Atualizado em 29 de setembro | 2021 por SAS

Rubem Alves, há muito tempo, já afirmava que “a questão crucial da educação é a formação do educador”. E a formação continuada de professores está, sem dúvidas, no centro de um projeto de educação atualizado, eficiente e inovador, que prepara os docentes para serem facilitadores e mediadores do conhecimento, e não somente transmissores de informações. 

Além disso, essa é uma prática fundamental para que as escolas se adaptem às diversas transformações que estão ocorrendo na sociedade e na educação. Nosso mundo está em constante evolução. Portanto, a formação dos professores também precisa estar. 

E mais: a formação continuada de professores é obrigatória a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e é prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). 

Dessa forma, motivos não faltam para promover a formação continuada de professores em sua rede ou escola. Mas, como fazer isso? Continue a leitura deste artigo e veja dicas práticas para implementação. 

Professores atualizados são um diferencial competitivo na sua instituição. Busque colaborar continuamente  com seu desenvolvimento!

Qual o objetivo da formação continuada de professores?

A formação continuada de professores refere-se aos processos de aperfeiçoamento e atualização dos saberes e das habilidades demandadas, para uma prática docente cada vez mais assertiva e qualificada. 

Mais do que algo desejável, a formação continuada de professores é indispensável. Você sabia que, de acordo com a firma de venture capital Andreessen Horowit, em torno de 2,5 quintilhões de bytes são criados diariamente? E que, nos últimos anos, foram gerados 90% do total de dados já criados ao longo da história da humanidade? 

Esse é um exemplo que nos faz perceber como tudo muda e é ressignificado atualmente, como novos conhecimentos surgem e outros tornam-se rapidamente obsoletos. Nesse cenário, a atualização de saberes promovida na formação continuada de professores demonstra sua relevância na modernização e na construção de uma educação de qualidade. 

Por meio dela, os professores potencializam suas práticas pedagógicas, acessam novos conhecimentos e desenvolvem habilidades fundamentais para apoiar, também, o desenvolvimento dos alunos de modo ainda mais completo. 

Passo a passo para realizar a formação continuada na sua instituição

Realize um diagnóstico com os professores

A equipe pedagógica acumula experiências e saberes que devem ser valorizados. Portanto, é importante identificar e ressaltar os pontos positivos já alcançados e demonstrar que a formação continuada de professores vem para agregar. Ouvir suas sugestões é crucial.

Esses pontos deverão ser detectados ao se fazer um diagnóstico com os professores. Nesse levantamento, também é importante detectar lacunas existentes, desafios a serem vencidos, atualizações necessárias e dúvidas provenientes dos novos currículos e diretrizes, como as trazidas pela BNCC.

A partir disso, o gestor escolar poderá desenvolver um plano de formação continuada de professores realmente eficiente, motivador, colaborativo e que gere resultados. 

Elabore um calendário de formações para o ano em questão

Um dos cernes dessa iniciativa é seu caráter contínuo. Portanto, as formações não são iniciativas pontuais ou isoladas. Elas devem ser planejadas de modo integrado e alocadas em um calendário anual bem estruturado.

E, para que tudo seja realmente factível, é fundamental fazer um planejamento realista, maleável a eventuais mudanças, com uma carga horária viável para os profissionais, de modo a não sobrecarregá-los ou dificultar a sua participação e engajamento.

Para isso, disponibilizar ações formativas on-line é uma opção eficiente e flexível. Assim, os professores poderão participar dos cursos nos horários que melhor se encaixem em sua rotina individual.

Incluir formações relativas às soft skills

As soft skills serão cada vez mais demandadas dos alunos e são fundamentais para seu sucesso no século 21. E, para desenvolvê-las nos alunos, é fundamental, primeiramente, desenvolvê-las no corpo docente.

Atualizações, como as trazidas pela BNCC e pelas metodologias ativas, demonstram como o papel do professor será cada vez mais o de mediação entre o aluno e o conhecimento, apoiando o seu protagonismo e envolvimento ativo em seu próprio desenvolvimento.

Não é à toa que a Base traz entre seus preceitos a demanda pelo desenvolvimento de habilidades e competências, como pensamento criativo, argumentação, autoconhecimento, comunicação e outras que podem ser classificadas como soft skills.

Dessa forma, na formação continuada de professores, essas habilidades também devem estar em foco, especialmente aquelas relacionadas à oratória, empatia, gestão do tempo, negociação, comunicação não-violenta, gestão de conflitos, entre outras tão fundamentais no contexto educacional moderno.

Utilize plataformas digitais para dinamizar as formações

Tanto na formação continuada de professores, quanto na proporcionada aos estudantes, não é mais optativo o uso de tecnologia de forma contextualizada para atualização e complementação dos saberes – ela tornou-se um recurso indispensável.

Além disso, seu uso é também uma questão de alinhamento aos desafios da atualidade. Afinal, se os alunos devem ser alfabetizados digitalmente e ensinados a extrair benefícios da tecnologia para seu desenvolvimento, os professores também precisam estar aptos a fazer o mesmo, certo?

Ao terem contato com esses recursos, ficará mais claro aos docentes como integrá-los de forma mais contextualizada e orgânica às suas práticas pedagógicas. Além disso, o uso de tecnologias, como plataformas digitais, torna as ações formativas da equipe pedagógica mais dinâmicas e envolventes. 

É importante lembrar de que, assim como os alunos, os professores também aprendem de diferentes formas e respondem de modos diferentes a estímulos auditivos, escritos, visuais e cinestésicos. Assim, levar esses aspectos em consideração ajudará a criar um programa de formação continuada de professores motivador, moderno e eficiente.

Ainda, abre a possibilidade de se formatar ações formativas a distância, híbridas e de fácil acesso remoto. Nesse formato, os conteúdos podem ser facilmente atualizados por especialistas e há a possibilidade de acompanhamento de tutores on-line. Ele também é mais prático e adaptável à rotina dos profissionais da educação, favorecendo sua participação.

Defina indicadores de aproveitamento das formações 

Só podemos melhorar o que é medido e acompanhado. Dessa maneira, além de fornecer as oportunidades formativas, é fundamental acompanhar seus resultados, seja por meio do feedback dos professores, pela adoção e aplicação do aprendizado em projetos em sala de aula, entre outros indicadores. 

Não deixe de ouvir sua equipe: a formação continuada que você oferece só tem a ganhar com o feedback deles!

Conheça o FOCOS: a plataforma de formação continuada do SAS!

O SAS disponibiliza diversas soluções integradas aos objetivos de uma educação personalizada e de excelência. E uma dessas soluções é o FOCOS, uma plataforma de formação continuada para professores, que disponibiliza aulas e conteúdos on-line, que contribuem para o aprimoramento da equipe docente. 

As formações são robustas e auxiliam os professores das nossas escolas parceiras a trazer a teoria para a prática, de maneira aplicável e conectada às soluções SAS. Entre as formações trabalhamos a gestão das emoções, o Ensino Híbrido, o Projeto de Vida, o desenvolvimento de competências e habilidades na Educação Básica as possibilidades de avaliação da aprendizagem escolar.

Para desenvolver professores, conte com o SAS!

O SAS oferece soluções completas para a gestão escolar. E isso inclui suporte especializado para a formação continuada de professores, além de consultoria, soluções voltadas à medição e evolução da aprendizagem, para potencializar o modo de ensinar e aprender, entre outras.

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