Atualizado em 29 de setembro | 2021 por
A parceria entre as escolas e as famílias é parte fundamental de uma educação bem-sucedida. Diversos estudos comprovam a importância dessa parceria para os alunos.
A pesquisa “Os pais e aprendizagem dos filhos”, realizada por Sam Redding, da Academia Internacional da Educação, da Unesco, traz uma abordagem que levanta reflexões significativas sobre a importância da parceria entre as escolas e as famílias.
O autor aponta que, quando os pais demonstram interesse pelo o que o(a) filho(a) vive na escola, os alunos se dedicam e se esforçam mais, uma vez que se sentem mais amados e apoiados.
Nesse sentido, hábitos adotados pelos familiares podem contribuir para um melhor desempenho dos alunos, tais como:
✅ Estabelecer uma rotina de estudos em casa;
✅ Incentivar a leitura à outras atividades, como ver televisão, navegar nas redes sociais e jogar videogame, por exemplo;
✅ Estimular o interesse por hobbies, jogos e atividades com alto valor educativo;
✅ Conhecer melhor o progresso dos filhos na escola.
Compreendendo a importância da parceria entre as escolas e as famílias, o que é possível fazer para fortalecer esse relacionamento?
São muitas possibilidades, mas, neste conteúdo, queremos te apresentar oportunidades – ainda pouco exploradas – que surgem com as novas tecnologias. Neste caso em específico, uma ferramenta de comunicação escolar.
No SAS, por exemplo, temos o SAS Conecta: uma plataforma de relacionamento escolar desenvolvida em parceria com a Escola em Movimento.
Esperamos que goste das dicas e consiga aplicá-las em seu dia a dia! Continue a leitura!
Engaje a comunidade escolar enviando conteúdo relevante
A pandemia pode ter acelerado o processo, mas o consumo de conteúdo pelo smartphone já era uma tendência.
Segundo dados do relatório Estado de Serviços Móveis, o Brasil é um dos 05 países do mundo em que as pessoas mais passam tempo usando smartphones.
São mais de quatro horas por dia, em média, gastas por cada brasileiro olhando para a tela do celular.
Usando ferramentas como SAS Conecta, por exemplo, a escola tem todos os pais, alunos e colaboradores como usuários em uma só ferramenta e, assim, a comunicação torna-se muito mais simples.
Com este novo canal de comunicação, é possível enviar mensagens, fotos, vídeos e demais conteúdos em um volume maior, mas com um esforço menor.
Ao compartilhar mais informações sobre o que os alunos vivem na escola, os pais ganham mais contexto sobre como podem ajudar em casa no desenvolvimento educacional dos filhos.
Na Educação Infantil, os pais vão gostar de receber detalhes da rotina e também ver no celular as fotos que vão querer guardar para sempre.
Já no Fundamental e Médio, uma comunicação ágil e eficaz ajuda os responsáveis a ter uma visão geral sobre a evolução dos filhos.
Com uma boa estratégia de comunicação, a sua escola pode aumentar e muito a qualidade do relacionamento e parceria da escola com as famílias.
E com boas ferramentas em mãos, os profissionais da escola conseguem fazer tudo isso sendo, ao mesmo tempo, mais produtivos.
Use a tecnologia para alinhar expectativas sobre o atendimento e resolver as demandas com mais agilidade
O atendimento é parte essencial de qualquer negócio e, obviamente, em uma escola não é diferente.
Quando o assunto é atendimento, é sempre bom pensarmos em nós mesmos como consumidores. Se você precisa resolver uma pendência com a operadora de telefone e não consegue resolver a demanda, essa relação fica desgastada, não é mesmo?
Agora, pense em como o pai, a mãe ou o aluno da sua instituição se sentem quando precisam de um atendimento de alguém da sua equipe.
Essa pessoa tem os canais facilmente acessíveis? Ou ela precisa enfrentar filas na secretaria, ligar na escola algumas vezes ou ter alguns e-mails não respondidos?
Já sob a ótica do profissional da escola, quem fica responsável pelo atendimento tem boas ferramentas para ter agilidade e clareza sobre como resolver as demandas?
A funcionalidade de atendimento do aplicativo SAS Conecta pode ser uma excelente aliada para sua escola alinhar expectativas e resolver as demandas de maneira mais prática e fortalecer a parceria entre as escolas e as famílias.
A solução funciona de uma forma bem simples. Primeiro, a escola cria os canais de atendimento no app, como por exemplo o “Fale com o Financeiro”, “Fale com a Secretaria” ou “Fale com o Professor”, entre outros.
Para cada canal, é possível definir quem pode entrar em contato, assim como configurar quem são as pessoas que respondem por cada canal.
Na prática, o recurso de atendimento faz com que as solicitações feitas pelas famílias já cheguem diretamente para as pessoas responsáveis por cada tipo de demanda.
Essas pessoas fazem o atendimento no tempo programado, e com isso há menos insatisfação com filas, telefonemas não atendidos e atritos de comunicação.
Com os números gerais do atendimento oferecido na plataforma SAS Conecta, é possível verificar o que está funcionando bem e o que precisa ser aprimorado.
Outros benefícios:
- Alinhe as expectativas entre pais, alunos e os atendentes configurando lembretes automáticos;
- Tenha dados completos sobre o tempo de atendimento e a satisfação com a resolução de demandas;
- Tenha autonomia para configurar a funcionalidade de acordo com as suas necessidades.
Deixe a agenda escolar na palma da mão de cada membro da comunidade escolar
Outra vantagem que a escola tem em centralizar toda a comunicação em uma ferramenta, como o SAS Conecta, é a possibilidade de gerar conhecimento sobre toda a agenda escolar, o que fortalece a parceria entre as escolas e as famílias.
Com a funcionalidade de calendário e agenda, é possível colocar as datas de provas, eventos, reuniões, configurar lembretes e deixar todo mundo por dentro de todo o cronograma da instituição.
A vantagem é que, com uma ferramenta assim, é possível enviar convites por aluno, turma, série, responsável, ou pra todos da escola, com poucos cliques.
É possível, também, enviar convites e assim ter a confirmação de presença e ganhar uma previsibilidade sobre o número de presentes, em determinado evento ou reunião.
Aumente a qualidade da comunicação sobre a rotina e otimize o trabalho da equipe
O SAS Conecta é pensado para que a qualidade de comunicação entre pais e escola evolua. A tecnologia, quando bem usada, também ajuda a aumentar a produtividade de toda a equipe da escola.
Para substituir as agendas de papel, ainda usadas por muitas escolas, o Diário de turma é uma funcionalidade que permite o preenchimento de toda a rotina escolar pelo smartphone, tablet ou computador.
Com os modelos prontos configurados na plataforma, os professores só precisam selecionar as informações, aluno por aluno, e o diário é disparado para os pais.
O nível de detalhamento das informações é alto, ao mesmo tempo em que o tempo para realizar o preenchimento dos modelos é bem menor que com a agenda de papel.
Configura alguns dos modelos de Diário de turma:
- Alimentação;
- Atividades realizadas;
- Banho;
- Rotina fisiológica;
- Conteúdo ministrado;
- Sono;
- Lição de casa;
- Cardápio.
Aumente a interatividade e tenha mais dados valiosos sobre os pais e alunos
O recurso de enquetes, disponível no aplicativo SAS Conecta, permite que sua escola envie aos pais e alunos questionários que podem ser respondidos diretamente no smartphone.
Com a facilidade para enviar uma enquete e também para respondê-la pelo app, sua escola pode utilizá-la em vários contextos.
Por exemplo, deseja saber a melhor data para a reunião de pais? Quer o apoio da comunidade escolar para escolher o novo uniforme? Crie enquetes para elevar o relacionamento a um novo nível.
O recurso de enquetes é mais um meio para a sua escola ouvir os pais e alunos. Com os feedbacks, você pode ter aprendizados e dados que te ajudam a tomar decisões melhores.
Confira algumas das outras possibilidades:
- Crie uma pesquisa NPS para entender como está a satisfação das famílias com a sua escola;
- Crie questionários com respostas fechadas ou abertas;
- Envie individualmente, para toda uma turma, série ou toda escola, em poucos cliques;
- Análise quantitativa ou qualitativa das respostas;
- Insira imagens nos questionários e torne a interatividade mais rica.
Aumente o nível de personalização e encante mais as famílias
Com um aplicativo como o SAS Conecta, a sua escola também tem possibilidade de personalizar a comunicação.
Para pensarmos melhor sobre o valor disso, podemos refletir sobre o sucesso das redes sociais.
O Facebook, por exemplo, tornou-se uma das empresas mais bem sucedidas do mundo porque criou um algoritmo que mostra, para cada um dos usuários, os posts que mais lhe interessam.
Se os usuários da rede acessarem o site e não receberem conteúdos alinhados ao que querem ver, eles não acessariam tanto o site.
Agora, invertendo para o cenário de uma escola, o que um pai de um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental sentiria se entrasse no aplicativo da escola e só visse conteúdos relacionados à Educação Infantil?
A tendência é que ele se interesse cada vez menos pelo conteúdo enviado por aquela ferramenta, porque entende que aquilo não é do seu interesse.
Ao enviar um comunicado pelo aplicativo, você pode selecionar a escola inteira, uma turma, série, turno ou pode, até mesmo, mandar o conteúdo individualmente para cada aluno ou responsável.
A possibilidade de escolher os destinatários de múltiplas formas é o que simplifica a personalização.
Ao disparar conteúdo relevante para as pessoas certas, em cada contexto, sua escola está muito mais próxima de ter uma comunicação realmente incrível e, assim, engajar as famílias com a educação.
Aproveite a simplicidade oferecida pela tecnologia para personalizar a comunicação e elevar a parceria com as famílias a um outro nível.
Conclusão
Um uso inteligente da tecnologia pode ajudar muito a sua escola a estreitar o relacionamento e a parceria entre as escolas e as famílias.
A tecnologia contribui para melhorar processos, permitindo que os colaboradores da escola sejam mais produtivos.
Além disso, ferramentas como o SAS Conecta permitem um relacionamento mais próximo dos educadores (e gestores e coordenadores) com os pais.
As vantagens de um melhor relacionamento com os responsáveis vão além da melhoria dos resultados pedagógicos.
Essa é, também, uma grande necessidade de negócio de uma instituição de ensino. Afinal, para reter alunos é necessário que os pais estejam satisfeitos.
E para atrair novos alunos, é importante que os pais e alunos, que já são clientes, falem bem da sua instituição para as demais. As indicações costumam ser o canal de atração mais eficiente de uma instituição de ensino.
Ao investir na comunicação, no atendimento e no relacionamento, a sua escola gera melhores experiências para os pais e alunos. E todos saem ganhando com o fortalecimento dessa parceria. 🙂
Quer saber mais sobre o SAS Conecta e outras soluções do SAS? Entre em contato conosco!
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