Atualizado em 27 de abril | 2021 por SAS

A educação demanda que os seus profissionais permaneçam sempre curiosos diante dos desafios da vida. Além disso, demanda também uma postura ativa, de constante busca por respostas e de reinvenção de seus métodos. A consultoria pedagógica oferece isso: mais conhecimento, ação transformadora e reinvenção para escolas e redes.

Mas, na prática, o que é a consultoria pedagógica? Como é feito este trabalho? Quais seus benefícios? Continue a leitura deste artigo e tire essas e outras dúvidas. Vamos lá?

A consultoria pedagógica é uma das maiores aliadas no desenvolvimento sadio das instituições de ensino!

O que é consultoria pedagógica? 

No mundo corporativo, as consultorias são grandes aliadas da profissionalização, modernização e otimização dos negócios. Na educação, a consultoria pedagógica também age sobre pilares semelhantes.

A ideia por trás da contratação de uma consultoria é contar com um olhar externo, imparcial e profissional, que ajude as instituições a resolverem um determinado problema, vencerem desafios, melhorarem determinados indicadores, entre outros objetivos.

No caso da consultoria pedagógica, ela pode ocorrer em diferentes processos ou setores das escolas. Com isso, o trabalho da consultoria será o de alinhar e lubrificar as engrenagens, para que a máquina da educação na escola performe da melhor forma possível e permita o atingimento das metas estabelecidas.

A consultoria pedagógica é um recurso valioso também em momentos de transição e para acelerar a implementação de inovações. Por isso, neste momento, no qual tantas escolas e redes estão tendo de adotar o ensino híbrido e/ou remoto, se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementar o novo Ensino Médio e o novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre outras coisas, o trabalho dos profissionais de consultoria pedagógica está sendo bastante requisitado.

Ao contar com esse parceiro, a escola ganha em transferência de conhecimento atualizado e especializado, acesso às mais modernas e eficientes metodologias e boas práticas e com a expertise que faltava para vencer os desafios impostos e para alcançar ainda mais eficiência nos projetos educacionais e nos processos de ensino e aprendizagem. 

A consultoria pedagógica pode também apoiar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico (PPP), a revisão e reestruturação curricular e a formação de gestores educacionais e de professores, além de fornecer também todo o suporte para que as práticas pedagógicas e metodologias de ensino aplicadas sejam otimizadas e se tornem mais eficientes e assertivas. 

Naturalmente, para este trabalho funcionar, a consultoria pedagógica precisará contar com o conhecimento, a acolhida e colaboração das equipes internas para compreender melhor seus desafios, necessidades, seu contexto, etc.

É da união sinérgica de saberes, esforços e vontades de melhorar a educação, que surgem os excelentes resultados proporcionados pela consultoria pedagógica. 

A sua consultoria pedagógica pode ser assim

Apesar de poder atender a diferentes objetivos e ser feita em formatos diversos, a consultoria pedagógica aplica um método sistematizado para executar seu trabalho e ajudar a gerar os resultados esperados. 

Entre as etapas básicas dessa jornada, estão o levantamento dos desafios, a realização de um diagnóstico e a sugestão de caminhos a serem trilhados. Tudo isso pode ser feito presencialmente ou com a mediação de tecnologia em partes do trabalho ou em sua integralidade. 

Que tal compreender melhor quais são os principais marcos da realização de uma consultoria pedagógica? Conheça-os a seguir:

Diagnóstico

Apesar de muitos desafios serem semelhantes, a realidade de cada escola ou rede é única. Por isso, um bom trabalho de consultoria não irá, simplesmente, oferecer um plano já pronto para ser aplicado, desconsiderando as particularidades de contexto de cada escola.

É por esse motivo que tudo deve iniciar pela realização de um diagnóstico. Esse diagnóstico, feito por pessoas de fora, oferece isenção e imparcialidade, e permite que sejam percebidos gargalos e oportunidades que quem está envolvido diariamente na rotina da escola tem dificuldade em identificar.

Dessa maneira, detectando com exatidão estes desafios, as soluções que posteriormente serão recomendadas serão muito mais precisas. 

Personalização

Como vimos, uma consultoria pedagógica idônea e comprometida com os resultados não oferecerá uma receita pronta de sucesso para sua instituição. Ela irá moldar sugestões personalizadas, feitas a partir de uma compreensão aprofundada e de ampla análise de dados e, com isso, ajudar sua escola ou rede a desenvolver melhorias e ações realmente poderosas e eficientes.

Isso passa, por exemplo, pela proposição de planos de ação diferentes e compostos por soluções personalizadas, considerando a etapa em que se encontram os estudantes. Afinal, problemas de evasão ou de falta de engajamento se resolvem de formas diferentes para alunos da Educação Infantil e do Ensino Médio, não é mesmo?

Ação

As etapas diagnósticas e de desenvolvimento de planejamentos são fundamentais. Mas elas só irão realmente desencadear melhorias e transformações quando postas em prática.

Assim, a consultoria pedagógica irá entregar um plano completo, com um passo a passo detalhado, com todas as ações que precisarão ser feitas para que a escola atinja os resultados e metas esperados.

Algumas dessas ações poderão ser apoiadas pelos consultores. Entretanto, essa é uma etapa que demanda um maior engajamento das equipes internas na execução das ações propostas.

Acompanhamento da consultoria pedagógica

O trabalho de uma consultoria pedagógica não termina quando o plano de ação criado foi entregue e colocado em prática. Ainda há uma etapa fundamental: a mensuração e o acompanhamento.

Essa poderá ser feita por meio de visitas presenciais à escola, por sessões de feedback on-line, por questionários de pesquisa, entre outras maneiras.

Esse acompanhamento é uma boa prática para garantir que as ações estão sendo executadas conforme o acordado, dando consistência e potencializando os resultados. Além disso, permite que sejam detectados eventuais ajustes necessários para que a estratégia seja ainda mais eficiente. 

Lembre-se: a consultoria pedagógica deve ser feita de forma personalizada para sua instituição.

Quais os benefícios deste tipo de consultoria?

Como vimos, o trabalho de uma consultoria pedagógica pode ser a chave que faltava para que as escolas consigam abrir as portas de uma educação de excelência ainda mais elevada. 

No entanto, para isso, é importante contar com o apoio de consultorias especializadas na área da educação, que tenham credibilidade no mercado, que prestem um bom atendimento e suporte contínuo, que tenham experiência comprovada e disponham de cases de sucesso que demonstrem como seu trabalho já contribuiu para a geração de resultados em outras escolas. Ainda, que a consultoria trabalhe com soluções modernas, atualizadas e inovadoras.

A partir disso, poderão ser gerados benefícios importantes para todos os públicos envolvidos: instituição, estudantes, famílias, professores, gestores e comunidade escolar como um todo.

Quer saber mais sobre que ganhos são esses? Aqui estão os principais benefícios potenciais da realização de uma consultoria pedagógica: 

Aprimora a gestão da instituição

A consultoria pedagógica tem um olhar treinado, experiente e acurado para detectar problemas e gargalos de gestão das instituições, que muitas vezes, se refletem em dificuldades no âmbito pedagógico. 

Com isso, a consultoria identifica os pontos passíveis de melhoria, considerando os objetivos buscados pela escola, e irá propor soluções para se reverter o quadro. Em um plano estratégico, os consultores irão explicar em detalhes todas as recomendações e ações que precisarão ser executadas e como isso poderá ser feito. 

Para que esse resultado seja obtido, entretanto, é importante salientar que a humildade de todos é importante: da consultoria, em ouvir e valorizar os saberes das instituições, e das escolas, em aceitarem a ajuda valiosa proporcionada pela consultoria pedagógica.

Melhora a relação entre os funcionários

Diferentemente do que muitos imaginam, no trabalho feito pela consultoria pedagógica, não são observados somente aspectos relativos estritamente ao ensino e à aprendizagem. A consultoria irá fazer uma análise e cruzamento de variáveis de forma mais abrangente e sistêmica para compreender melhor o cenário e os desafios enfrentados.

Dessa maneira, isso pode incluir, inclusive, a interface, comunicação e o relacionamento entre funcionários e entre esses e os gestores da instituição. 

Afinal, esse pode ser um vetor de problemas que chegam até as salas de aula, prejudicando a performance dos professores e o aprendizado dos alunos.

Por isso, é comum que a consultoria pedagógica realize momentos de observação e que agende conversas particulares, entre pares, em grupo, etc. E, para que essa dinâmica seja efetiva, é importante que todos se mantenham abertos ao diálogo, sejam francos e empáticos.

A partir disso, os consultores poderão sugerir mudanças para aperfeiçoar essas relações e minimizar os efeitos nocivos que os conflitos causam na comunidade escolar e na aprendizagem dos estudantes. 

Identifica previamente problemas educacionais

Outra frente importante e que gera diversos benefícios é a análise e identificação prévia de problemas educacionais na escola. Esse trabalho é crucial para que os professores e educadores consigam melhorar com precisão os aspectos dissonantes em relação às diretrizes da escola e que não estão proporcionando o melhor retorno ou os resultados esperados. 

Para os alunos, isso poderá ajudar a preencher alguma lacuna que estava prejudicando o seu aprendizado e sua performance.

Por exemplo, a consultoria pedagógica poderá detectar que em uma determinada turma as aulas expositivas de ciências há maior desatenção e dispersão dos alunos e recomendar o desenvolvimento de projetos mão na massa para reverter o quadro. 

A consultoria pedagógica potencializa os resultados

A consultoria pedagógica poderá contribuir para que gestores consigam extrair benefícios e inteligência também na devolutiva de avaliações como as do ENEM, Saeb, etc.

A partir da análise da performance dos alunos, de cruzamento dos dados com os resultados de outras escolas de perfil semelhante e de um alinhamento com as melhores práticas relacionadas aos pontos mais sensíveis, os consultores poderão estruturar um plano completo para que a escola promova adequações que permitam que os alunos atinjam seu potencial total e aprendam melhor.

Quer saber como o SAS pode te ajudar?

Como vimos, as consultorias pedagógicas podem ajudar as escolas de inúmeras maneiras, identificando problemas e oportunidades de melhorias, propondo ações baseadas em análises e construindo junto com a comunidade escolar um cenário mais propício para se alcançar uma educação de excelência.

E o SAS está aqui para ajudar em tudo isso! Você sabia que, entre as diversas soluções disponibilizadas, o SAS também oferece consultoria pedagógica? 

Com a consultoria SAS, sua escola terá um acompanhamento completo e personalizado, focado exclusivamente nos desafios a serem vencidos e assegurando, ainda, a melhor eficiência na implantação e uso dos demais produtos e serviços do SAS.

Ter um suporte completo e customizado, que apoie continuamente a excelência nas práticas pedagógicas e na gestão escolar, focado na melhoria de resultados e no atingimento de metas vai transformar sua escola!

Para descobrir como ter tudo isso em sua instituição, entre em contato com os consultores clicando no banner abaixo!