Atualizado em 6 de janeiro | 2022 por SAS

Você já está por dentro do novo modelo de projeto educacional? As mudanças relacionadas ao Novo Ensino Médio começam a ser implementadas pelas escolas a partir de 2022. 

Sendo assim, é indispensável que gestores e professores estejam por dentro de todas as novidades. Para que seja possível elaborar um bom modelo de projeto educacional dentro das instituições nas quais atuam.

Sabemos que ainda existem muitas dúvidas sobre as novas tendências educacionais, mas o SAS Educação está aqui para te ajudar. 

Afinal, possuímos diversas soluções pedagógicas criadas especificamente para tornar a transição para o Novo Ensino Médio tranquila, aproveitando os benefícios que esse modelo oferece. Confira o conteúdo que preparamos para você!  

O que uma escola precisa para inovar no Novo Ensino Médio?

O novo modelo de projeto educacional será totalmente implementado até 2024, por isso, as escolas precisam estar preparadas!

Antes de tudo, a escola precisa entender qual o seu papel dentro dessa nova realidade. Isso porque, ao longo de muitos anos, o objetivo das instituições de ensino foi transmitir conteúdo com foco na informação passada do professor para o estudante.

O mundo atual, porém, tem seguido outras tendências na educação. Hoje em dia, o aluno consegue informação em qualquer lugar. 

Com esse novo modelo de projeto educacional, o objetivo é dar ênfase na aplicação desses conteúdos e colocar o jovem como protagonista do processo de aprendizagem.

Com isso em mente, é indispensável que docentes e gestores tenham acesso a ferramentas que os ajudem a lidar com esse cenário e se capacitem, buscando uma formação continuada.

Em 2022, as mudanças tornam-se obrigatórias apenas para a primeira série do Ensino Médio. Porém, até 2024, esse modelo precisa ser aplicado aos três anos que compõem essa etapa da formação básica.

Construir e implementar carga horária

Você pode realizar diversos ajustes na hora de organizar a carga horária deste modelo de projeto educacional. O ideal é não excluir nenhuma disciplina com a qual a instituição já trabalha, mas encaixá-las dentro do que é chamado de Formação Geral Básica (FGB), das eletivas e dos itinerários formativos.

De forma geral, na primeira série, você terá uma carga horária maior de conteúdos da FGB, porém, eles devem diminuir nas duas séries posteriores, dando foco nas trilhas de aprendizagem.

Se a escola já trabalhar com essas tendências de educação, oferecendo projetos que não fazem parte do que é cobrado na formação geral básica, é possível inseri-los dentro das 1.200 horas do percurso formativo flexível.

A estrutura de sala de aula

No que diz respeito à estrutura da sala de aula, a tendência é que elas sejam multisseriadas para os itinerários formativos. Sendo assim, uma dica é fazer com que essas aulas ocorram em um mesmo horário e, a partir daí, fazer uma rotação de salas com os estudantes.

Isso significa que a sala do 1º ano C, por exemplo, em determinado momento também será da turma que estuda biologia avançada. Outra possibilidade é organizar os itinerários formativos no contraturno e definir salas específicas para cada trilha.

As transições para o novo modelo de projeto educacional devem ser discutidas com alunos, pais e gestores escolares.

Como trabalhar com professores e coordenadores

Para que o modelo de projeto educacional do Novo Ensino Médio seja implementado corretamente dentro da escola, é necessário que professores e coordenadores entendam as mudanças e estejam abertos para essa e outras tendências educacionais.

Sendo assim, antes de tudo, você precisa ouvir sua equipe e entender as necessidades de formação que possuem.

Depois, vale a pena investir em cursos que os preparem para os desafios que envolvem esse novo modelo educacional. A nossa dica é que, além do curso, a gestão separe um momento para que os profissionais possam debater o que aprenderam. Isso enriquece toda a experiência.

Também é importante analisar quais docentes já estão acompanhando de perto tais mudanças. Eles são os mais indicados para começarem a atuar nos itinerários formativos. Além disso, lembre-se que o engajamento da gestão nesse processo é indispensável para que professores e coordenadores participem de forma mais ativa dessa transição.

Como trabalhar com a família

Quando se trata das mudanças geradas pelo modelo de projeto educacional do Novo Ensino Médio, a escola precisa se comunicar com as famílias e informar as alterações que vão ocorrer. 

Sendo assim, proponha esse debate com os pais e os alunos, explicando tudo o que a instituição vai fazer para se adequar às novas regras e às novas tendências educacionais.

O ideal é que essa conversa seja feita antes do início das aulas e, primeiramente, com os estudantes do nono ano. Depois, é o momento de marcar uma reunião com as famílias.

O SAS oferece múltiplas soluções, a fim de que todos estejam preparados para o modelo de projeto educacional do Novo Ensino Médio.

O SAS é expert em Novo Ensino Médio

Como deu para notar, o modelo de projeto educacional do Novo Ensino Médio envolve a aplicação de várias tendências pedagógicas já utilizadas em vários países do mundo. 

Porém, aqui no Brasil, tudo isso ainda é muito novo e é normal que a escola tenha dúvidas sobre como montar um modelo de projeto educacional semelhante às tendências educacionais que estão surgindo.

Sendo assim, contar com as soluções do SAS fará toda a diferença na hora de enfrentar esse desafio.

Coleções SAS

O SAS desenvolveu materiais didáticos totalmente adaptados às resoluções definidas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o modelo de projeto educacional do Novo Ensino Médio.

Os livros estão divididos dentro das quatros áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas), trazem conteúdos interdisciplinares e são atualizados anualmente.

Além disso, possuem sugestões de atividades e orientação para os professores, bem como são integrados a ferramentas tecnológicas para estudos digitais.

Ferramenta Project

O Project é um aplicativo voltado para a questão do Projeto de Vida do aluno. Ele é uma solução de tendência pedagógica que funciona de forma híbrida, propondo atividades on-line e também para serem trabalhas com o professor e a turma presencialmente.

Ao longo de cada uma das três séries do Ensino Médio, o adolescente desenvolve 16 missões, que se subdividem em quatro blocos temáticos: propósito, impacto, escolha e engajamento

A ideia é abordar as três dimensões indicadas na BNCC (pessoal, social e cidadã e do trabalho).

Trilhas específicas dos itinerários formativos

Como forma de ajudar sua escola no desenvolvimento dos itinerários formativos, o SAS criou 8 trilhas específicas (duas para cada área do conhecimento) para as escolas trabalharem semestralmente.

Essas trilhas dão ênfase na investigação científica, nos processos criativos, na mediação, no empreendedorismo e na intervenção sociocultural. São elas:

  • Fechando a conta;
  • Problemas em xeque;
  • Muito além da influência;
  • Strike a pose;
  • Mundo em movimento;
  • Empreendedores under 20;
  • Ambiente-se;
  • Investigação forense.

Consultoria pedagógica

A consultoria pedagógica do SAS Educação tem o objetivo de ajudar sua escola em tudo o que for preciso no que se refere às tendências pedagógicas e ao modelo de projeto educacional do Novo Ensino Médio. 

Isso inclui oferecer orientações para a formação dos professores, organização das salas de aula, implantação da carga horária etc.

Sobre este último ponto, nós temos, inclusive, um simulador de carga horária. Com ele, você consegue verificar como sua instituição está atualmente e o quanto falta para se encaixar dentro das novas normas propostas. 

E não se preocupe, pois os consultores vão auxiliá-lo na utilização desse simulador.

Faça um diagnóstico de sua instituição e entenda como se encaixar neste novo modelo de projeto educacional.

O Observatório Enem

Ainda dentro da consultoria, temos profissionais especializados em ajudar a escola a ter uma boa performance no Enem. Para isso, existe o Observatório Enem. 

Por meio dele, é possível coletar e analisar os dados do desempenho dos alunos no exame e compará-los com o de outras instituições a nível local, estadual ou nacional.

O marketing escolar

Nossos consultores também ajudam você no desenvolvimento de estratégias de marketing. Assim, a escola pode apresentar para a comunidade todos os diferenciais que possui. Isso contribui para o fortalecimento da marca, bem como para a captação e retenção dos estudantes.

Simulados SAS

Outra solução do SAS Educação aparece nos simulados. Eles ajudam os alunos a vivenciarem uma experiência próxima da realidade de exames competitivos, como Enem, Unicamp e Fuvest, além de auxiliarem no processo de aprendizagem.

O SAS oferece às escolas parceiras tecnologia completa para o desenvolvimento dessas avaliações, além de relatórios com os resultados alcançados e uma trilha individual para os alunos estudarem os pontos em que tenham maior dificuldade.

Programa Focos

O FOCOS é um programa voltado para a formação continuada do corpo docente e traz conteúdos on-line em uma plataforma interativa. Todas as aulas visam potencializar a prática pedagógica, dando ênfase na prática do professor em sala de aula.

Dentro do programa, há módulos específicos sobre o modelo de projeto educacional do Novo Ensino Médio, que apresentam conceitos gerais e falam de forma completa sobre os itinerários formativos.

Além dos materiais on-line, os consultores do SAS podem realizar encontros presenciais com os professores nas escolas para debater tudo o que foi estudado. 

Isso gera maior engajamento e assimilação das informações referentes às novas tendências pedagógicas.

Websérie sobre Novo Ensino Médio

Como solução gratuita para as escolas que querem ampliar os conhecimentos a respeito das mudanças do Ensino Médio, vale a pena acompanhar a websérie que criamos especialmente sobre o assunto. 

São diversos vídeos que estão disponíveis no YouTube e podem ser acessados a qualquer momento.

Conteúdos do blog e e-books

O blog aqui do SAS também está recheado de conteúdos completos sobre as novas regras do Ensino Médio. 

Além disso, temos e-books gratuitos que tratam do tema e vão ajudá-lo a esclarecer suas principais dúvidas. Agora é com você! 

Quer acompanhar as tendências educacionais do modelo de projeto educacional para Novo Ensino Médio com o apoio de quem é expert no tema? 

Entre em contato com os nossos consultores e aproveite todas as soluções que oferecemos!