Atualizado em 22 de abril | 2021 por SAS Educação

As práticas pedagógicas são elementos fundamentais para a efetividade dos processos de ensino-aprendizagem, especialmente sob um prisma de inclusão, personalização e modernização na educação.

Mas, afinal, o que são elas, por que são tão importantes e como podem ser aplicadas? É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura, tire suas principais dúvidas sobre o tema e inspire-se em nossos exemplos! 

O que são as práticas pedagógicas?

Primeiramente, é importante saber que esse é um conceito fluido e em constante atualização, conforme avanços e novas compreensões são alcançados na educação.

Uma forma de compreendê-lo é ver as práticas pedagógicas como ações intencionais para estimular o aprendizado e o interesse do aluno, por seu desenvolvimento integral. Ou seja: dentro e fora da sala de aula.

Além disso, a prática pedagógica pode ser compreendida como um conjunto de ações que facilitam e promovem a aprendizagem dos estudantes, levando em conta seu contexto social e cultural, a etapa de escolarização em que se encontram, as necessidades, entre outros critérios.

As práticas pedagógicas são bem sucedidas quando geram engajamento e profundo aprendizado nos estudantes.

Qual a importância das práticas pedagógicas? 

As práticas pedagógicas são instrumentos que podem ajudar as escolas a concretizarem seus objetivos de aprendizagem. Por exemplo, por meio delas, é possível  manter alunos nativos digitais engajados com a escola ou para estabelecer uma dinâmica de sala de aula mais participativa e inclusiva.

Portanto, sua importância é vital para que alunos, escolas e professores atinjam seus objetivos. Naturalmente, para isso, é fundamental que as práticas sejam intencionais e planejadas previamente, criando um alinhamento claro entre intenções e resultados. 

O que são práticas pedagógicas inclusivas?

Escolas e professores devem seguir propostas curriculares mais abrangentes, porém, com as práticas pedagógicas inclusivas, é possível tornar a estratégia utilizada mais diversificada, acolhedora e alinhada ao perfil, às necessidades e às potencialidades dos estudantes.

Com isso, criam-se condições mais próximas do ideal de igualdade de oportunidades de desenvolvimento, aprendizado e participação ativa em sala de aula.

Esse é um caminho para se tentar vencer o desafio didático de heterogeneidade nas aprendizagens, trazida pela diversidade dos alunos e que, por vezes, são minimizadas equivocadamente como dificuldades de aprendizagens. Para isso, é fundamental conhecer bem os estudantes, seu repertório, interesses, desafios e contextos. 

Por exemplo, práticas pedagógicas adaptadas para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) levarão em conta seus gostos e interesses pessoais para criar estratégias singulares para um processo de aprendizado também singular.

Essa abordagem inclusiva deve ser aplicada aos materiais didáticos – que são importantes instrumentos das práticas pedagógicas.

Sabemos que há estudantes que aprendem melhor com estímulos visuais. Nestes casos, incluir vídeos, histórias em quadrinhos e outros materiais de apelo visual alinhados ao perfil e às idiossincrasias é um passo fundamental em direção às práticas pedagógicas inclusivas para esses alunos. 

Ser inclusiva é uma necessidade fundamental das práticas pedagógicas, algo que não se pode abrir mão.

Qual é a relação das práticas pedagógicas com a aprendizagem dos alunos?

Nosso aprendizado está associado às esferas biológicas, psicológicas, sociais e pedagógicas, formando uma teia complexa de interação de fatores que podem favorecer ou oferecer desafios para que a aprendizagem ocorra. 

As práticas pedagógicas fazem parte desses elementos. O estabelecimento de práticas adequadas e atrativas pode estimular o interesse, a motivação, o engajamento e o desenvolvimento dos alunos. Por outro lado, quando elas não são corretamente estabelecidas e aplicadas, podem prejudicar os processos de apreensão do conteúdo e de envolvimento do aluno com a sua própria aprendizagem. 

Isso ocorre porque a aprendizagem não depende apenas do estudante. A orientação  e o apoio dos professores são fundamentais. O professor atua como um mediador entre o aluno e o conhecimento. E essa mediação é compreendida nas práticas pedagógicas utilizadas. 

Quais são as práticas pedagógicas?

Não há uma lista definitiva e fechada de práticas pedagógicas. Elas são diversas e são criadas e recriadas continuamente. A seguir, falaremos a respeito de algumas delas para instigar e inspirar a busca, a pesquisa e o desenvolvimento de novas práticas em sua escola ou rede. 

Trabalhos em grupo

Piaget, notável psicólogo e pesquisador suiço, já defendia o papel da cooperação no desenvolvimento das crianças. A verdade é que temos muitas formas de aprender, e o aprendizado por pares é uma das possibilidades trazidas pelas metodologias ativas.

Os trabalhos em grupos fornecem oportunidade para que os alunos participem mais ativamente da aula e que desenvolvam habilidades além das cognitivas, passando por negociação, empatia, conciliação, comunicação e outras.

Além disso, os trabalhos em grupos podem trazer mais dinamicidade para a sala de aula. Em uma aula de história, por exemplo, pequenos grupos podem se responsabilizar por pesquisar e apresentar diferentes informações sobre uma época – como vestimentas, artistas conhecidos, métodos de trabalho, etc. 

Nas aulas de literatura, por outro lado, cada grupo pode continuar a criação de um poema iniciado pelo grupo anterior.

Resolução de problemas

Nestas práticas pedagógicas, geralmente, o professor media discussões e apresenta situações-problema para os alunos resolverem ou proporem soluções, mobilizando conhecimentos já trabalhados e estimulando a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. 

Em uma aula de biologia, por exemplo, é possível abordar questões relativas ao saneamento e à saúde pública da comunidade, buscando a construção de soluções locais para lidar com o problema.

Já em uma aula de Educação Infantil, pode-se começar a construir conceitos matemáticos com os pequenos, propondo a resolução de problemas (conceitos como divisão, soma, subtração, com o uso de materiais de apoio físicos, como brinquedos, itens em EVA, etc). 

A resolução de problemas é uma prática pedagógica excelente para trabalhar a lógica e aprimorar o pensamento crítico.

Conscientização a partir de datas importantes

Do Ensino Infantil ao Ensino Médio, é comum que se construam práticas pedagógicas baseadas em datas importantes, criando-se tematização e diversificação nas atividades.

Além das datas mais tradicionais, é possível selecionar outras que ajudem no trabalho de conteúdos sociais de relevância. Por exemplo, utilizar as datas como Dia da Consciência Negra ou Dia Mundial do Combate ao Bullying pode estimular debates importantes não apenas para a formação de estudantes, mas de cidadãos ativos e mais empáticos. 

Uso de tecnologias

Os estudantes de hoje são nativos digitais, nasceram com a tecnologia disponível e muito mais acessível, integrada de forma natural à sua rotina. E ela pode ser utilizada nas práticas pedagógicas para promover um alinhamento entre os métodos de ensino e os interesses e preferências dos alunos.

A tecnologia tornou possível o ensino híbrido, alternativa aplicada por muitas redes e escolas para garantir o acesso à educação durante a pandemia. E essa possibilidade deverá ser ainda mais expandida agora que se percebeu como a tecnologia pode ser uma aliada valiosa dos processos de ensino-aprendizagem.

Entre seus benefícios potenciais, estão uma maior possibilidade de personalização das abordagens e práticas pedagógicas, mais dinamicidade e interatividade nas atividades e melhor preparação dos estudantes para viverem em um ambiente 4.0.

Ainda, conforme relatório do Instituto Clayton Christensen, desenvolvido a partir de análises de diferentes países, incluindo o Brasil, há uma relação entre a utilização de tecnologias e a melhora na qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. 

Entre as possibilidades de uso, a gamificação mediada pela tecnologia é um dos destaques, por possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais interativas e instigantes, que mobilizem cooperação, criatividade, foco, entre outras habilidades.

É possível, por exemplo, estabelecer um sistema de pontos por participação em debates ou entrega de atividades, tornar fases curriculares em etapas de jogos que devem ser vencidas para se chegar ao próximo estágio, criar badges para oferecer aos alunos em seus marcos de desenvolvimento, etc. Há diversas plataformas que ajudam na criação, no controle e no desenvolvimento desses tipos de práticas pedagógicas.

Interdisciplinaridade

As práticas pedagógicas interdisciplinares são formas de se ter integração e complementação de conteúdos entre diferentes disciplinas, tornando a experiência de aprendizado mais completa, rica, imersiva e reflexiva aos estudantes.

Por vezes, o aluno se sente desmotivado por não ver aplicação prática em sua rotina de determinados conteúdos vistos na escola. As atividades interdisciplinares podem auxiliar a reverter essa situação, que é uma das responsáveis pela evasão escolar.

Assim, por exemplo, um grande tema como a floresta amazônica pode ser trabalhado em geografia, com a caracterização de seu ecossistema; em língua portuguesa, o gênero textual informativo pode ser trabalhado com a leitura e escrita de matérias jornalísticas sobre o tema, e assim por diante. 

Para alcançar a excelência nas práticas pedagógicas, conte com o SAS!

As práticas pedagógicas são a base para alcançar a excelência na educação. E o SAS é seu grande aliado nesse desafio!

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