação poderá ajudar a escola a encarar os novos desafios de 2021. “Queremos convidar todas as instituições do Ensino Básico a serem protagonistas em um ano de tantas mudanças no currículo escolar”, completa. 

Para acompanhar novidades e a programação do evento, basta ficar de olho nos canais oficiais do SAS. Inscrições gratuitas podem ser feitas neste link

Se a sua escola ainda não é uma escola SAS e se deseja conhecer melhor as nossas soluções, entre em contato com nosso time de consultores!