Atualizado em 12 de agosto | 2022 por SAS

A captação de alunos é uma preocupação da gestão escolar, especialmente com a forte influência das redes sociais que geram modificações nas instituições escolares.

Sabemos que o modo antigo de captação ainda funciona, mas não com tanta eficiência. Por este motivo, é fundamental conhecer estratégias efetivas para a captação de alunos. Então, se o seu intuito é encontrar meios para enfrentar essas barreiras, continue a leitura. 

Hoje, uma das funções dos gestores escolares é realizar a captação, a manutenção e a retenção de alunos efetivos. Portanto, incentivar que os alunos escolham, permaneçam e indiquem a instituição é o grande objetivo dos agentes escolares.

A notícia boa é que um mercado contemporâneo também tem suas vantagens. São inúmeras ferramentas digitais acessíveis para alcançar cada vez mais estudantes. 

Por isso, o SAS Plataforma de Educação trouxe as melhores estratégias para você realizar uma boa captação de alunos, confere só.

O que é a captação de alunos?

É fundamental investir no marketing educacional para alavancar a captação de alunos.

Hoje, é possível estudar pelo YouTube e outras plataformas digitais. Até mesmo perguntas de acadêmicas podem ser facilmente respondidas com um clique do mouse, trazendo o risco de uma sala vazia para uma instituição.

Outra realidade importante é o crescimento das instituições de ensino. No Brasil, nas últimas décadas, pode-se presenciar um movimento de democratização do ensino, impactando no aumento de inúmeras concorrências também. 

Por isso, a captação de alunos é um dos principais objetivos do marketing educacional

Como o risco de uma turma ficar vazia é grande, impactando diretamente nas finanças e no desenvolvimento da instituição, é imprescindível prestar atenção e procurar formas de inverter e contornar essa problemática. 

Neste cenário, é crucial que os gestores invistam em estratégias para potencializar os resultados e aumentar a captação de alunos. É claro que no marketing, como qualquer outra área, existem formas corretas e mais eficientes de se fazer isso, veja só!

Como fazer uma boa captação de alunos?

Definir o público e a persona é necessário para definir estratégias para a captação de alunos.

O processo de marketing para a captação de alunos se dá de várias maneiras. É um processo muito semelhante ao de vendas, mas aqui o gestor planeja e gerencia o ano todo suas estratégias para converter potenciais alunos em matrículas reais

Porém, antes de tudo, é preciso que você defina seu público alvo e sua persona para realizar o processo de captação de alunos de maneira eficiente. 

Defina seu público-alvo

Além da boa avaliação sobre os objetivos da escola, definir o público-alvo ajuda a ter uma noção de onde se deve chegar.

Qual é o seu público? Sua instituição abrange quais tipos de alunos? É um ensino infantil, médio ou superior? É um curso profissionalizante ou técnico? Qual a idade ideal do seu público? Isso é muito importante para definir seu público-alvo e pensar em outros pontos, como o valor da mensalidade. E, assim, qual a idade ideal do seu público? Quanto eles podem pagar? Vão ser os pais que vão pagar? Onde esse público mora? 

Defina sua persona

Para definir sua persona, deve-se decifrar as especificações do público. Uma dica é pensar nos gostos e desejos dos alunos ou dos pais, bem como se o estudante precisa de auxílio de bolsas de estudo, qual o tipo de processo seletivo que ele pode participar, se pensa em realizar intercâmbio, viagens de estudos e outros detalhes. O importante é mapear qual o objetivo dessa pessoa para ingressar na escola.

Com essas demandas definidas, partimos para as estratégias, dá uma olhada!

5 estratégias para uma campanha de captação de alunos

O SAS Educação ajuda você, gestor, no processo de captação de alunos! Confira nossas dicas.

1. Delimite parâmetros

Esta primeira dica pode ser bastante comum, mas é primordial que se estabeleçam delimitações para que todas as ações tenham resultados satisfatórios.

Nesse momento, deve-se definir ações, prazos, responsáveis pela atuação e formas de atuação para alavancar a captação ou retenção de alunos. Por isso, pense em questões como:

  • Em quantos porcentos almeja-se aumentar a captação de alunos?
  • Quais setores estarão envolvidos? 
  • Quem serão os responsáveis? 
  • Quais serão os prazos? 
  • Quais ações serão realizadas? Haverá campanhas?  
  • Qual será a abordagem utilizada? O contato será realizado de forma mais sutil ou mais direta?

2. Procure realçar os diferenciais

Por que a sua escola é a melhor escolha para os alunos ou os pais que você deseja atingir? Os responsáveis pelas crianças e adolescentes procuram pela melhor instituição possível para os estudos, e para garantir o destaque em meio a tantas ofertas, é importante mostrar ao público-alvo quais as atividades, os métodos e as oportunidades que tornam a instituição de ensino diferente e melhor que as outras

Este deve ser um dos primeiros passos ao definir uma estratégia de marketing para a captação de alunos. Alguns diferenciais que podem ser abordados para se destacar da concorrência são: 

3. Promova um bom relacionamento entre escola e comunidade 

A participação da instituição de ensino na comunidade é essencial para a visibilidade, além de tornar a escola bem vista por todos. Promover projetos, manifestações culturais e ações comunitárias ajuda a aproximar e democratizar o ambiente escolar.

Além disso, ao incluir a comunidade, também é possível estreitar o relacionamento com os pais e responsáveis dos alunos. A relação entre escola e família, faz bem tanto para a escola quanto para o desenvolvimento dos estudantes.

Com a inclusão da família no ambiente escolar é possível monitorar com maior eficácia a satisfação e as necessidades dos discentes, conhecendo melhor suas realidades e podendo inovar na captação de alunos. 

Para a escola, também é um bônus devido à facilidade de comunicação em momentos como períodos de matrículas, reuniões de pais e outros avisos importantes.

4. Esteja presente nas redes sociais

Para ter uma existência notória no mercado educacional, o jeito mais fácil é a divulgação via redes sociais, principalmente considerando que o público que compõem a escola são os alunos, que sempre estão conectados nas mídias sociais. 

Redes sociais como Instagram, LinkedIn e Facebook podem auxiliar na captação de alunos de diversas formas, além de também serem grandes portas para encontrar possíveis apoiadores da instituição de ensino. 

Ter uma rotina regular de publicações interessantes, com conteúdos voltados à temática de educação e ensino é uma boa estratégia para instigar a curiosidade de quem está procurando uma escola para ingressar.

5. Fortaleça a retenção de alunos

Além da captação de alunos, a retenção na escola é tão importante quanto. Não adianta ter grandes números em ingresso, mas também ter muita evasão escolar.

Portanto, a escola precisa se preocupar com a manutenção dos alunos, o bem-estar, a realidade de cada um e fazer tudo que estiver ao seu alcance para possibilitar que todos possam continuar seus estudos na instituição de ensino com tranquilidade, saúde e satisfação.

Investindo na retenção dos alunos e na qualidade da escola, com certeza muitos bons frutos serão colhidos como, por exemplo, o aumento de alunos destaque que auxiliam na excelência e qualidade do ensino e na reputação da instituição escolar.

Interessante, né? Quer aprender mais sobre o assunto? Comente nesta publicação para produzirmos mais dicas sobre como fazer boas estratégias de marketing para captar alunos para sua escola! 

Você trabalha na gestão escolar e deseja melhorar a captação de alunos da sua escola? Entre em contato com nossa consultoria e solicite auxílio! Clique no banner abaixo e converse com nossos consultores.