Atualizado em 30 de novembro | 2020 por SAS

O ano de 2020 foi um ano atípico para todos e, para as escolas, não foi diferente. Diante da paralisação das aulas presenciais em instituições de Ensino Básico de todo o país, e a realização de aulas remotas em regime emergencial, uma dúvida passou a assombrar pais, alunos, professores e escolas: como estão os estudantes em relação às lacunas de aprendizado que deveria ter sido adquirido em 2020?   

Abranger o entendimento de como os alunos estão em relação às suas dimensões cognitivas e socioemocionais, mais do que nunca, é fundamental. Com a pandemia, é muito provável que tenham surgido algumas lacunas de aprendizado, que precisam ser mapeadas e endereçadas pelas escolas, a fim de assegurar aos estudantes as aprendizagens essenciais propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

Isso se dá a partir do domínio de conhecimentos que são fundamentais à cada série, e que deve ser realidade no replanejamento das ações escolares para 2021. A condição imposta pela pandemia às instituições, que tiveram que aderir ao isolamento social, exige que as escolas se planejem de forma estratégica e coordenada, atribuindo às ações uma previsibilidade didática, a fim de evitar mais perdas em relação às lacunas de aprendizados e abrandar os impactos em relação aos conhecimentos propostos no currículo. 

Identificar as lacunas de aprendizado dos alunos em 2020, é fundamental para que as escolas planejem o próximo ano letivo de maneira assertiva e eficaz.

Implementar soluções que se adequem à cada realidade exige que as instituições pensem em ações que oportunizem uma análise do que é prioridade quando o assunto são as aprendizagens dos alunos. Ou seja, focar nos conteúdos que cada aluno, em sua série, deve dominar, para que seu trânsito na Educação Básica seja saudável e proporcione seu desenvolvimento progressivo.  

Nesse contexto, as escolas SAS, em 2021, poderão contar com uma estratégia pedagógica especial e voltada ao diagnóstico das lacunas de aprendizados essenciais, o Aprendizagens Essenciais SAS, com a finalidade de contribuir com a coleta de dados e observações sobre cada aluno e série, norteando as tomadas de decisão em relação às prioridades de aprendizagem. Com a solução, os professores terão mais recursos para estruturar planos de estudo personalizados para cada aluno, com o objetivo de suprir as lacunas de aprendizado identificadas na avaliação diagnóstica. 

Conheça melhor a trilha de replanejamento pedagógico proposta pelo Aprendizagens Essenciais SAS, no vídeo abaixo: 

Por meio das ferramentas digitais SAS, avaliações diagnósticas e acompanhamento constante dos consultores pedagógicos, será proposto um percurso que destaca as aprendizagens essenciais que os nossos alunos não podem deixar de dominar para o próximo ano letivo, possibilitando que a escola proponha rotas ou correções de rota de aprendizagem. A solução Aprendizagens Essenciais SAS oferece, portanto, apoio completo à escola, que tem autonomia para realizar uma transição acolhedora, consciente e contextualizada à realidade dos alunos.  

O momento atual requer que as escolas reconheçam os conhecimentos que devem ser priorizados, planejando o próximo ano letivo com base em pilares fundamentais, como uma boa comunicação, criatividade para boas práticas, capacidade para analisar informações, aderência às tecnologias, liderança, curadoria de conteúdo, capacidade para inovar, colaboração com seus pares e, é claro, muita empatia. Afinal, educar deve ser mais do que a função das escolas, deve ser o seu propósito. 

Para entender melhor os benefícios do Aprendizagens Essenciais SAS e outros serviços exclusivos para nossas escolas parceiras, clique aqui.   

*Este artigo é de autoria de Eline Viegas – Consultora Pedagógica no SAS Plataforma de Educação