Atualizado em 15 de abril | 2024 por SAS

O GEduc é o principal congresso de gestão educacional do país, onde as marcas com maior relevância no mercado se reúnem para discutir temas que influenciarão na dinâmica das escolas.  

Em 2024, o evento aconteceu de 03 a 05 de abril, com grande ênfase nas transformações tecnológicas e inovações pedagógicas, preparando líderes e gestores para lidar com as mudanças que afetam pais, alunos e professores. 

Além das palestras e fóruns, o congresso realizou uma feira que possibilitou o encontro das instituições de ensino com soluções pedagógicas e de gestão escolar, que podem facilitar o dia a dia nas escolas.  

Saiba quais foram os principais aprendizados do GEduc 2024! 

Este ano, o tema central do congresso foi “Educação por essência: construindo trajetórias”, com pautas que visavam auxiliar as lideranças a encontrar um direcionamento pedagógico diante das transformações do mundo. 

Ao ser perguntado sobre os destaques do GEduc 2024, o palestrante e gerente executivo do SAS Educação, Idelfranio Moreira ressaltou:

Os gestores muito interessados em desenvolver uma educação integral! Muitas pautas na programação – a minha, inclusive – voltadas para temas afins e o público de gestores interessados e interagindo bastante. O que é uma alegria para o coração, visto que esse é o caminho viável para a educação, e para o mundo, de agora em diante

Por isso, entre todas as discussões e abordagens que foram feitas nesses três dias de congresso, o principal entendimento é que as escolas precisam adaptar a forma de ensinar. Assim, os estudantes do século XXI podem aprender integralmente. 

Sendo assim, é papel dos gestores formar professores cada vez mais adaptados às novas tecnologias e formatos de ensino. Dessa forma, esses profissionais estarão preparados para lidar com a atual dinâmica da sala de aula e as necessidades dos alunos. 

Por que é importante a participação dos gestores e líderes escolares? 

A participação das escolas em congressos como o GEduc 2024 é essencial para a construção de uma gestão cada vez mais visionária e alinhada com o mercado. Além disso, são esses momentos que ajudam na formação profissional de líderes. 

Por isso, participar de palestras e discussões sobre os assuntos que permeiam as escolas auxilia a gestão no planejamento de ações para antever e solucionar problemas. Assim, esses momentos servem também para estabelecer uma rede de contatos entre gestores. 

Leia também:

SAS Educação no GEduc 2024

Além disso, o SAS Educação também contribuiu com o cronograma de palestras do GEduc. Os especialistas em educação Ademar Celedônio, diretor-executivo de ensino e inovações, e Idelfranio Moreira, gerente executivo de ensino e inovações, trouxeram discursos direcionados à gestão de escolas. 
 
A palestra “Articulando as inovações pedagógicas com as reais necessidades dos alunos”, ministrada pelo professor Idelfranio, trouxe aprendizados importantes sobre a adequação das metodologias de ensino às necessidades dos alunos de hoje e do amanhã. 


Eu comecei como professor de física. Hoje, se eu não for professor de gente, eu não consigo trabalhar – Idelfranio Moreira
 
Por outro lado, o professor Ademar Celedônio, propôs uma discussão em torno do uso da inteligência artificial, alinhado ao tema “Engajamento, interação e experiência que motivam para a aprendizagem”. Sendo assim, em sua abordagem, o especialista em educação apresentou as mudanças que a IA já trouxe e ainda trará para as escolas. 
 
“O professor não vai ser substituído. Mas o professor que souber IA, vai ter muitas vantagens em relação aos que não sabem.” – Ademar Celedônio


Dessa forma, no stand do SAS Educação, os gestores puderam conhecer mais sobre a plataforma de ensino e os materiais que apoiam o crescimento de mais de 1.200 escolas em todo o Brasil. 

Bett Brasil 2024  

De 23 a 26 de abril, teremos outro importante evento educacional, a Bett Brasil 2024, que contará com mais de 450 palestrantes de 300 expositores. Por isso, esse evento é voltado à toda a comunidade escolar, diferentemente do GEduc que é focado na liderança.

A Bett Brasil abordará o tema central “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”. As propostas das palestras estão bem alinhadas com a nova dinâmica das escolas e o papel da gestão nesse cenário. 

Dessa forma, o SAS Educação estará na Bett Brasil 2024, trazendo palestras e fóruns de discussão sobre gestão escolar. Além disso, também receberemos as escolas em nosso stand com ativações muito especiais! 

Confira parte da nossa programação:  

  • 25/04 – Desafios e inovações da formação dos professores | Marcos Moriggi (SAS Educação)
  • 26/04 – Liderança escolar: Estratégias Inovadoras de Ensino e Gestão | Ademar Celedônio (SAS Educação) e Lucas Faleiros (Isaac)

Acompanhe nossas palestras e visite nosso stand, estamos ansiosos para conhecer mais sobre a sua escola. 

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e se inscreva na newsletter para receber mais conteúdos sobre educação e gestão de escolar! 

O SAS pode ajudar sua escola clique no banner e conheça nossas soluções!