Colégio e Curso Evolução promove a 3ª edição do projeto Evomun

março | 2020

Possibilitar diferentes formas de aprender História, Geografia e atualidades é uma estratégia que as Mun’s encontraram para que os jovens trabalhem em equipes e desenvolvam técnicas de oratória e extroversão. Assim, o Colégio e Curso Evolução, de Paraíba (PB), iniciou o projeto Evomun (Evolução’s Model of United Nations), fundado pelas ex-alunas Aline Miranda, Yasmin de Méro, Maria Raquel Albuquerque e Maria Júlia Mello.

Atualmente, a iniciativa está em sua 3ª edição e conta com mais de 25 ex-estudantes da instituição. O evento acontece durante dois dias, patrocinado pela própria escola, que disponibiliza inscrições gratuitas para os seus estudantes. O intuito é inserir o aluno do ensino médio em simulações para que ele entenda e solucione de forma prática os principais problemas da atualidade, exercendo funções e deveres de líderes renomados, em organizações internacionais.

As simulações ajudam o estudante a escolher suas futuras carreiras acadêmicas, assim explica Yasmin Méro, Secretária Geral da Evomun. Ela também ponta que a iniciativa conta com uma série de workshops e palestras ministradas por professores do colégio, e contém guias de estudos, preparados pela própria organização, referentes à problemática em discussão para nortear os estudantes em seu desempenho.

Já a Secretária Acadêmica, Aline Miranda, diz que os benefícios são visíveis ao promover debates que dispõem de meios para a prática de habilidades fundamentais no mercado de trabalho, como a oratória, persuasão e negociação, além do aperfeiçoamento da escrita na produção de documentos e matérias. Aline relata também que o projeto permite ao participante crescer e criar vantagens tanto nos vestibulares quanto em entrevistas de emprego.

A divulgação é realizada no próprio colégio pelo Staff do projeto e por meio das redes sociais, como o Instagram @evomunpb. Os alunos que participaram das edições anteriores da Evomun relatam que o projeto se mostra bastante positivo. Um exemplo disso, é o depoimento do Samuel Navarro, estudante da 2ª série do ensino médio:

“A Evomun foi incrível para mim. Pude aprender muito sobre geopolítica e questões internas de países, que enriquecem demais a bagagem de um aluno, além de desfrutar de um debate incrível, bem organizado e com todos muito interessados e inseridos na questão. Adorei demais o tema abordado nesse ano (crise migratória na América Latina e tráfico de armas nas fronteiras), gostaria de ressaltar também a importância dele para preparar uma redação, por exemplo, pois trata de problemáticas que estão muito presentes na América. A equipe me apoiou bastante durante a simulação que participei. A Evomun é um projeto incrível e que merece muito reconhecimento!”.

Alinhado à BNCC, o projeto desenvolveu a competência argumentação com base em fatos, dados e informações confiáveis que faz o aluno formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético.

Texto: Danielle Rodrigues e Tatiany Bezerra.

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