Atualizado em 29 de maio | 2024 por
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o maior exame do Brasil em quantidade de inscritos e responsável pelo ingresso de estudantes em grande parte das universidades públicas e privadas do país. Conhecido por ter um sistema de avaliação e correção rigoroso, todos os anos as redações do Enem geram grande repercussão entre os candidatos.
Antes mesmo da aplicação das redações, escolas e especialistas em ensino tentam antever os possíveis temas, para que os estudantes estejam cada vez mais preparados para dissertar sobre ele.
A busca pela nota máxima começa meses ou até anos antes da realização da prova. Por isso, grandes instituições de ensino começam a instruir seus alunos para o vestibular, já no primeiro ano do Ensino Médio.
A prova é repleta de especificidades. Dessa forma, é importante ter uma gestão escolar atenta a cada um dos seus objetivos e resultados.
Leia também:
- O que é preciso para uma redação nota 1000 no Enem?
- Abordagens pedagógica e os resultados do Enem das escolas privadas
- Confira os resultados do SiSU 2024 e a importância dele para as escolas privadas
- Inteligência artificial na educação: adaptação, desafios e potenciais
Por dentro do ENEM
Este ano, o ENEM completa 26 anos e, desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio é realizado por estudantes de todo o país, visando medir a qualidade do ensino oferecido na educação básica, tanto por escolas públicas quanto privadas. Entretanto, foi em 2009 que a prova se tornou a principal ferramenta de ingresso no ensino superior.
A redação é parte fundamental no exame e ponto decisivo para a nota final do aluno. Seu grande diferencial é que, para além de avaliar a competência leitora e escrita do candidato, ela também explora a capacidade argumentativa sobre o tema proposto.
Por fim, uma proposta de intervenção para o “problema” é a competência final, diferenciando a dissertação do Enem de outros exames de acesso ao ensino superior, promovendo assim, uma abordagem ainda mais reflexiva e crítica. Além disso, todos os anos, os temas são uma surpresa para os candidatos, sendo vistos apenas no momento da prova.
Quem corrige as redações do Enem?
Especialistas escolhidos e preparados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) corrigem as redações. Todos os anos os candidatos passam por um rigoroso processo seletivo e de capacitação.
Os avaliadores são professores da educação básica e superior, especialistas em redação, que, após passarem por todas as etapas de seleção, seguem as diretrizes e critérios de correção estabelecidos pelo INEP.
Após revisadas, as redações passam por uma calibração para verificar se os critérios avaliativos foram seguidos, garantindo consistência e justiça na aplicação das notas. Sendo assim, o INEP estabelece um processo de ‘revisão aleatória’, na qual redações já avaliadas passam pela correção de outros avaliadores.
Além disso, a quantidade de redações corrigidas muda conforme o volume e a demanda, número que pode chegar próximo a 300 candidatos por avaliador.
Escolha do tema das redações do Enem
As redações do Enem mudam de tema todos os anos. Você sabe quais são os critérios para a escolha deles?
Antes da definição, os temas precisam atender alguns pilares e passar por um processo criterioso de curadoria, realizado pelo INEP. Além disso, a partir da escolha do assunto que guiará as dissertações, também são selecionados os textos de apoio que os candidatos consigam situar o tema e o contexto necessário para sua produção.
Entre os critérios de escolha, considera-se a relevância social do tema, ou seja, o quanto o assunto tem sido discutido na atualidade e é capaz de instigar reflexões críticas por parte dos candidatos. Entretanto, a prova deve evitar abordar viés político ou ideológico, para garantir imparcialidade na apresentação e defesa do tema.
O que as redações do Enem tem em comum?
A correção das redações abrange diversos critérios avaliativos. Dessa forma, os candidatos devem estar atentos aos principais marcadores de desempenho.
- Adesão ao tema
- Coerência e coesão
- Originalidade na abordagem
- Adequação gramatical e ortográfica
- Clareza e objetividade
- Argumentação sólida
- Proposta de intervenção
É importante que durante a preparação dos estudantes para a prova, a escola aborde e utilize também esses critérios na correção das redações realizadas durante o ano letivo. Assim, quanto mais esses critérios forem naturalizados com a prática recorrente da escrita, menos dificuldades sentirão no momento do exame.
Ajude seus estudantes a alcançar a redação nota mil
O que a sua escola tem feito para que os alunos tenham o suporte e a preparação necessária para o ENEM?
Uma gestão escolar preocupada com a análise de critérios dos exames e perspicaz na análise dos dados que os estudantes entregam, consequentemente garante mais qualidade no ensino.
Dessa forma, ser reconhecida por oferecer o apoio necessário para a aprovação dos alunos é fundamental para aumentar a captação e retenção desse público. Por isso, pensando em ampliação de negócio, ter uma gestão escolar voltada à construção dessa estratégia é de extrema importância para o crescimento da instituição.
Assim, o básico bem-feito pode resultar em melhoras significativas!
Um bom exemplo disso é ter um sistema de ensino que servirá de suporte para o aprendizado desse estudante, e apoio ao professor no direcionamento do conteúdo. Além disso, estabeleça um calendário de simulados e avaliações, que espelham as competências e critérios abordados no ENEM.
Também é importante ter ferramentas que meçam o desempenho desse aluno durante o ano, permitindo maior visibilidade das dificuldades de cada um e possibilitando que um plano de ensino seja criado para atender essas lacunas de aprendizagem.
Saiba como o SAS Educação pode te ajudar!
O SAS Educação é uma plataforma que oferece soluções completas e integradas para a formação integral dos estudantes.
Por isso, o nosso sistema de avaliações aprimora o processo de Ensino e Aprendizagem através de avaliações robustas, diagnósticos assertivos e exercícios personalizados. Assim utilizamos a inteligência de dados, nossas avaliações e simulados geram relatórios para cada estudante e turma, possibilitando assim um acompanhamento e tomada de decisões estratégicas
Gostou desse post? Deixe seu comentário e se inscreva na newsletter para receber mais conteúdos sobre educação e gestão de escolar!
O SAS pode ajudar sua escola clique no banner e conheça nossas soluções!
Deixe seu comentário