Atualizado em 18 de agosto | 2021 por SAS

Instituições selecionadas foram reconhecidas durante o Fórum de Mantenedores, evento interno do SAS, realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2021. Mais de 50 escolas foram premiadas em oito categorias

Durante o Fórum de Mantenedores 2021, evento voltado às mais de 950 escolas parceiras em todo o país, o SAS Plataforma de Educação anunciou os vencedores da 2ª edição do “Prêmio Escolas que Inspiram”, criado para reconhecer as instituições que se destacaram durante o ano.

 A lista das mais de 50 escolas parceiras selecionadas foi divulgada durante o último dia do evento. Foram premiadas instituições de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

“No ano passado, diante do cenário desafiador causado pela pandemia, sentimos a necessidade de prestigiar e compartilhar as boas práticas adotadas pelas escolas e professores da nossa rede. O ‘Prêmio Escolas que Inspiram’ surgiu quando as instituições estavam se reinventando para atender as novas demandas da comunidade escolar e, desde então, temos acompanhado histórias de sucesso que merecem esse destaque. É uma grande honra trilhar ao lado de tantos profissionais que se dedicam e se superam a cada dia”, afirma Marcos Moriggi, Diretor Nacional de Consultoria Pedagógica do SAS Plataforma de Educação.

A banca responsável pela seleção dos vencedores foi composta por Claudia Costin, do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) e uma das criadoras do movimento Todos Pela Educação; Mozart Neves Ramos, do Instituto de Estudos Avançados da USP e ex-diretor no Instituto Ayrton Senna; Rafael Parente, da BEI Educação e Presidente do Conselho do CEIPE; e Sônia Colombo, da HUMUS Consultoria e consultora nas áreas de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas.

Veja abaixo as escolas vencedoras em cada categoria:

A categoria “Educação Infantil” elegeu projetos com foco em dar sentido criativo à aprendizagem no segmento, estimulando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. As instituições escolhidas foram: Caminho Kids (RS) e Escola Paulo Freire (MS).  

A categoria “Formação Pedagógica” selecionou projetos com impacto significativo no desenvolvimento do corpo docente e/ou coordenação da escola. As escolas vencedoras foram: Colégio Santa Úrsula (AL) e Colégio Educallis (MA). 

Já a categoria “Gestão de Excelência” premiou projetos de gestão que contribuíram para a superação das limitações organizacionais, com atuação significativa na retenção e/ou na captação de alunos. As campeãs foram: Colégio Plank (SP) e Caminho do Saber (RS).  

Na categoria “Iniciativas Socioemocionais”, os projetos selecionados tinham foco na promoção do desenvolvimento intencional de competências socioemocionais da comunidade escolar. As eleitas foram: Colégio João Paulo I Sul (RS) e Colégio Cathedral (MT). 

Em “Inovação” foram escolhidos projetos que conseguiram criar uma solução inovadora e de impacto para atender melhor a comunidade escolar através da utilização de tecnologias. As vencedoras foram: Colégio Carbonell (SP) e Colégio Plank (SP). 

A categoria “Professores que Inspiram” escolheu projetos de professores excepcionais, líderes na sua comunidade escolar e capazes de inspirar seus alunos. Os educadores selecionados representam as instituições: Escola Paideia (SP), Colégio Simetria (GO), Colégio Miranda (SP), Colégio Porto Alvorada (SP), Colégio Santa Maria (CE), Cooperativa de Ensino Santa Rita (SP), Escola Santa Teresinha (MA), Colégio Santa Clara (GO), Instituto Nossa Senhora da Piedade (BA), Colégio Maria Helena (BA), Colégio Santíssimo Sacramento (AL), Externato Rio Branco (SP), Instituto Educacional Deputado Waldir Filho (MA), Escola Monteiro Lobato (SP), Colégio Lindezir Batista (CE), Escola CEIB (SC), Colégio Machado de Assis (PI), Colégio Carbonell (SP), Colégio Ana Tereza (BA), Caminho do Saber (RS) e Instituto Nossa Senhora da Piedade (RJ). 

As instituições escolhidas na categoria “Eureka” foram as mais engajadas na plataforma do SAS. As campeãs foram: Centro Educacional Santo Agostinho (RN), Escola Pintando o Sete (SP), Escola CEIB (SC), Colégio Presbiteriano Augusto Galvão (BA), Instituto MDA (CE), Colégio Alicerce (MT), Escola Magia do Saber (CE), Escola Paulo Freire (MS), Colégio Clovis Beviláqua (CE). 

A categoria “Alto Desempenho” elegeu as instituições que apresentaram bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021: Colégio Ari de Sá Cavalcante (CE), Over Colégio e Curso (RN), Colégio Master (SE), Sistema Gabarito (MG), Instituto Dom Barreto (PI), Instituto Educacional São José (PI), Colégio CPI (PI), Evolução Cursos (CE), Colégio Diocesano de Caruaru (PE), Colégio Pódion (DF), Escola Leonardo Da Vinci (DF), Colégio Simbios (GO), Colégio Diocesano Santa Luzia (RN), Colégio Luciano Feijão (CE), Colégio Nossa Senhora das Neves (RN), Colégio Energia Florianópolis (SC), Colégio Fibonacci (MG), Colégio Santo Antonio (MG), CMPM II (AM), Equação Certa (PI). 

Todos os projetos desenvolvidos mostram a dedicação das escolas em inovar, trabalhando por uma Educação de Excelência e unindo-se à tecnologia para superar desafios.

Contar com um bom parceiro que te ajude a superar os desafios da sua escola é fundamental e o SAS está aqui para ajudá-lo nessa jornada! Clique no banner abaixo e converse agora com um de nossos consultores.