Atualizado em 20 de outubro | 2021 por SAS

Na reta final da preparação para o Enem, praticar a escrita e ampliar os repertórios de redação quanto às possíveis temáticas que possam cair na prova podem ajudar a  garantir o bom desempenho e a tão sonhada nota alta no exame.  

produção textual no Enem abrange o domínio da língua portuguesa, a coesão em sua estrutura e, sobretudo, o conhecimento de um bom repertório que deixe os alunos confortáveis a argumentar sobre qualquer tema.  

Para ajudar você nesse desafio, estudante, preparamos mais um Pratique Redação! do SAS no Enem, com a sugestão de um tema para você treinar sua escrita e com os repertórios de redação indicados para fundamentar os seus argumentos.  

Abaixo, você encontrará o tema, os textos motivadores, a proposta e uma coletânea de repertórios de redação relacionados ao assunto. 

Vamos lá? Caneta à mão, jogador(a)!  

TEMA: Alternativas para a melhoria da saúde pública brasileira 

TEXTOS MOTIVADORES 

TEXTO I 

Criado pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos com números e resultados expressivos. Sete em cada dez brasileiros dependem exclusivamente de seus serviços, que incluem acesso a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e o maior modelo público de transplantes de órgãos do mundo. O SUS também provê assistência integral e gratuita aos portadores do HIV e de um leque de enfermidades graves. […] O SUS tem falhado em eliminar as longas filas e gargalos no atendimento de casos de média e alta complexidade – um dos tormentos da população, que elegeu a saúde como o maior problema do país em pesquisa Datafolha. Conspiram contra seu bom funcionamento fatores como carência de financiamento, desorganização da rede, adição de novos tratamentos e limitações no atendimento preventivo. 

A saúde do SUS. Folha de S.Paulo, São Paulo, 29 abr. 2018. Disponível em: http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado) 

TEXTO II 

Gasto público em saúde é relativamente baixo no Brasil 

TEXTO III 

Segundo dados do CFM (Conselho Federal de Medicina), há um médico para cada 470 brasileiros. No Norte e no Nordeste, esse número chega a 953,3 e 749,6, respectivamente. Pelos cálculos da OMS (Organização Mundial de Saúde), há 17,6 médicos para cada 10 mil brasileiros, bem menos que na Europa, cuja taxa é de 33,3.  

SOBRINHO, W. P. Falta de médicos e de remédios: 10 grandes problemas da saúde brasileira. UOL, São Paulo, 9 maio 2018. Disponível em: http://www.noticias.uol.com.br. Acesso em: 20 out. 2018. (adaptado) 

TEXTO IV 

Art. 2o A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. 

§ 1o O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e na execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. 

LEI No 8 080. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 20 out. 2018. 

PROPOSTA DE REDAÇÃO 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Alternativas para a melhoria da saúde pública brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

REPERTÓRIOS DE REDAÇÃO 

  • Direito 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) 

Segundo o artigo de número 25 da DUDH: “Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou em outros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade. Além disso, o artigo também assegura que “a maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozam da mesma proteção social.”  

  • Programa Mais Médicos 

O Programa Mais Médicos (PMM), lançado em 2013 e regulamentado pela Lei n° 12.871, é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses profissionais. Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. 

  • Unidades de Pronto Atendimento – UPAs 

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Elas Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e das emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, esses atendimentos ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. As UPAs inovam ao oferecerem estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. 

  • Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) 

A Ouvidoria-Geral do SUS é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e aos atendimentos prestados pelo SUS. Esse serviço tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social. A ouvidoria foi criada em 2003 e, atualmente, integra a Diretoria de Integridade (DINTEG) do Ministério da Saúde. A Lei nº 13.460, de 26/06/17, informa que, para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos, as quais serão dirigidas à ouvidoria do órgão. 

Para isso, a Ouvidoria-Geral do SUS disponibiliza os seguintes canais de atendimento: telefone (Disque Saúde 136), internet, carta e atendimento presencial.  

  • Série Sob Pressão 

Sob Pressão é uma série de televisão brasileira de drama médico exibida no horário nobre da Rede Globo numa coprodução com a Conspiração Filmes, com roteiro de Jorge Furtado e direção artística de Andrucha Waddington. A primeira temporada do seriado estreou em 25 de julho de 2017. A série é fruto do longa-metragem homônimo, exibido nos cinemas em 2016, também do diretor Andrucha Waddington. A série possui três temporadas, estando a última ainda em exibição. O enredo foca no dia a dia dos funcionários de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro, enfatizando as dificuldades enfrentadas por eles na busca por salvar vidas. 

Após a leitura da proposta, dos textos motivadores e dos repertórios de redação sugeridos, pratique sua escrita seguindo as normas padrões do ENEM. Quer relembrar quais são elas? Confira aqui!  

Boa redação, jogador(a)!   

* O material com proposta de redação, textos motivadores e repertórios utilizados nesta postagem foram concedidos pelo Laboratório de Redação do Colégio Ari de Sá.