Atualizado em 4 de março | 2024 por SAS

O início do ano é marcado pela grande expectativa dos alunos em relação aos resultados do SISU. Por isso, a divulgação das aprovações é motivo de apreensão e nervosismo de muitos jovens.  

O vestibular é a porta de entrada para a universidade e o pontapé inicial na carreira profissional. Em razão disso, dentre as provas mais disputadas do país, temos o SISU (Sistema de Seleção Unificada).  

Além disso, para as escolas privadas, este também é um momento importante. Desse modo, é através dos resultados do SISU, que é possível metrificar a qualidade do ensino ofertado durante o ano letivo. Além disso, com a ajuda deles, captar novos alunos para o próximo ano. 

A importância do Resultado do SISU para as escolas privadas 

Primordialmente, o objetivo de toda escola privada deve ser alcançar o maior número de alunos. Dessa forma, oferecendo um ensino de qualidade, e que através dele, histórias sejam impactadas. Dessa maneira, ligando a expansão do ensino no país e geração de valor da marca.  

Consequentemente, o resultado do SISU e vestibulares qualificam o ensino que tem sido empregado em sala de aula e constrói o valor da escola. Dessa forma, pensando em captar e reter estudantes, bons resultados de aprovação evidenciam o trabalho feito no dia a dia escolar, se tornando um argumento crucial de venda e revenda da escola.  

Contudo, para entender melhor essa ligação, precisamos refletir sobre a seguinte pergunta: qual é a principal preocupação dos pais ao escolher uma escola?  

Visto isso, dentre todas as motivações comuns, como segurança, acolhimento e localização, a maior delas é o desenvolvimento do aluno. O quanto essa criança ou adolescente irá aprender em determinada instituição e como isso vai contribuir com a sua vida adulta. 

Portanto, as escolas devem estar preocupadas e comprometidas com os resultados do SISU e dos grandes vestibulares.  

Resultado do SISU

O Ministério da Educação (MEC) gerencia o Sistema de Seleção Unificada (SISU) para ofertar vagas no sistema público de ensino superior no Brasil. Assim, o MEC analisa a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) juntamente com a oferta de vagas por modalidade e curso, concorrência e perfil socioeconômico do candidato.

A partir disso, entendemos que o resultado do SISU é uma soma do desempenho do aluno no ENEM, combinado com os fatores externos mencionados acima. Dessa forma, fica claro que a escola tem um papel fundamental nessas aprovações. 

Resultados do SISU 2024 em todo o país 

Conforme os resultados do SISU divulgados pelo MEC, mais de 1,2 milhões de pessoas se inscreveram no SISU este ano, para disputar as 264.181 vagas disponíveis em todo o país.  

Medicina e Direito lideram a lista de cursos mais concorridos em 2024, seguidos por Administração e Psicologia. Confira a tabela abaixo:

Do mesmo modo, no ranking nacional de aprovações, Minas Gerais ocupa o primeiro lugar com mais de 30 mil alunos admitidos em universidades públicas. Em seguida, aparece Rio de Janeiro com cerca de 20 mil aprovados, conforme os resultados do SISU divulgados pelo MEC

Como um bom Sistema de Ensino pode melhorar os Resultados do SISU na sua escola 

Em síntese, um sistema de ensino alinhado com a proposta da escola e às competências da BNCC, desenvolve integralmente o aluno, auxiliando na construção do seu futuro.

Além disso, a escola alcança bons resultados, seja na percepção das famílias em relação ao serviço educacional prestado ou até mesmo nas aprovações em vestibulares, devido a um bom sistema de ensino que se torna um dos responsáveis.

Dessa forma, ter um sistema de ensino que visa ampliar a qualidade do ensino ofertado, aspirando o crescimento e reconhecimento da escola, é fundamental para a retenção e captação de novos alunos.  Assim transmitindo aos pais a segurança de que os alunos estão sendo preparados para o futuro.  

Portanto, do ponto de vista comercial, utilizar um sistema de ensino com um referencial de aprovações em vestibulares, atesta a qualidade do trabalho realizado em sala de aula. Isso porque garante que existe uma inteligência educacional por trás de cada conteúdo, atividade ou prova.  

Como o SAS Educação tem contribuído para colocar escolas no ranking de aprovações do SISU? 

Acompanhando os resultados do SISU divulgado pelo MEC, as escolas parceiras que mais aprovaram estudantes também estão em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Evidenciando a contribuição das soluções do SAS Educação nesse resultado. 

Visto isso, a partir dos Resultados do SISU 2024, do total de aprovações em Medicina e em Direito no país, 10,4% e 8,8% vieram de estudantes de escolas parceiras do SAS Educação, respectivamente. 

O SAS Educação já contribuiu com o crescimento de mais de 1.200 escolas em todo o país através da Plataforma de Ensino. Nossas escolas parceiras contam com um time de Consultores Pedagógicos que auxiliam na construção de um planejamento escolar sólido e comprometido com a qualidade do ensino.  

Entre em contato com um de nossos consultores e informe-se!

5 ☆  ☆  ☆  ☆  ☆

Esse artigo foi útil? Avalie