Atualizado em 30 de novembro | 2022 por SAS

O mercado de educação passou por significativas mudanças nos últimos anos, a pandemia, o avanço da tecnologia e o desafio socioeconômicas são alguns exemplos desse processo. Em meio a esse cenário, a adaptabilidade se tornou um grande requisito para todo processo educativo. 

Pensando nisso, preparamos um webinar para gestores de cursinhos Pré- vestibular para trazer dicas e estratégias sobre como impulsionar a captação de alunos. Para falar sobre o tema, trouxemos Caê Lavor, Diretor de Soluções Educacionais do SAS, e Natasha Sanchez, Gerente Executiva de Marketing do SAS. 

Veja os principais pontos do momento e confira algumas dicas que podem ser essenciais para ajudar a sua escola. Venha conosco nessa leitura!   

Quais os principais desafios que os cursinhos devem considerar atualmente? 

Um dos principais desafios a serem considerados pelo segmento, é a inflação e a redução do poder aquisitivo das famílias. Segundo um estudo realizado pelo Serasa Experian, o número de pessoas com dívidas bateu um novo recorde e em setembro de 2022 o país contava com 68,39% milhões de inadimplentes.   

Um dos principais desafios dos cursinhos é a inflação e a redução do poder aquisitivo das famílias  

Para Caê Lavor, Diretor de Soluções Educacionais do SAS, esse cenário afeta diretamente o pagamento das mensalidades e da manutenção desses alunos no cursinho. ‘’O cursinho de pré-vestibular é uma etapa posterior a educação básica e não se torna obrigatório. Nos momentos de crise, a gente, costuma cortar as coisas que não são essenciais e o cursinho acaba se encaixando nessa ideia, apesar de a gente saber a importância que é fazer um bom curso de pré-vestibular” 

Além disso, a pandemia trouxe, como consequência, as lacunas de aprendizagem. Segundo um estudo realizado pela Alicerce Educação, a desfasagem escolar de crianças e jovens em leitura, escrita e matemática podem chegar até quatro anos, ou seja, preparar alunos que estão com a educação básica desfasada pode ser desafiador, já que a rotina de cursinhos de pré-vestibular costuma ser mais intensa, com uma preparação mais complexa. 

Como os cursinhos de pré-vestibular podem se destacar no mercado? 

Para além dos desafios macroeconômicos, o mercado de cursinhos tem se diversificado, havendo uma maior oferta de serviços de preparação para vestibular. Esse cenário contribui para uma maior competitividade, sendo assim destacamos três principais aspectos que possam ajudar o seu curso pré-vestibular a se destacar 

  • Solução educacional de excelência; 
  • Investimento em marca e diferenciais; 
  • Modernização do processo de captação de alunos. 

Segundo Caê Lavor, como o mundo atual é hiper conectado, é necessário encontrar novos meios de educar em sala de aula. ‘’Temos hoje, principalmente, pós pandemia uma necessidade de mudança e de evolução no modelo de ensino e aprendizagem, especialmente, quando se trata do engajamento do aluno, a retenção de informação por que sabemos que essa geração é multimidia e muito conectada’’. 

Para Natasha Sanchez, Gerente Executiva de Marketing do SAS, os cursinhos têm uma tomada de decisão que vem do próprio aluno. ‘’A escolha do cursinho vai muito do que o aluno já ouviu falar. Apesar da família ter uma influência muito grande, o aluno também vira essa referência dentro de casa e vai muito do que ele confia para conquistar o próprio sonho’’, acrescenta.  

Agora que você já sabe alguns meios para se destacar no mercado, vamos entender como um trabalho de marketing pode impactar na captação de alunos!  

Por que pensar estratégias de divulgação é importante para captação de alunos? 

Em meio aos desafios citados anteriormente, a consolidação de uma marca forte é fundamental para destacar a sua instituição de ensino, afinal é através da imagem de sua marca que o seu público-alvo irá se basear para tomar decisões.  

O processo de construção de marca se inicia com a clareza sobre quais são os seus diferenciais frente aos seus concorrentes. Natasha Sanchez, cita que, nesse momento de disputa da sua marca e dos concorrentes pelo aluno, é necessário entender o que se marca representa para o mercado. ‘’O aluno recebendo o resultado do vestibular e toma uma decisão muito rápida. Isso faz com que sua marca precise estar presente na lembrança do aluno e dessa família nesse momento de tomada de decisão” explica. 

Um plano de marketing bem estruturado fará a diferença para o cursinho de pré-vestibular  

Para diferenciar a sua marca e saber como captar alunos para o seu cursinho de pré-vestibular, é necessário ter alguns entendimentos iniciais, como: 

  • Aspectos socioeconômicos; 
  • Indicadores de qualidade; 
  • Comunicação Efetiva  

No primeiro ponto que são os aspectos socioeconômicos atuais, os cursinhos podem enxergar a possibilidade de ter um programa de descontos e bolsas de estudo bem estruturado, especialmente para os alunos que podem trazer resultados e ser destaque em aprovação. Quando pensamos nos indicadores de qualidade, além de ter em mente as taxas de aprovação nos vestibulares-foco, é necessário pensar na adaptabilidade da metodologia de aula e realizar pesquisa-satisfação com alunos e professores. 

Já o terceiro ponto, comunicação efetiva, nos revela a importância de ter referenciais claros de aprovação, oferecer uns processos simples para contato e no ato de realizar a matrícula, clareza no processo de bolsas e clareza de cursos prioritários. Pensando nisso, podemos perceber que ter clareza das suas forças e fraquezas é um fator-chave de sucesso e agir rapidamente faz diferença. 

Como a identidade da marca é importante para captação de alunos? 

Pensar no cursinho de pré-vestibular como marca, é desenhar como o público irá enxergar a instituição de ensino. Tendo os seus diferenciais em mente, a aplicação da marca no mercado irá ser um grande diferencial para reter e captar alunos,  

Em contrapartida, caso você só tenha resultados e não uma marca forte, outros cursinhos podem ter resultados bem parecidos e ficar no mesmo nível de competitividade. Por conta disso, é importante trabalhar a sua marca e divulgar os seus resultados por meio de dados e depoimentos.  

Após a analisar a sua marca, é necessário compreender onde seus alunos estão presentes. Uma pesquisa realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital (especializada em Search Engine Optimization) em parceria com a Opinion Box, a 2ª edição do estudo “State of search Brazil” mostra que 93% dos brasileiros fizeram alguma busca online de informações pelo smartphone nos últimos 12 meses.  

Segundo Martha Gabriel, referência em Marketing Digital, Inovação e Tendências, metade dos jovens acessa a internet pelo celular. Nesse cenário, 93% dos jovens entre 9 e 17 anos são usuários de internet, 53% deles acessam a internet pelo celular e temos mais de 22 milhões de jovens internautas brasileiros.  

Depois de compreender a identidade da sua marca e estudar o seu público, para captar mais alunos para o seu cursinho de pré-vestibular, você irá estruturar o melhor fluxo de aquisição que inicia com as buscas no digital, passa pelo atendimento e finaliza com seu melhor resultado no momento de conquistar alunos para sua plataforma.  

Para entender como aplicar as melhores técnicas e estratégias, você pode conferir a live completa disponível no nosso canal do Youtube! 

Como a escolha de uma plataforma de educação e do corpo docente faz a diferença para os cursinhos de pré-vestibular? 

Na continuidade do processo de compreensão dos seus diferenciais para captar mais alunos, escolhas assertivas durante o processo pedagógico faz a diferença! No desenho desse processo, as tomadas de decisão podem ser divididas, em: 

  • Corpo docente; 
  • Mudanças de rotinas de estudo pós-pandemia; 
  • Suporte psicológico e físico; 
  • Plataforma de ensino; 
  • Metodologia de ensino; 
  • Sistema de avaliação robusto. 

No que diz respeito ao corpo docente e ao sistema de avaliação, Caê Lavor, acredita a escolha correta faz a diferença para captar mais alunos, ‘’É muito importante você ter uma clareza de que são os seus professores, como é que eles estão desempenhando e principalmente, o gestor escolar, trazer oportunidades de melhoria para esse corpo docente”, comenta. 

Pensando no corpo docente, no SAS, investimos em formação continuada relacionada às necessidades de gestores e professores. Assim, as escolas parceiras SAS contam com o apoio do FOCOS, nosso núcleo de formação continuada.  Além de capacitar o corpo docente, o material didático Essencial do SAS, é uma solução completa para aumentar as aprovações dos principais vestibulares do país com material físico, conteúdos digitais e avaliações. 

Capa do livro da coleção Essencial de Matemática desenvolvida para o cursinho de pré-vestibular 

Para Caê Lavor, o material didático Essencial busca trazer para o aluno os conteúdos mais importantes para estudar durante o período do cursinho, com teoria e atividades objetivas, otimizando o tempo do aluno e do professor. ‘’A solução foi pensada a partir de estudos de diferentes vestibulares para entender o que vem caindo, como vem caindo e dissidência desses conteúdos nas diferentes provas, focando no que é essencial para o aluno durante o cursinho de pré-vestibular.’’ 

Pensando além do material didático, o SAS, oferece um Sistema de Avaliações, com um portfólio completo de suplementos e simulados que de todo o processo avaliativo com o desempenho de cada estudante com mais de 150 mil questões que possibilita intervenções com base na performance de cada aluno. 

Leve os seus alunos à excelência 

Confira a live ‘’Impulsione a captação de alunos para o seu curso de pré-vestibular’’ completa no nosso canal do Youtube! Assistindo o conteúdo, você terá acesso a dicas e estratégias que serão essenciais.  

O SAS possui todas as soluções pedagógicas, desde materiais até a formação do corpo docente. Marque uma conversa com um de nossos consultores especialistas e entenda como aplicá-las! Além disso, não deixe de acompanhar nosso blog. Contamos com conteúdos essenciais para te ajudar!