Atualizado em 5 de janeiro | 2023 por SAS

O conhecimento sobre as escolas literárias e as suas fases, é um dos principais conhecimentos exigidos na prova do Enem e exigem um preparo do aluno. Apesar de muitos voltarem seus cronogramas para matérias consideradas mais relevantes, alguns livros são muito cobrados na prova e, por isso, precisam estar nos estudos de todos os alunos.

Para além das leituras clássicas obrigatórias, o hábito de ler e conhecer o mundo literário é fundamental para criar um repertório sociocultural vasto, o qual ajudará o candidato na resolução de diversas questões. 

Nesse sentido, é indiscutível a importância de preparar os alunos e fomentar seu interesse em criar esse repertório. Mas como fazer isso? Quais livros ler para o Enem 2022? Continue a leitura e confira algumas leituras fundamentais.

 Como se preparar com as leituras?

Em geral, as questões literárias estão distribuídas no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Contudo, cabe ressaltar que as questões ligadas ao contexto literário tem característica multidisciplinar, então, muitas vezes, seu conteúdo pode ser útil para resolver questões de história, artes e filosofia, por exemplo. 

Entre os temas abordados , destacam-se as questões específicas de leituras obrigatórias, teorias da linguagem e movimentos e correntes literárias no geral, como:

  • Teoria Literária;
  • Relação entre textos literários e outras disciplinas (arte, filosofia, sociologia etc.);
  • Modernismo, Romantismo, Naturalismo, Parnasianismo, entre outras escolas literárias.

Para além das questões objetivas, também é interessante mencionar que o repertório literário pode ser um grande diferencial na hora de elaborar a redação, visto que ele amplia o leque de referências e argumentos.  

Desse modo, percebe-se que é importante dar a devida atenção a essa disciplina, trabalhando-a em conjunto com outros conhecimentos e de forma a desenvolver o pensamento crítico do aluno.


Legenda: A literatura é essencial para os vestibulares e o repertório cultural

4 dicas realizar um bom planejamento literário 

O planejamento prévio para as leituras é essencial para um bom desempenho. Isso porque ler, estudar e compreender todos os livros demanda tempo e organização por parte do estudante, em diversos aspectos. 

Assim, para se manter em dia com os estudos, prepare um cronograma de leitura com os alunos, respeitando os seguintes passos:

Crie uma lista de leitura

O primeiro passo é estabelecer quais livros devem ser lidos e qual a ordem para fazê-lo. Nesse ponto, é interessante conciliar a leitura com o momento histórico e literário que está sendo trabalhado em sala. 

Além disso, é importante dar prioridade para as obras clássicas brasileiras, tendo em vista que muitas são pedidas em diversos vestibulares.

Estruture tempos de leitura

É importante ter em mente que nem todo aluno tem  o hábito (ou gosta) de ler. Desse modo, é preciso criar mecanismos para auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades de leitura e, consequentemente, na construção do repertório sociocultural. 

Para isso, pode-se, por exemplo, reservar um tempo da aula para a leitura conjunta, ou estipular um tempo mínimo diário para a leitura de determinado texto. Criando uma rotina, fica mais fácil para o aluno se engajar no processo e se interessar em buscar novas obras por conta própria.

Oriente-os a fazer um resumo ao final

Para memorizar, assimilar e relacionar o conteúdo lido com outras áreas de conhecimento, é interessante pedir resumos ao final de cada obra lida. Isso também será útil para consultas futuras, criando um material de estudo rico e diversificado.

Crie debates em sala de aula

Momentos de debate, interação e até mesmo descontração são ótimos para trabalhar as habilidades argumentativas e, principalmente, instigar o interesse do aluno. Portanto, abra um espaço para que os alunos digam o que acharam da obra, o que entenderam do enredo, quais partes os deixaram confusos, em que outros contextos a obra pode ser relacionada etc. 

Usando a tecnologia a seu favor

Para auxiliar nos estudos para o Enem, é possível usar diferentes tecnologias conectadas à leitura. 

Algumas ferramentas agregam ao processo de leitura, permitindo anotações, interações com outros leitores, conteúdos mais variados e até mesmo outras formas de “ler” o livro. A seguir, confira os diferentes aplicativos e plataformas que podem ser utilizados para leituras e resumos posteriores:

  • Audiobooks: além de serem ferramentas inclusivas, os audiobooks são práticos, sendo uma ótima estratégia para quem não tem muito tempo de sentar e ler. 
  • Redes sociais de leitores: a comunidade leitora é imensa e está em todos os lugares. Existem grupos de Facebook, perfis de Instagram, portais interativos (como o Skoob), BookTok (comunidade de leitores no TikTok), entre outras opções que são úteis aos estudos.   
  • Aplicativos de leitura: são boas opções para criar uma rotina de leitura, registrar os livros lidos, calcular o tempo médio de leitura, entre outras funcionalidades.
  • Vídeos: existem muitos produtores de conteúdo com foco em literatura. Esse tipo de conteúdo pode envolver resenhas, críticas e discussões sobre diversas obras literárias.

Quais livros ler para o Enem?

As leituras podem ser diferentes dependendo de cada edição, mas, em geral, alguns livros são mais usuais em provas de vestibulares, principalmente em relação às obras clássicas brasileiras. 

Além de serem essenciais para a formação dos alunos a respeito da cultura brasileira, ressalta-se que essas obras são importantes enquanto repertório cultural a ser utilizado na redação, que corresponde a metade da nota total da maioria dos vestibulares.

Nesse sentido, entre as principais obras, destacam-se:

  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos
  • Hora da Estrela; Laços de Família, de Clarice Lispector
  • Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus
  • O cortiço, de Aluísio de Azevedo
  • A carteira; Memórias Póstumas de Brás Cubas; Dom Casmurro, de Machado de Assis 
  • Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa
  • Capitães de Areia, de Jorge Amado
  • Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade
Alguns livros são indispensáveis para o Enem, não esqueça!

Para além dos clássicos: 8 livros para seu repertório

Além das leituras obrigatórias, quais livros são bons para o Enem? Toda leitura é válida e enriquecedora, mas existem algumas leituras consagradas essenciais para se ter conhecimento, devido a suas características críticas e atemporais.

Assim, a seguir, confira uma lista de livros que não podem faltar na estante: 

  • A revolução dos bichos e 1984, de George Orwell 
  • Oliver Twist, de Charles Dickens
  • Diário de Anne Frank
  • O sol é para todos, de Harper Lee
  • Mulherzinhas, de Louisa May Alcott
  • Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
  • Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf
  • Olhos D’Água, de Conceição Evaristo

As obras elencadas acima tratam de temas sensíveis dentro de contextos histórico-culturais variados. São obras que causam certo desconforto, destrincham e dão luz a diversos problemas que permeiam a sociedade, produzindo debates e reflexões importantes. 

Cabe mencionar que algumas obras demandam conhecimentos prévios, então, é importante ter um momento de troca em sala de aula..  

Trabalhando os livros Enem em sala de aula

O hábito de leitura é, talvez, uma das práticas mais enriquecedoras. A partir da leitura, é possível visitar lugares, épocas e pessoas sem sair do lugar. Mais importante que isso, é possível se encontrar nos livros.

Por isso, é fundamental desenvolver essa habilidade nos alunos, para além da obrigatoriedade dos vestibulares. Mas, em relação aos livros para o Enem, a sala de aula deve ser o principal espaço para guiar o processo de leitura, instigando o aluno a navegar pelo universo literário.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de continuar conferindo nosso blog! Contamos com conteúdos atualizados sobre tudo o que acontece no mundo da educação.