Atualizado em 29 de setembro | 2021 por SAS

As plataformas LMS apresentam diferentes soluções que facilitam o ensino remoto e engajam os alunos. Mas, antes de tudo, é fundamental escolher qual a melhor LMS para atender as necessidades da sua instituição de ensino. 

Aqui, vamos explicar o que é uma plataforma LMS e como otimizar o seu uso nas aulas on-line. Acompanhe o SAS e saiba mais sobre essa excelente ferramenta.

O que é uma plataforma LMS?

Uma menina realizando aula online por meio da plataforma LMS
Aulas on-line e gestão escolar híbrida: aproveite todos os recursos da plataforma LMS.

A sigla LMS significa Learning Management System, que pode ser traduzido como Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem. Isso já nos fornece algumas pistas sobre o que é uma plataforma LMS. 

Podemos afirmar que a LMS é um software que contribui para gerenciar dados voltados ao uso digital. Isso vale muito para os sistemas de ensino que utilizam bancos de dados para organizar os recursos humanos, avaliação, ensino e fornecer materiais para capacitações em geral. 

A plataforma LMS oferece, justamente, a competência de unir, em um só programa,  ferramentas que gerem a organização escolar facilmente. Por isso, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado educacional.

Além disso, outra vantagem da LMS para as escolas é a viabilidade de oferecer aulas on-line, favorecendo os ensinos híbrido e remoto, ao mesmo tempo que une ferramentas de gestão de aprendizagem, self-learning e gamificação. 

LMS como plataforma de ensino a distância

A implementação da plataforma LMS pode ser pensada, não apenas como o meio pelo qual as aulas on-line vão acontecer, mas também como uma forma divertida de aprender, o que melhora o engajamento do estudante nas atividades híbridas e remotas. Em tempos atuais, com os desafios do estudo a distância, entender a fundo o que é uma plataforma LMS contribui para repensar em soluções de otimizar tanto o ensino como a gestão escolar.

Gamificação

A gamificação é uma forma de promover conhecimentos através de elementos de games para contextos de não jogos, como a educação, engajando e motivando os alunos com uma forma de trabalhar os conteúdos por meio de pontuações, trilhas, desafios e missões, fases e recompensas. 

O educador pode escolher como deseja aplicar a gamificação, mas deve observar sempre se está construindo essa atividade dentro das ferramentas que a plataforma LMS disponibiliza. Em outras palavras, o professor pode utilizar apenas alguns pontos para aplicar as tarefas gamificadas ou buscar unir várias habilidades que a gamificação emprega no seu uso.

A gamificação no contexto escolar pode reduzir a evasão escolar e aumentar o interesse, a criatividade e o foco dos alunos. O resultado são estudantes mais preparados e motivados.  Quer conferir o que é uma plataforma LMS gamificada? O SAS desenvolveu a plataforma Eureka! pensando nessa interface. Confira e utilize na sua escola!

Avaliações dinâmicas e criativas

As avaliações criativas e dinâmicas também colaboram com o interesse e motivação dos alunos e podem se valer de diferentes recursos da plataforma LMS. A avaliação interativa e digital busca trazer um formato baseado no construtivismo, que é resultado do processo exploratório do aluno.Assim, os estudantes são convidados a produzir as respostas das avaliações por meio de caminhos variados, mediante avaliações interativas e dinâmicas, que o convidam a construir o conhecimento ativamente, reforçando o processo de aprendizagem.

Outros benefícios da plataforma LMS

Ensino mais atrativo e motivador são algumas das vantagens de utilizar a plataforma LMS.

Certamente é possível enumerar mais algumas vantagens da plataforma LMS, tais como:

  • Gera métricas sobre o processo de ensino e aprendizagem: a plataforma LMS permite ter uma dimensão do aproveitamento dos alunos de forma rápida e precisa. Dessa forma, a escola consegue acompanhar o desempenho do aluno e realizar melhorias pontuais de forma rápida. Além de também trazer dados precisos de outros setores, como por exemplo a visibilidade da escola na comunidade, que tem o intuito de direcionar ações e campanhas futuras.
  • Permite a hibridização de outros setores da escola: a plataforma LMS contribui em aspectos da gestão administrativa e financeira da escola e, até mesmo, com atividades entre os colaboradores e comunidade. Assim, a plataforma LMS funciona como um alternativa para a hibridização de setores variados da escola, o que impulsiona a colaboração, pois ocorre uma espécie de fusão de setores que estavam distantes.
  • Controle de acesso:  maior controle de frequência e participação dos alunos através da própria estrutura que a plataforma LMS oferece. O professor consegue visualizar o acesso e até postagens dos estudantes dentro do próprio sistema. Além disso, permite o agrupamento de classes conforme disciplinas ou áreas de interesse, contribuindo com a interdisciplinaridade. Os gestores podem ter o relatório de acessos, o que reflete inclusive dentro das métricas.
  • Gestão de sala de aula e emissão de relatórios: por meio da plataforma LMS o professor consegue acompanhar a eficiência do processo de ensino-aprendizagem mais facilmente, realizando alterações pontuais no planejamento sempre que necessário.  

Como escolher uma plataforma LMS?

Avalie todas as informações e necessidades da escola antes de escolher a plataforma LMS.

Com o intuito de escolher a melhor plataforma LMS para sua instituição de ensino, é importante observar os seguintes pontos:

  1. Verificar o fornecedor: pesquise a reputação e a idoneidade da empresa que fornece a plataforma LMS. É importante optar por uma organização sólida que tenha boas indicações.
  2. Verificar a segurança do software: consulte o responsável da área de tecnologia da sua escola e avalie todos os detalhes relevantes sobre o software: como funciona? Quais recursos oferece? Permite acessibilidade adequada para todos os alunos da escola? Compare e escolha aquele que melhor atende suas necessidades.
  3. Avaliar a adaptação das ferramentas e funcionalidades da plataforma à realidade escolar: tão importante quanto escolher a plataforma LMS correta para cada instituição é verificar como a escola se adapta ao sistema selecionado para trabalhar. Logo após a aquisição da plataforma LMS é importante treinar aqueles que irão operar diretamente no sistema. Alguns funcionários treinados pertencerão ao setor administrativo e outros ao pedagógico, então, forneça treinamentos diferentes e específicos para a necessidade de cada um deles.
  4. É possível customizar a plataforma LMS? Escolha a plataforma LMS que melhor se adeque às necessidades de personalização da sua escola, sobretudo, com o objetivo de aproximar o aluno e fortalecer a imagem da instituição na comunidade.
  5. Gestão escolar: é possível fazer um investimento na plataforma LMS? Existem algumas opções de plataforma LMS on-line gratuitas, porém seus recursos são limitados. Por isso, antes de escolher, pense no orçamento da escola, pesquise e compare os custos.
  6. Consultar a equipe escolar:  ouça os feedbacks daqueles que trabalham diretamente com a plataforma LMS: os professores, alunos e funcionários da gestão escolar. Essas informações auxiliarão a pensar em adaptações no sistema. Mantenha esse canal de escuta aberto permanente, para sempre estar em sintonia e promover as melhorias.

Quais as melhores plataformas LMS?

Acompanhe a experiência dos estudantes, professores e funcionários na plataforma LMS e realize melhorias sempre que necessário.

Essa pergunta é difícil de ser respondida, pois depende do tamanho e das demandas da sua escola, por isso, desconfie de respostas muito certeiras.

Podemos deixar aqui algumas dicas, tais como Moodle ou o Apollo, como bons exemplos de plataformas gratuitas, que possuem extensões pagas. Ou ainda o Google Classroom, que é uma opção paga. 

A dica é pesquisar e comparar, fazendo uma avaliação profunda e precisa, partindo dos objetivos que a escola possui na aquisição da plataforma LMS. Certamente há uma opção no mercado que seja adequada, unindo as necessidades, metas e orçamentos.

Lembre-se: a plataforma LMS é uma ferramenta eficiente e agregadora que tornará o ensino na sua escola mais atrativo, motivador e com gestão mais eficiente.

O SAS, por exemplo, já utiliza a plataforma LMS em seus materiais didáticos. Através de um QR code, o aluno pode assistir vídeo aulas e ter acesso aos conteúdos de qualquer lugar. O SAS também oferece apoio pedagógico, sistema de gestão e materiais alinhados com as metodologias ativas e à BNCC.

E na sua escola? Qual plataforma LMS vocês estão utilizando? Como está sendo essa experiência na sua instituição? Compartilhe com a gente e consulte nossos especialistas para outras soluções.