Atualizado em 3 de setembro | 2021 por SAS

Entre os diversos impactos da pandemia, um dos que têm sido amplamente discutidos é o papel da escola como um ambiente para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes, que vem pensando, principalmente, na aproximação da realidade do aluno e na formação integral. 

Esse movimento, que tem sido desenvolvido nos últimos 5 anos, ganhou força em 2020, principalmente, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo o país. Este documento, além de elencar 10 competências gerais para crianças e jovens estudantes, aborda a necessidade de olharmos para os alunos de forma integral. 

Mais do que nunca, aprendemos com a pandemia como é importante promover o acolhimento socioemocional dos nossos alunos e valorizarmos tais habilidades. Acompanhe e confira como promover as habilidades socioemocionais na prática em cada modalidade de ensino. 

Por que promover as habilidades socioemocionais na escola?

As habilidades socioemocionais são fundamentais para o desenvolvimento de um ambiente escolar saudável.

Os programas de habilidades socioemocionais, entre diversas ações, buscam: 

  • Promover o autoconhecimento e protagonismo do aluno; 
  • Desenvolver o senso crítico e atuação ética na sociedade; 
  • Incentivar a inserção social a partir da construção de valores; 
  • Criar relações consistentes de maneira responsável.  

No entanto, de 2020 para cá, com os desafios que diversas instituições de ensino vêm enfrentando, desde sua organização estrutural e mínima para dar continuidade às aulas, até aqueles relacionados ao acolhimento socioemocional da comunidade escolar, passamos a olhar o desenvolvimento dessa habilidade com foco na saúde mental. 

Isso é natural, afinal, a mudança brusca da forma como concebemos o espaço escolar gerou impactos emocionais que não podem ser negligenciados e que foram motivados, em especial, por alguns fatores, como: distanciamento, ruptura das relações humanas, incertezas e mudança no processo de ensino-aprendizagem. 

Como fazer o acolhimento socioemocional dos alunos?

Antes de mais nada, é importante considerar que a abordagem das habilidades socioemocionais no campo da escola deve promover a construção de valores de forma consistente, considerando que a inteligência emocional passa a ser desenvolvida quando o aluno se torna mais consciente de suas potencialidades e fragilidades. 

A partir disso, aqui vão algumas dicas para desenvolver as habilidades socioemocionais na prática em um contexto pós-pandemia, com cada segmento de ensino: 

Educação Infantil 

Na Educação Infantil as habilidades socioemocionais podem ser realizadas por meio de desenhos das emoções dos alunos.

Uma das maiores preocupações com o público infantil é o impacto no desenvolvimento humano e social. As habilidades socioemocionais estão vivas neste segmento e a interação entre pares é fundamental para conhecer a si mesmo e ao outro. 

Além disso, é um espaço para construção de afetividade e criação de vínculos. Portanto, é muito importante que professores possam promover atividades de integração da turma, que retomem o quão prazeroso é quando estão juntos e os conscientizem de que as mudanças na forma como nos relacionamos não diminui o cuidado com o outro. 

Se, hoje, a professora não pode abraçar, por exemplo, como podemos promover um abraço virtual? Reúna seus alunos e incentive-os a escrever um cartão para enviar aos colegas como forma de demonstração de carinho e criação de vínculos. 

Ensino Fundamental 

Neste segmento, o desafio está na construção de laços e promoção da autonomia do aluno. Os alunos do Ensino Fundamental, geralmente, estão se descobrindo e criando grupos de afinidades com colegas, além de desenvolver valores mais consistentes que requerem responsabilidade. 

Por isso, é importante que a escola promova ações de união e espírito de time, para que eles reconheçam como os laços consistentes são fundamentais para que sejam cada vez melhores consigo e com o próximo. Procure promover atividades de reconhecimento dos pares e valorização das boas práticas disseminadas na turma. 

Ensino Médio 

No caso dos alunos do Ensino Médio, as habilidades socioemocionais precisam considerar as ambições do Projeto de Vida de cada estudante.

Diferente dos outros dois segmentos, no Ensino Médio, o aluno passa a se questionar sobre seu Projeto de Vida e caminhos futuros, para além do cenário escolar. Especificamente na 3ª série, esse sentimento fica latente com a pressão frente ao vestibular e processos seletivos. 

Dessa forma, as atividades com foco em habilidades socioemocionais devem estar voltadas ao Projeto de Vida do estudante, considerando habilidades necessárias para que ele projete o futuro e saiba fazer o autogerenciamento das incertezas. 

Vale considerar que, por viverem uma trajetória escolar marcada pelo ensino presencial, acabam sentindo dificuldades de se organizar com a quantidade de tarefas e atividades on-line, por mais que sejam nativos digitais e familiarizados com ferramentas tecnológicas. 

Para ajudá-los, a escola pode promover atividades que deem voz a esses estudantes e relevância aos seus anseios, desenvolvendo ações de autoconhecimento, tomadas de decisões e inserção social, com olhar para objetivos pessoais e profissionais. 

Fortalecendo das habilidades socioemocionais na escola

No momento de colocar as habilidades socioemocionais em prática, a parceria entre família e escola é indispensável.

O mais importante é considerar que fortalecer o desenvolvimento de habilidades socioemocionais se torna essencial para preparar jovens estudantes para um futuro que ainda não conhecemos, mas que certamente vai requerer que eles saibam se conhecer para poder agir e gerar impacto na sociedade.  

Vale ressaltar que as vivências de cada um são elementos fundamentais para  promover o acolhimento socioemocional, assim como o envolvimento das  famílias, incentivando-as a participar da construção de repertório dos seus filhos, o que é fundamental. 

A aproximação escola e família é um caminho muito promissor para educar e construir uma jornada de (auto)conhecimento muito enriquecedora. 

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*Este texto é autoria de Giovana Alfredo – Especialista Educacional no SAS Plataforma de Educação