Atualizado em 29 de setembro | 2021 por SAS

Após meses de distanciamento social, as escolas de todo Brasil se preparam para enfrentar mais um desafio: encontrar a melhor forma de realizar a campanha digital de matrículas e garantir bons resultados. Neste artigo, a coordenadora de Marketing do SAS Rayra Costa traz dicas importantes sobre o assunto. 

Nos próximos meses, um dos focos importantes das escolas será o período de matrículas e rematrículas. Em tempos de distanciamento social, as tradicionais ações de matrículas, como o tour pela escola e apresentações para os responsáveis podem ficar um pouco comprometidas se a escola não se adaptar rapidamente a um modelo digital de relacionamento com seus públicos e, consequentemente, desenvolver uma campanha digital de matrículas.  

Um ponto considerável, neste momento de adaptação, é a mudança do modo de pensar da escola. As instituições precisam compreender a mudança de cenário e, diante disto, assim como foi feito em sala de aula, se moldar para executar as atividades administrativas da escola por vias digitais. 

De acordo com Rayra Costa, coordenadora de Marketing do SAS, uma boa sugestão para iniciar este processo é mapear a jornada de matrículas que, antes, era feita presencialmente e traçar um comparativo com ferramentas digitais que podem auxiliar no atendimento dos responsáveis e alunos. Dessa forma, a escola pode optar por fazer o processo 100% digital, desde a apresentação da escola em si, até o pagamento, ou apenas uma parte dele, como a apresentação ou tour virtual pela instituição, por exemplo.  

“Antes de escolher a ferramenta digital certa para este processo, é importante que a escola analise a sua realidade e entenda sobre os recursos digitais que já são utilizados dentro da escola e em quais outros ela deveria investir para desenvolver sua campanha de matrículas digital. A mesma ferramenta utilizada pelo professor para dar aulas de modo remoto, por exemplo, pode ser uma boa alternativa para apresentar aos pais os principais diferenciais e vantagens da escola.” 

Outra dica importante apontada por Rayra é investir em um bom atendimento on-line, o que chamamos de SAC 2.0. Para isso, é necessário elencar os canais de contato por meio dos quais o público poderá tirar dúvidas e pedir informações.  

“Nada impede que o público se comunique por meio do site da escola, blogs, redes sociais, e-mails e etc. Entretanto, por questão de foco e de eficiência do processo, apenas um canal deve ser escolhido para a efetivação da matrícula. Algumas sugestões são WhatsApp corporativo, e-mail ou, caso a escola possa investir, um chatbot para o site. Alguns destes canais podem ser automatizados, e, com eles, os pais e responsáveis podem tirar dúvidas, enviar documentos e ter acesso a links com rapidez e diversos outros serviços em um só local.” 

Em um momento sensível como este, de distanciamento, transmitir credibilidade e segurança para os públicos é a chave. Nem sempre os pais ou responsáveis podem estar acostumados a assinar contratos digitalmente ou realizar pagamentos por plataformas digitais. Mostrar a eficiência do processo e a credibilidade do que vem sendo realizado é, portanto, muito importante para que o todo funcione bem. 

Além disso, outro ponto muito importante e que não pode passar batido é aproveitar esse momento para reforçar o relacionamento com os alunos que já estudam na escola. De acordo com a coordenadora, quando o assunto são instituições de ensino, o marketing “boca a boca” ainda é super importante.  

“Eu sempre recomendo que as escolas utilizem, também, as redes sociais e outras mídias para atrair novos alunos, com produção de conteúdo e atualizações periódicas. Dentro do portal do SAS, as nossas escolas parceiras têm acesso às peças de todas as nossas soluções, para que elas possam personalizar e garantir que a comunicação via WhatsApp e redes sociais seja constante.” 

Lembre-se que, não é porque estamos falando de meio digital, que isto deve estar desconectado das ações realizadas fora dele. Conhecer bem as potencialidades da sua escola e manter alinhamentos constantes com o seu time são ações que devem ser feitas ainda mais continuamente (e com disciplina) neste período. 

Quer profundar seus conhecimentos sobre Campanha de Matrícula e Rematrícula 100% on-line? Ouça agora mesmo o episódio do SAS Cast sobre o tema, disponível gratuitamente no Spotify, no Soundcloud e, agora também, no Deezer.  

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