Atualizado em 8 de abril | 2024 por SAS

Quando o futuro da educação começa a ser construído? 

Diante de tantas inovações tecnológicas, o mundo se transforma a cada dia. Para se adaptar a essas mudanças, as pessoas se modificam e criam hábitos que se adequam à nova realidade. 

Com a educação não é diferente, essas transformações têm impactado cada vez mais o mercado educacional, afetando a forma de ensinar e aprender.

Como as escolas construíram o futuro até aqui? 

Aluno utilizando o laboratório de uma escola que investe na infraestrutura escolar.
Uma boa infraestrutura escolar oferece aos seus colaboradores e estudantes ambientes e materiais escolares de qualidade e oportunidades de desenvolvimento.

A primeira escola foi reconhecida na antiga civilização da Mesopotâmia por volta de 3500 a.C. No entanto, o conceito de educação e transmissão de conhecimento existe desde antes disso, com práticas informais de ensino ocorrendo em várias sociedades ao longo da história. 

Na trajetória da humanidade, a escola teve um papel importante na construção da sociedade, na construção do conhecimento e cultura, desenvolvimento de habilidades, formação de cidadãos, promoção da igualdade e da justiça social, inovação e progresso, e a elevação do padrão de vida. 

Um dos maiores marcos das escolas na história foi o estabelecimento da educação formal e instituindo esse como um direito básico de toda criança. Durante esse período, a educação era valorizada por promover o desenvolvimento intelectual e o incentivo à cidadania. 

Nos anos que seguiram, a escola continuou contribuindo com o desenvolvimento social, mas foi no século XX que houve outro grande feito das escolas, o início da educação inclusiva. Nesse momento, aconteceu um movimento global para a inclusão de todas as crianças em uma educação de qualidade, independente das circunstâncias. 

O que é o futuro da educação? 

Diante do cenário de constantes mudanças, é impossível garantir de forma concreta o que acontecerá nos próximos anos. Entretanto, se pensarmos de forma mais analítica, considerando todos os pilares mencionados anteriormente, conseguimos antever quais serão os próximos passos do mercado educacional. 

Portanto, não é um jogo de adivinhações, mas um estudo crítico e atento aos movimentos e tendências no mundo. Visto isso, você sabe quais temas serão mais discutidos pelas escolas nos próximos anos? 

Ademais, no SAS Educação, temos um time pedagógico dedicado para entender quais são essas demandas e tendências educacionais, visando a formação de gestores e professores que poderão transformar a educação no Brasil. 

Dessa forma, listamos abaixo alguns assuntos que estarão cada vez mais presentes nas escolas. 

Inteligência Artificial – O uso da IA e realidade aumentada para personalizar a experiência de aprendizagem. 

Aprendizado personalizado e adaptativo – Utilizando a tecnologia como ferramenta, o ensino tende a ser cada vez mais personalizado e adaptado às necessidades de aprendizado de cada aluno.

Educação socioemocional – Esse tema já está bem presente nas escolas nos últimos anos e continuará sendo abordado nos próximos, dando ênfase no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e saúde mental. 

Colaboração global – A aprendizagem intercultural estará cada vez mais inserida no contexto escolar e, por isso, o ensino bilíngue será fundamental nessa construção. 

Próximos eventos educacionais

Em abril, acontecerão dois eventos educacionais, a Bett Brasil e o Conexão SAS SP, que trarão discussões sobre o futuro da educação no país com profissionais da área. 

Os dois eventos tratam de temas relevantes à gestão escolar e para o cenário educacional, e vale a pena ficar de olho nas discussões propostas neles. Confira as principais informações: 

Conexão SAS SP 

Acontece presencialmente dia 13 de abril, no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), Vila Olímpia – São Paulo. Para participar, é necessário se inscrever e aguardar a confirmação da participação. 

Para saber mais informações, acesse o site oficial. 

Bett Brasil 

O congresso acontecerá entre os dias 23 e 26 de abril, no Expo Center Norte, São Paulo – SP. Os ingressos para congressistas variam entre R$782,00 e R$2.869, havendo visitação gratuita para o público geral. 

Para saber mais informações ou adquirir um ingresso, acesse o site oficial. 

Antevendo e se preparando para o amanhã  

Entendendo que a educação, assim como muitas outras áreas, é um mercado cíclico e necessariamente acompanha todas as mudanças sociocomportamentais, é importante antecipar os próximos passos e estar preparado para eles para manter uma escola atualizada.

Nesse momento, a pergunta que nós fazemos é: como? 

Por isso, é importante acompanhar o cenário mundial de forma macro, com um olhar político, econômico, social, tecnológico e científico. Inevitavelmente, quaisquer mudanças nesses pilares desdobram na educação, colocando novas metodologias de ensino em prática ou deixando outras em desuso. 

Dessa forma, ensinar exige aprender. Para ter um ensino de qualidade, atualizado e assertivo, é importante reservar tempo de aprendizado e preparar todo o time docente, fazendo com que eles também aprendam sobre as novas formas de ensinar e lidar com essas transformações contínuas. 

Logo, ter uma gestão escolar atenta e alinhada com o cenário atual, mas antevendo quais serão os próximos passos, pode ser desafiador em alguns momentos, pela velocidade que esses movimentos acontecem. Entretanto, torna-se essencial para qualquer escola. 

Os gestores como protagonistas na construção do futuro da educação  

Quando falamos de educação e escolas, todas as pessoas que compõem essa estrutura são fundamentais para que o aprendizado do estudante aconteça. Entretanto, pensando na ampliação do ensino e na formação de estratégias que vão ampliar a educação do Brasil, o gestor escolar é quem deve ficar responsável por essa missão. 

Além disso, é papel da gestão buscar e oferecer ferramentas que proporcionem um melhor ambiente de ensino, atento às inovações e transformações do cenário educacional, para que a aprendizagem aconteça em compasso com a atualidade. Por isso, manter-se como referência educacional da escola é tão importante para o gestor. 

Portanto, a educação seguirá se atualizando, criando metodologias e formatos de ensino, adequando-se às necessidades dos alunos. Por isso, o SAS Educação seguirá desenvolvendo soluções e oferecendo suporte que ajudarão as escolas a crescerem cada vez mais, proporcionando um desenvolvimento saudável e sustentável do ensino, por todo o país. 

Gostou desse post? Deixe seu comentário e inscreva-se na newsletter para receber mais conteúdos sobre educação e gestão escolar! 

O SAS pode ajudar sua escola. Clique no banner e conheça nossas soluções!