Atualizado em 30 de março | 2021 por SAS

Em um misto de incertezas diante da pandemia, na qual escolas abrem e fecham em uma velocidade extraordinária e muitos profissionais precisam se reinventar promovendo ações e práticas efetivas, trazer um olhar mais cuidadoso em relação à Educação Infantil no ensino remoto torna-se fundamental e indispensável.   

Afinal, ao considerarmos o trabalho com um público de crianças de 0 a 5 anos que está construindo sua autonomia e que, ao mesmo tempo, se torna extremamente dependente das famílias e responsáveis, dar continuidade às aprendizagens essenciais da Educação Infantil no ensino remoto pode representar um desafio e tanto para as escolas.  

Pensando nisso, neste artigo, apresentaremos 6 dicas que podem facilitar esse trabalho e trazer uma aprendizagem mais efetiva, respeitando a maturidade de cada grupo, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Confira! 

Ações que podem tornar a Educação Infantil no ensino remoto possível! 

  1. Construir uma rotina com os alunos 

Orientar os pais e responsáveis na construção da rotina se torna imprescindível para a Educação Infantil no ensino remoto. Entendendo que as crianças dessa faixa etária apresentam dificuldades em se manter por muito tempo em uma mesma atividade, proponha que a rotina seja construída junto com a criança, para que não se torne algo impositivo. Os horários precisam respeitar o tempo dos pais e responsáveis e o tempo de concentração das crianças. Vale ressaltar que existem atividades que podem ser negociadas e outras que são inegociáveis, como, por exemplo: banho, realização das atividades escolares, entre outras.  

  1. Realizar leitura prévia das atividades e comandos apresentados no livro do professor 

Essa proposta é essencial para que o professor possa fazer uma readaptação nos comandos das atividades, caso seja necessário. Um bom planejamento, nessa nova perspectiva de trabalho, é estratégico para que o professor pense em ações que possam atender tanto ao modelo presencial, quanto ao remoto.   

  1. Separar material que será utilizado para as propostas 

Após a leitura das orientações, é importante que seja feito um levantamento de materiais que serão utilizados ao longo da sequência didática e listados para que todas as atividades sejam realizadas de maneira efetiva.  

  1. Encaminhar orientações às famílias de como serão realizadas as ações da sequência didática 

Essa é a dica de ouro. Explicar o objetivo da atividade em uma linguagem acessível para que os pais consigam acompanhar as propostas da sequência didática vai fazer com que eles consigam compreender a importância dessas propostas para o desenvolvimento cognitivo da criança.  Essa ação se torna fundamental tanto para os responsáveis quanto, principalmente, para as crianças que terão uma compreensão do que está sendo esperado, tornando a ação possível e fazendo sentido para quem está realizando e aplicando. 

  1. Intensificar a realização de registros para ajudar na construção dos relatórios 

Mesmo a distância é possível planejar momentos individuais com as crianças para conseguir sondar como estão os processos de leitura e escrita. Utilizando nosso material suplementar de desenho e escrita, a criança será estimulada a escrever palavras do mesmo campo semântico e a professora solicitará que após a escrita ela realize a leitura das palavras. É importante que, nesse momento, o responsável foque a câmera na atividade para que os registros do professor sejam realizados. Através dessa ação, o professor conseguirá compreender como a criança está construindo suas possibilidades de escrita e, principalmente, compreender na leitura as hipóteses que estão sendo construídas pelas crianças. 

  1. Promover um momento de culminância como retomada de tudo que foi construído ao longo da sequência didática 

Esse momento é importante para resgatar tudo que foi realizado. Pode ser através de mural de fotos, vídeos, registros realizados em WhatsApp, entre outros recursos. O objetivo é aproximar, cada vez mais, as famílias dessas ações para que elas possam compreender o quanto essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento das nossas crianças.  

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Rebeca Veras Gonçalves

Formada em pedagogia pela UECE, é especialista em Educação Infantil e múltiplas linguagens pela FA7 e gestão e coordenação pedagógica pela UNI7. Atualmente, é Integradora Pedagógica no SAS.