Atualizado em 18 de março | 2024 por SAS

Faltando poucos dias para o Enem 2022, as salas de aula já começam a ficar agitadas com a ansiedade dos alunos. E neste contexto, é comum que professores e gestores se mobilizem para trazer as melhores dicas para o Enem.

Afinal, faltando pouco tempo para prova, a pressão eleva a ansiedade e a insegurança de muitos candidatos. Todo esse cenário, muitas vezes prejudica o desempenho nos estudos. Para acalmar os ânimos e auxiliar corretamente o aluno, é importante que a escola esteja preparada para oferecer o melhor apoio, tanto educacional quanto emocional. 

Pensando nisso, separamos algumas importantes dicas para o Enem, para ajudar gestores e professores a darem o suporte necessário para os alunos nesse momento tão importante. 

 O que realmente estudar para o Enem 2022?

Alguns assuntos são “queridinhos” do exame, aparecendo com frequência ao longo das edições. Nesse sentido, entender quais são os temas mais pedidos, ajuda a definir um norte para o aluno, principalmente nessa reta final. A seguir, confira os temas mais recorrentes para estudar para o Enem:

DisciplinaConteúdos mais pedidos
História2ª Guerra Mundial e suas consequências; 2º Reinado; Era Vargas; Regime Militar; República Velha; Baixa Idade Média; Administração colonial. 
GeografiaQuestões ambientais; Climatologia; Urbanização; Globalização; Cartografia; Geografia agrária; Indústria; Ordem Mundial e conflitos; Hidrografia.
FilosofiaTeorias do Conhecimento; Filosofia Contemporânea; Filosofia Moderna; Aristóteles e escola helenística; Filosofia Medieval. 
SociologiaSociologia Contemporânea; Estado, democracia e política; Cidadania; Economia; Cultura e educação. 
Língua Portuguesa e LiteraturaEstrutura e formação das palavras; Tendências contemporâneas; Pontuação; Modernismo no Brasil; Verbo; Conceitos básicos dos estudos literários.
Interpretação de TextoAspectos textuais; Tipos textuais; Funções da linguagem; Intertextualidade; Figuras de linguagem; Variação linguística.
ArteArte contemporânea; Modernismo e vanguardas europeias; Novas artes.
Educação FísicaInfluência da mídia no corpo; Esportes adaptados; Esporte e espetáculo; Cuidados com a saúde.
Inglês e EspanholInterpretação de textos.
MatemáticaFunções; Estatística; Probabilidade; Análise combinatória; Circunferências; Gráficos e tabelas; Geometria espacial.
FísicaAcústica; Resistores; Energia, trabalho e potência; Calorimetria; Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional; Forças magnéticas, indução e fluxo; Refração e lentes.
QuímicaCompostos orgânicos; Ligações químicas, polaridade e forças; Reações inorgânicas; Modelos atômicos e distribuição eletrônica; Equilíbrios, hidrólise e solubilidade.
BiologiaFundamentos da Ecologia; Ecossistema; Sistema Imunitário; Genética; Angiosperma; DNA e RNA; Hematologia.

Vale ressaltar que os tópicos apresentados acima são apenas os principais temas, mas eles não resumem a prova. Além disso, é preciso ter em mente que o Enem 2022 não é uma prova de “decoreba”. Na verdade, ele consiste em um teste cognitivo, analisando a capacidade de interpretação, argumentação e resolução de situações-problema do candidato. 

É comum os estudantes ficarem perdidos no meio de tanto conteúdo para estudar, o que é completamente compreensível, tendo em vista a enorme quantidade de conhecimento que é preciso dominar.

Para se ter uma melhor dos conteúdos e das competências pedidas na prova, confira na íntegra a Matriz de Referência ENEM.

Quais assuntos vão cair no Enem 2022?

Tendo em mente as observações e os debates correntes na atualidade, os especialistas SAS acreditam que os seguintes assuntos podem cair no Enem 2022:

  • Impactos da pandemia na educação
  • Importância da vacinação
  • Saneamento básico
  • Mobilidade urbana
  • Educação financeira
  • Reforma trabalhista
  • Marco temporal para demarcação de terras indígenas
  • Conflito entre Rússia e Ucrânia
  • 100 anos da Semana de Arte Moderna
  • Crise energética no Brasil
  • Crise climática
  • Insegurança alimentar e aumento da inflação no Brasil
  • Economia mundial e a adoção de moedas virtuais

Apesar do Enem pedir competências específicas de cada disciplina, é preciso pontuar que o exame conta muito com a multidisciplinaridade, isto é, muitas questões cruzam diferentes tipos de conhecimento

Por exemplo, uma questão de Matemática pode mencionar conhecimentos da Biologia, enquanto uma questão de Linguagem pode utilizar algum tema histórico como contexto.  

Além disso, o Enem 2022,  em suas questões, também propõe a reflexão sobre os acontecimentos mais recentes e de relevância para a sociedade brasileira. Muitos acreditam que esses recortes temáticos estão presentes apenas nas questões de humanidades e na redação, mas, na verdade, eles podem aparecer de diversas formas ao longo da prova. 

Nesse sentido, é essencial sincronizar o conteúdo trabalhado em sala de aula com as circunstâncias e debates recentes.

As principais dicas para o Enem 2022

Acompanhando as melhores dicas para o Enem os alunos se sentem mais confortáveis ao realizar a prova. 

Embora a preparação para o vestibular ocorra durante todo o Ensino Médio (ou até mesmo antes dele), na reta final para o Enem 2022 existem diversas ações que podem ser tomadas para auxiliar os alunos e a escola a melhorarem seu desempenho.

Assim, para otimizar essa fase decisiva de estudos, é interessante aplicar na rotina escolar as seguintes dicas para o Enem:

  • Faça simulados e vá além
  • Aulas extras
  • Gerenciamento de tempo
  • Feedbacks
  • Capacite seu corpo docente
  • Crie um ambiente acolhedor
  • Aplique a multidisciplinariedade

A seguir, aprofundaremos os detalhes de cada uma dessas dicas para o Enem para que seja possível adotá-las de forma eficaz e produtiva.

1. Faça simulados – e vá além

Os simulados são essenciais para que os alunos tenham uma noção prática de como funciona o vestibular. Com eles, é possível calcular o tempo médio para a resolução de cada questão, entender as particularidades de cada vestibular e planejar estrategicamente a melhor forma de resolver a prova. 

Inclusive, a aplicação de simulados faz parte da grade curricular da maioria das escolas e dos cursos preparatórios para o Enem, tendo em vista que ela é uma das práticas mais eficazes para a preparação do aluno. 

Contudo, focar unicamente na resolução de simulados não assegura um bom desempenho. É preciso ir além, fazendo intervenções específicas para as necessidades e demandas de cada aluno

Para auxiliar nesse processo, o SAS conta com algumas tecnologias educacionais. Uma delas é o Observatório Enem, é possível realizar uma análise aprofundada de dados que identificam as lacunas de aprendizagem e oportunidades de melhoria de cada aluno. 

Nesse sentido, é interessante utilizar os simulados não só para testar a capacidade do aluno, mas também para compreender onde estão as maiores dificuldades e obstáculos

A partir disso, é possível aplicar atividades personalizadas e mediar aulas extras para melhorar os índices de desenvolvimento e performance.    

2. Aulas extras

ENEM-2022
Momentos que combinem descontração e estudos são umas das dicas para o Enem.

Seguindo o fio da dica anterior, a inclusão de aulas extras, em horários fora do cronograma normal, pode ser um grande diferencial para o rendimento dos alunos. Aliás, as atividades extracurriculares, no geral, trazem resultados muito positivos. 

Nesse caso, é interessante utilizar esses encontros para trabalhar com maior profundidade os conteúdos mais pedidos na prova, bem como abordar os pontos de déficit dos alunos. 

Em relação a esse último ponto, outra dica é criar “plantões de dúvidas” e grupos de estudos em que os estudantes possam, individualmente, sentar com o professor para resolver questões, pontuar dificuldades, compartilhar conhecimentos, dúvidas e até mesmo trocar uma ideia sobre seus anseios. 

Esse contato mais próximo é essencial para o crescimento pessoal e intelectual dos alunos. 

3. Gerenciamento de tempo

Como citado anteriormente, os simulados são importantes para que o candidato entenda previamente como funciona o vestibular. Porém, além de avaliar os conhecimentos do aluno, a prova, para muitos, é um teste de agilidade.

Isso porque não há um tempo ilimitado para a resolução das questões, então é preciso tomar algumas medidas estratégicas para conseguir resolver a prova de maneira produtiva no tempo exigido. 

E é por isso que é tão importante incentivar os alunos a aplicarem o gerenciamento de tempo durante a realização dos simulados. Para fazer essa gestão, é preciso estipular um tempo ideal para cada questão e montar um plano de ação dinâmico, orientando o aluno a focar em seus pontos fortes e nas questões mais fáceis e não gastar muito tempo em apenas uma questão. 

Nessa dica, cabe ressaltar que o gerenciamento de tempo não é uma receita que servirá para todos da mesma forma. Ele deve ser desenvolvido a partir das particularidades e habilidades de cada aluno

4. Feedbacks

Para conseguir compreender e sanar suas dificuldades, é essencial que o aluno receba um retorno constante sobre seu desempenho. Assim, tanto nos simulados quanto em outras atividades desenvolvidas, o feedback deve ser ágil e preciso, pontuando de forma clara para o aluno o que ele precisa focar nas aulas extras e em seus estudos em casa. 

Lembrando que a aquisição de conhecimento não é um processo passivo. Na verdade, ele envolve diversos personagens que precisam manter uma relação de colaboração ativa. Assim, a escola, os gestores, o professor e a família devem atuar em conjunto para motivar e auxiliar o desenvolvimento do estudante.  

5. Capacite seu corpo docente

A contínua capacitação do corpo docente é um investimento essencial para assegurar a qualidade de ensino. Essa dica é importante não apenas para o Enem e demais vestibulares, como também para a rotina escolar

No SAS, investimos também em formação continuada relacionada as necessidades de gestores e professores. Assim, as escolas parceiras SAS contam com o apoio do FOCOS, nosso núcleo de formação continuada.  

O FOCOS oferece soluções pedagógicas de formação ao longo do ano que desenvolvem e potencializam a prática pedagógica das nossas escolas por meio de conteúdos on-line para auxiliá-los nos desafios da sala de aula e no processo contínuo de aprimoramento do conhecimento.

Nesse contexto, é dever da escola incentivar que os professores se mantenham atualizados, buscando se engajar nas mudanças que ocorrem no âmbito educacional a fim de melhorar suas práticas pedagógicas, proporcionar melhores experiências para os alunos e, consequentemente, obter melhores resultados.

6. Crie um ambiente acolhedor

O período de vestibular é aterrorizante para a grande maioria dos alunos. Além da alta carga horária de estudos, há muitas expectativas em jogo, pressão de todos os lados, cobranças, fora o medo de não conseguir entrar em uma universidade. 

Então, para que essa fase não seja traumática, é muito importante que a escola adote uma cultura de acolhimento e empatia, dentro e fora da sala de aula. Muitas vezes, apenas sentar e escutar ativamente as dores de um aluno pode fazer uma diferença imensa em sua autoestima. 

7. Atente para a multidisciplinaridade 

Como já mencionado, o Enem conta muito com a multidisciplinaridade, relacionando temas de diversas disciplinas em uma questão. 

Assim, durante as aulas, é interessante mesclar conhecimentos, criando uma correlação entre as matérias para que os alunos se habituem a esse tipo de abordagem. 

Por exemplo, os professores de Literatura e História podem se organizar para trabalhar em conjunto os períodos históricos e suas respectivas obras literárias.   

Conte com o SAS na reta final para o ENEM 2022!

Além das dicas para o Enem expostas neste texto, nosso blog também conta com diversos conteúdos exclusivos sobre o ENEM e demais tópicos importantes da educação. Então fique de olho!

Caso tenha alguma dúvida, você pode entrar em contato com nossos especialistas. Eles estão aqui para te dar todo suporte necessário nessa fase tão importante para o Ensino Médio.