Atualizado em 6 de agosto | 2021 por SAS

A tecnologia faz parte do nosso cotidiano. Ela está nos smartphones, nas aulas on-line, em impressoras 3D, etc. Porém, quando se fala em tecnologia na gestão escolar, o território ainda é nebuloso e existem muitas dúvidas sobre como aplicá-la.

Como adaptar a tecnologia no cotidiano escolar? Ela pode ajudar na conexão da escola com os alunos e as famílias? Por onde começo a trazer a tecnologia para a gestão educacional?

O SAS está aqui para ajudar a desmistificar esse cenário. Vamos abordar os principais aspectos relacionados ao assunto e apresentar o case de sucesso de uma das nossas escolas parceiras: a Escola São Domingos. Venha com a gente!

O que são tecnologias de gestão?

Utilizar a tecnologia de gestão de forma estratégica pode facilitar o dia a dia do gestor.

A tecnologia de gestão é um conceito que envolve o uso de ferramentas da área da informática para otimizar atividades gerenciais. Ela é extremamente importante para a gestão estratégica de qualquer negócio, incluindo as escolas.

Há alguns anos, a tecnologia ficava restrita às áreas operacionais ou de manutenção de uma empresa. Porém, isso mudou completamente com o avanço da internet e o grande volume de informações circulando na sociedade.

Hoje, a  tecnologia de gestão é utilizada estrategicamente e oferece aos gestores conhecimento sobre o  time e a comunidade que atinge. No contexto escolar, isso faz com que o gestor consiga atender as necessidades dos docentes, alunos e familiares.  

Quais são as tecnologias aplicadas na gestão escolar?

O ensino híbrido é uma tendência que veio para ficar na tecnologia de gestão da escola.

Colocar a tecnologia de gestão na escola em prática não é algo complicado. Aqui selecionamos seis sugestões de tecnologias para você promover grandes mudanças com ações simples, que vão facilitar e otimizar os processos da sua escola.

Utilização da secretaria virtual

A secretaria virtual é um sistema por meio do qual as famílias conseguem acessar questões financeiras e acadêmicas do aluno de forma rápida e sem sair de casa. Isso é muito útil para os gestores, pois otimiza as atividades cotidianas, melhorando o tempo de resposta e os custos.

As secretarias virtuais ajudam a fortalecer a relação entre a família e a escola, aumentando o desempenho escolar dos estudantes, reduzindo conflitos e ajudando na visibilidade da instituição na comunidade escolar. Para conhecer mais sobre a importância e os benefícios dessa parceria, clique aqui e confira nosso texto. 

Algumas ferramentas podem ajudar no momento de implementar uma secretaria virtual, tais como: o Google Now, o Evernote, o 24Me e o Dropbox.

Adoção da biblioteca virtual

A criação da biblioteca virtual é uma tecnologia de gestão muito útil, pois automatiza vários processos. Por meio dela, o aluno consegue, por exemplo, verificar livros disponíveis para empréstimo e fazer reservas.

Dependendo da plataforma usada, a escola também consegue disponibilizar e-books para estudo, tudo de forma remota. Isso acaba com problemas de perda de livros, deterioração e com a necessidade de adquirir vários exemplares de uma mesma obra. 

Criação de blogs e portais

Os blogs e os portais de informação são ótimas ferramentas para os gestores aproximarem a escola da comunidade externa, bem como valorizarem seus alunos.

Para isso, você deve realizar publicações regulares com conteúdos educativos e registros das atividades realizadas na escola, incluindo jogos e feira de ciências.

Uso de plataformas de atendimento online

Como a sua escola realiza a comunicação com as famílias? Ela possui algum sistema para gerenciar estas informações? Caso a resposta seja “não”, vale a pena investir em plataformas de atendimento online.

Essa é uma tecnologia de gestão que vai ajudá-lo a ter maior controle sobre o processo de suporte da instituição. Afinal, você poderá visualizar todos os contatos, analisar os períodos de maior interação, bem como as informações mais solicitadas e, assim, criar estratégias para atender melhor a sua comunidade.

A plataforma também irá agilizar os processos e diminuir custos com a contratação de mais atendentes. Algumas boas ferramentas para essa proposta são o Helpdesk Tomticket, o Google Hangouts, o Zoom e o Zendesk.

Implantação de uma boa plataforma LMS

Quando falamos em aulas on-line e ensino híbrido é vital que a escola invista em uma boa plataforma LMS, como, por exemplo, o Portal SAS. É por meio deste sistema que o aluno terá acesso ao material didático, às avaliações, aos exercícios e às aulas.

Além de ser importante para o estudante, a plataforma é essencial para a tecnologia de gestão. Afinal, por meio dela, é possível ter acesso a muitos dados, incluindo taxa de evasão, rendimento do aluno e avaliação dos professores.

Outras ferramentas educacionais em modelo on-line

Aqui podemos citar o uso de:

  • Plataformas de exercícios gamificados , como por exemplo, a plataforma Eureka! do SAS;
  • Plataformas para a realização de aulas por meio de videoconferência;
  • Sistemas de avaliação digital;
  • Chat para tirar dúvidas pontuais com os professores;
  • Liberação de programas digitais como o Office 365.

Tudo isso otimiza o ensino e deve ser pensado pela tecnologia de gestão da escola.

5 benefícios da tecnologia de gestão na escola

A tecnologia de gestão traz benefícios para os gestores, coordenadores pedagógicos, educadores, discentes e famílias.

Existem várias vantagens para você investir na tecnologia de gestão dentro da instituição de ensino onde atua. Aqui, selecionamos cinco delas.

  1. Redução de custos

A tecnologia automatiza vários processos e isso reduz custos a longo prazo, principalmente com a contratação de funcionários.

  1. Eficiência operacional

Quando você utiliza as ferramentas tecnológicas certas, isso gera maior precisão e velocidade de resposta do que se fosse utilizado apenas processos manuais.

  1. Facilidade de interação

Usando sistemas específicos de comunicação, é possível melhorar a interação entre alunos e professores, escola e família e entre os próprios colaboradores internos. Essa interatividade faz com que os gestores consigam repassar informações, receber feedbacks e trabalhar de modo mais colaborativo.

Uma ótima ferramenta de tecnologia de gestão para a escola melhorar seu processo de comunicação com pais e alunos é o SAS Conecta. Ele é um sistema desenvolvido pelos nossos especialistas que oferece diversas funcionalidades.

  1. Agilidade de resposta

A agilidade de resposta aparece aqui tanto no contato com alunos e pais quanto com a comunidade externa.

Usando ferramentas de help desk, por exemplo, você gerencia todo o processo de atendimento. E, assim, consegue definir o que pode ter uma resposta automática, o que tem prioridade, o que são dúvidas, elogios e reclamações, quais os contatos recorrentes, etc.

  1. Melhoria na tomada de decisão

Dentro da escola, a tecnologia de gestão ajuda na tomada de decisões, tanto relacionadas a questões pedagógicas, quanto ações de divulgação ou processos administrativos. Tudo isso por conta dos dados coletados por meio das ferramentas tecnológicas.

Além disso, esses benefícios contribuem, direta e indiretamente, no fortalecimento da relação família e escola, o que traz impactos positivos tanto para a imagem da escola na comunidade, quanto para os alunos e colaboradores.

Conheça um case de sucesso

Agora você entende o que é tecnologia de gestão e sua importância para as escolas. Então, chegou o momento de conhecer o caso real de uma instituição de ensino que adotou várias tecnologias para melhorar sua gestão educacional. 

Para fazer essas mudanças, a Escola São Domingos contou com a parceria e orientação dos profissionais aqui do SAS.

Escola São Domingos

O São Domingos fica localizado em Vitória, no Espírito Santo. Fundado em 1973, época em que pouco se falava em tecnologia, atualmente, a escola colhe os benefícios de utilizar tecnologia de gestão.

O processo de implementação foi abraçado como um projeto importante na Instituição, que iniciou definindo os pontos primordiais para essa evolução.

Assim, eles chegaram a cinco objetivos principais no momento de realizar as mudanças:

1. Ter infraestrutura e plataformas  adequadas para lidar com o ensino adaptativo;

2. Selecionar um kit de transmissão de aula para ser usado na escola e em casa;

3. Aprender a trabalhar melhor com dados;

4. Criar estruturas mais robustas de tecnologia para a escola;

5. Desenvolver um setor específico para acompanhar os dados coletados.

Os gestores da escola escolheram o SAS como a plataforma de educação parceira no momento de implementar as práticas da tecnologia de gestão na instituição. Os nossos especialistas realizaram simulados e fizeram uma análise completa de resultados antes que as mudanças fossem, de fato, implantadas.

Para colocar essas mudanças em prática, a Escola São Domingos, primeiro, capacitou os colaboradores na área de tecnologia. Além disso, a Instituição montou uma estrutura para as aulas remotas e, mesmo lidando com a resistência de algumas famílias às transformações, desenvolveu um projeto de suporte que contemplasse a todos. 

O Projeto Expandir tem o objetivo de ajudar alunos e professores a lidar com as transformações vivenciadas na atualidade. Ele possui plataformas com tutoriais, que explicam sobre as soluções tecnológicas adotadas pela escola e ajuda a comunidade interna a manter-se unida, seja no formato presencial ou remoto.

O sucesso das ações

No caso do São Domingos, algumas ações de sucesso foram:

  • Utilização de help desk terceirizada multicanal, com chat ao vivo e suporte em diversas áreas como pedagógica, software e até emocional;
  • Distribuição de notebooks para professores e pedagogos;
  • Melhoria da infraestrutura em relação à tecnologia;
  • Criação de um sistema de secretaria virtual;
  • Desenvolvimento do Projeto Expandir.

O uso da tecnologia de gestão tornou a tomada de decisões mais ágil, preparando a escola para as migrações entre as  modalidades de ensino presencial, remoto ou híbrido, com a garantia que independentemente do formato, ter o suporte da plataforma adequada e construir uma infraestrutura, facilita a transição. 

Invista na tecnologia de gestão

Economize tempo e dinheiro ao utilizar a tecnologia de gestão para alinhar a comunidade escolar.

A tecnologia de gestão auxilia a escolar a lidar com as informações das plataformas tecnológicas de modo eficiente. Além disso, por meio das novas tecnologias, o gestor consegue interagir mais facilmente com funcionários, alunos, pais e professores e coletar dados importantes.

De forma estratégica e baseando-se em dados é possível construir um planejamento mais estruturado em processos que rodeiam o ambiente escolar e gerar valor para a comunidade interna e externa.

Contar com um bom parceiro nesse momento é fundamental e o SAS está aqui para ajudá-lo nessa jornada! Clique no banner abaixo e converse agora com um de nossos consultores.