Atualizado em 19 de abril | 2022 por SAS

Sua instituição de ensino utiliza estratégias para atrair novos estudantes? Ela divulga ações de forma estruturada e se posiciona como uma marca forte na sociedade? Caso tenha respondido “não” para qualquer uma destas perguntas, você precisa investir em marketing educacional

Esse é um tema muito importante para todas as instituições de ensino (IEs), sejam elas cursinhos, faculdades, escolas, cursos de idioma etc. Apesar disso, ele ainda gera dúvidas e, várias vezes, acaba sendo deixado de lado pelos gestores.

O SAS Plataforma de Educação ajuda você a entender o que é o marketing educacional e por que utilizá-lo deixa as escolas mais competitivas. Também traremos dicas estratégicas para não errar na hora de implementar as ações de marketing. Aproveite o conteúdo! 

O que é marketing educacional?

Gestora apresentando proposta de marketing educacional.
O marketing educacional é fundamental para as instituições de ensino atraírem e fidelizar estudantes.

O marketing educacional está relacionado a um conjunto de técnicas que as instituições de ensino usam para captar alunos e fidelizar aqueles que já estudam no local

Esse conceito utiliza tanto recursos do marketing tradicional quanto estratégias de Inbound Marketing, voltado para o meio digital e vinculado a uma jornada de compra. 

Em ambos os casos, é importante que as estratégias considerem as especificidades da área educacional, incluindo escolas, cursinhos, faculdades, Universidades, cursos profissionalizantes, entre outros. 

No setor da educação, o cliente (aluno) está em contato constante com a instituição, por isso é fundamental investir na comunicação e na construção de relacionamentos. 

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de posts no blog da escola, interação nas redes sociais ou realização de eventos.  

Outra particularidade da área é que nem sempre o cliente é quem toma a decisão. Nas escolas, principalmente, os pais são os maiores responsáveis pela escolha da instituição de ensino, mesmo sendo os filhos que estão em contato direto com o local. 

Desse modo, é necessário que as estratégias de marketing levem em conta esses dois públicos.

Qual a importância do marketing educacional?

O marketing educacional promove o aumento de matrículas e constrói novas oportunidades.

Aplicar o marketing educacional dentro da sua escola é a melhor maneira de construir uma imagem sólida perante a comunidade

Isso traz diversas consequências positivas para a instituição e se reflete, em especial, no aumento do número de matrículas. E claro, também gera a retenção de pais e alunos

Quer saber mais? Confira esses e outros benefícios de forma mais detalhada!

Melhora a comunicação com público da sua escola

Ao utilizar as estratégias do marketing educacional, sua escola consegue estruturar melhor a comunicação com o público-alvo

Isso significa que é possível segmentar seus clientes e, assim, criar mensagens direcionadas apenas para quem tem interesse nos serviços educacionais. Isso economiza tempo e recursos financeiros. 

Além do mais, a segmentação faz com que você consiga criar conexões mais sólidas. Afinal, é possível ajustar o tipo de conteúdo transmitido, a linguagem e até a forma de abordagem. 

Melhora o posicionamento da escola no mercado educacional

Destacar-se dentro do segmento educacional não é tarefa fácil, pois a cada dia o setor fica mais competitivo. Dessa maneira, é essencial que a escola demonstre o seu valor para a sociedade. Mas, como fazer isso? 

O marketing educacional possui vários recursos que podem ser utilizados para melhorar o posicionamento da instituição

Aqui podemos incluir, por exemplo, o desenvolvimento de um blog com postagens de temas relevantes e a criação de anúncios que enfatizem diferenciais da escola. 

Você pode destacar algum tipo de projeto que é característico do local, a metodologia utilizada ou o número de aprovações no Enem. 

Ofertas de educação personalizadas de acordo com a demanda

Utilizando estratégias de Inbound Marketing, você consegue ter acesso a muitos dados do seu público-alvo. Entre eles: o que gostam de fazer, suas principais dúvidas, horário em que estão mais engajados nas redes sociais etc. 

Todas essas métricas ajudam a escola a criar um perfil de usuário. A partir daí, é possível entender o que esse cliente espera de uma instituição de ensino e tomar ações que atendam a esses anseios. Consequentemente, você consegue se destacar no mercado. 

Aumento do número de matrículas de novos alunos

Cada uma das vantagens anteriores também trazem resultados positivos na hora de atrair novos alunos para sua escola. Afinal, ela consegue mostrar seu valor, se comunicar melhor com o público e diferenciar seu processo educativo de outras instituições

O mais interessante é que esse impacto vai sendo construído ao longo de todos os meses e não apenas em períodos de matrícula (julho, dezembro e janeiro). Sendo assim, você tem muito mais tempo para despertar interesse em possíveis clientes.

Como planejar estratégias de marketing educacional?

A coleta e análise de dados da clientela escolar é fundamental para um bom funcionamento do marketing educacional.

Como deu para perceber, o marketing educacional é bastante útil para as escolas. Porém, fica a dúvida de como colocá-lo em prática. 

Antes de tudo, você precisa planejar suas estratégias com bastante atenção. Do contrário, não conseguirá atingir os objetivos que deseja. A seguir, trouxemos algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo de implementação. 

Conheça seu público-alvo

Cada instituição de ensino possui um perfil de cliente específico, e as ações de marketing precisam ser direcionadas a ele. 

Defina quem é sua clientela escolar. Você pode fazer isso por meio de uma pesquisa de mercado ou analisando as pessoas que já utilizam o seu serviço. 

Lembre-se que o foco aqui são os indivíduos que têm decisão de compra. Ou seja, apesar dos clientes da sua escola serem crianças e adolescentes, geralmente são os pais que definem em qual instituição querem matricular os filhos. 

Portanto, na hora de montar suas estratégias, é na família que você deve mirar. É claro que, dependendo da idade, o adolescente começa a ter maior poder de decisão. Tendo isso em mente, é possível definir até dois perfis de público e desenvolver ações personalizadas para cada um deles. 

Estes perfis devem ser detalhados. Ou seja, ter nome e sobrenome, idade, profissão, hobby, problemas etc. 

Invista na produção de conteúdo

Produzir conteúdos em texto para blog, criar e-books ou elaborar vídeos são ótimas formas de aplicar o marketing educacional. Isso porque esse tipo de ação gera valor para o visitante e é uma maneira bastante efetiva da escola ser encontrada em buscas na internet. 

A ideia aqui é criar conteúdos que explicam temas importantes sobre educação, tirem dúvidas ou gerem alguma reflexão. 

Você pode, por exemplo, criar um post no blog falando sobre as mudanças do Novo Ensino Médio e aplicar técnicas de SEO para otimizar esse texto no Google. 

Outra possibilidade é desenvolver um e-book falando sobre a importância das habilidades socioemocionais na educação infantil e disponibilizar para download gratuito no site da escola. 

Também é possível estimular os estudantes a criarem vídeos sobre a rotina escolar e postar em uma playlist no canal do YouTube da instituição. 

Esteja presente nas redes sociais

Responsáveis e alunos utilizam redes sociais. Desse modo, você precisa que a sua instituição de ensino também esteja em espaços digitais

Não é necessário ter conta em todas as mídias sociais, principalmente se não há uma equipe de Social Media para gerenciar tudo isso. 

Então, analise quais redes sociais seu público mais utiliza e crie perfis em uma ou duas delas e utilize-as para criar uma interação mais próxima com os estudantes e os pais. 

Lembre-se de responder comentários e dúvidas de forma rápida e fazer postagens regulares.  

Invista em mídias pagas

As mídias pagas são outra ótima maneira de aplicar o marketing educacional. Aqui as estratégias mais utilizadas são com anúncios por meio do Google Ads. 

Usando técnicas específicas, você consegue fazer com que o site da escola ou um conteúdo interessante do blog apareça com mais facilidade nas pesquisas dos usuários

Isso gera um engajamento muito mais rápido e ajuda a conquistar bons resultados. 

Utilize e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta bem eficiente para a escola se comunicar com pais e alunos. Você pode enviar avisos, mensagens informativas, comemorativas, entre outras. Tudo de modo automático (existem ferramentas que fazem esse processo) e com baixo custo. 

O melhor é que dá para segmentar e personalizar as mensagens, o que ajuda a criar uma boa experiência

Conte com o SAS!

O SAS Plataforma de Educação ajuda sua instituição de ensino a escolher as melhores estratégias de marketing educacional.

Com tudo o que explicamos até aqui, temos certeza que você já está pensando em estratégias de marketing para utilizar dentro da sua escola. E o SAS pode ser um grande parceiro nesse processo. 

Oferecemos consultoria completa para ajudá-lo a identificar as melhores ações a serem tomadas e conteúdos específicos para desenvolver o time de marketing da sua instituição de ensino

O nosso material inclui videoaulas e e-books sobre campanhas de matrículas e técnicas voltadas para o meio digital, além de uma newsletter com muitas dicas de marketing educacional que são enviadas diretamente para seu e-mail!

O nosso time de consultores vai ajudá-lo a utilizar todos os recursos disponíveis dentro do portal SAS. Isso inclui, além dos itens citados, peças para publicar nas redes sociais, materiais de expediente e de ambientação da sala de matrículas. 

Ainda o auxiliamos a criar campanhas de marketing interno, algo muito importante para desenvolver conexões com seus colaboradores

Tudo isso vai gerar resultados positivos na hora de captar novos estudantes e melhorar a comunicação e o relacionamento com pais e alunos. Converse agora com um dos nossos consultores. Eles vão lhe explicar, de forma detalhada, por que o SAS é um ótimo parceiro para as instituições que querem usar o marketing educacional.