Atualizado em 20 de outubro | 2021 por SAS

A metodologia chamada aprendizagem baseada em projetos tem sido procurada para promover uma educação mais interdisciplinar e realizada por meio de metodologias ativas. Comumente utilizada em universidades internacionais, o objetivo é fazer com que o aluno deixe de ser um receptor passivo do conteúdo passado pelo professor e passe a ser ativo em seu processo de aprendizagem.

Desta forma, o sistema educacional passa a oferecer um programa onde o aluno enfrenta situações reais do mercado de trabalho e coloca em prática o conteúdo aprendido na grade curricular, o que tem tudo a ver com os itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Acompanhe nosso conteúdo e entenda tudo que você precisa saber sobre aprendizagem baseada em projetos! 

O que significa aprendizagem baseada em projetos?

Na aprendizagem baseada em projetos, o aluno busca nos conhecimentos teóricos soluções para os problemas práticos do cotidiano

A aprendizagem baseada em projetos faz parte da implementação do Novo Ensino Médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu principal objetivo é fazer com que o aluno participe da construção de seu conhecimento.

Sendo assim, os professores propõem trabalhos baseados em projetos, que serão desenvolvidos no dia a dia dentro do mercado de trabalho. A partir do entendimento do desafio, os alunos são estimulados a buscar uma solução e uma forma eficiente de atender aos questionamentos apresentados.

Dessa forma, une-se o ensino prático e teórico. Como resultado, o aluno ganha autonomia para enfrentar a solução de maneira coerente. Por isso, a aprendizagem baseada em projetos  se torna uma tarefa instigante, que busca desenvolver e definir habilidades específicas através de criatividade, pesquisa e inovação.

Dentro dessa ideia, ganha destaque a metodologia STEM, que foca no desenvolvimento de projetos que interligam quatro áreas do conhecimento: ciência, engenharia, matemática e tecnologia.

Aqui, damos ênfase na importância das ferramentas tecnológicas para despertar o interesse dos estudantes. Afinal, a partir da adição de vídeos, aplicativos e outros elementos, a educação fica mais atrativa para a geração de alunos hiperconectados.

Outro ponto importante em relação à aprendizagem baseada em projetos é o tempo de desenvolvimento dos trabalhos. Geralmente, eles costumam ser longos, durando até um semestre ou, ainda, todo o ano letivo.

Dentro deste período, o aluno consegue associar diferentes disciplinas e áreas do conhecimento para solucionar problemas reais que fazem parte do cotidiano. Assim, por meio do trabalho colaborativo, os estudantes conseguem desenvolver mais do que as competências acadêmicas, construindo conhecimentos para a vida.

Qual o objetivo da aprendizagem baseada em projetos?

Com a aprendizagem baseada em projetos o aluno é o protagonista do seu conhecimento e buscará os itinerários formativos que mais fazem sentido para ele.

O principal objetivo da aprendizagem baseada em projetos é transformar o aluno em um personagem ativo dentro do processo de aprendizagem escolar. Com isso, surge uma série de benefícios, tanto para a escola quanto para o estudante.

Para o adolescente, ter essa metodologia dentro do Ensino Médio é uma oportunidade de desenvolver autonomia. Assim, ele torna-se o protagonista de seu aprendizado. Esta é uma questão importante, que será benéfica futuramente durante a faculdade ou a carreira.

Já no que se refere à instituição de ensino, é uma oportunidade de aumentar a participação dos alunos nas aulas. Isso porque o processo de aprendizagem fica mais atrativo e, consequentemente, a evasão escolar diminui.

Além disso, a aprendizagem baseada em projetos ajuda a reduzir os problemas disciplinares. Esse fator também terá impacto no aumento da capacidade emocional e social dos alunos, já que a maioria das atividades são desenvolvidas em grupo. Isso acrescenta positivamente a habilidade de trabalho em equipe, o que irá impactar no mercado de trabalho.

Por fim, o aluno também terá autonomia para demonstrar seu conhecimento a partir das metodologias ativas que melhor lhe agradar. Por exemplo, através de uma apresentação midiática, uma música ou materiais interativos.

Por que realizar a aprendizagem baseada em projetos no Novo Ensino Médio?

Robótica, laboratório ou ao ar livre são lugares da aprendizagem baseada em projetos, que ajudam os alunos a decidirem sobre seus futuros profissionais.

Na medida em que o adolescente pesquisa, escreve e aprende um determinado tema, seus interesses ficam mais evidentes para ele mesmo. Como resultado, abre-se uma porta simplificada para ajudá-lo a escolher seus itinerários formativos. Confira aqui o nosso e-book com algumas atividades para colocar a aprendizagem baseada em projetos em prática.

Além disso, durante esta trajetória, é possível traçar o perfil de sua própria personalidade. Por exemplo, por meio de uma atividade em grupo será notório o destaque de um aluno como líder, outro como auxiliar, pesquisador e também daquele que irá tomar a frente da comunicação da apresentação.

Com isso, o estudante poderá traçar o rumo de sua vida acadêmica na graduação e/ou no mercado de trabalho de maneira mais simples. Afinal, ele saberá qual seu papel de atuação na sociedade e como colocá-lo em prática.  

Isso porque, é durante o Ensino Médio que o adolescente começa a compreender quais são seus gostos e dons. E, através da aprendizagem baseada em projetos, ele conseguirá escolher seus itinerários formativos de forma mais assertiva.

A aprendizagem baseada em projetos e o Projeto de Vida 

Por fim, é importante destacar que a aprendizagem baseada em projetos tende a ajudar bastante o aluno na construção do seu Projeto de Vida. Isso porque, quando realizada de forma íntegra e eficaz, essa metodologia fornece preparo tanto intelectual quanto socioemocional para que os adolescentes possam enfrentar desafios do dia a dia. Assim, conseguem ter mais clareza sobre o tipo de adultos que querem se tornar.

Além disso, a relação com a tecnologia, muito trabalhada na aprendizagem baseada em projetos, bem como as habilidades de trabalho em grupo, são características buscadas por empresas atualmente. 

Desta forma, quanto mais cedo o estudante estiver habituado a situações que exigem as competências de criatividade e pensamento crítico, mais assertivo o futuro será para ele. Isso significa que conseguirá encontrar soluções para problemas com maior facilidade, bem como saberá enfrentar os desafios de forma tranquila e segura.

É importante mencionar ainda que, durante o desenvolvimento dessas habilidades, o aluno terá apoio de professores e gestores em relação a questões interpessoais e psicológicas. Ambas necessárias para o desenvolvimento da maior parte dos projetos propostos.

A família também tem um papel importante no Projeto de Vida do estudante. Conheça nossas 5 dicas para ajudar os filhos no processo de escolha profissional.

Conte com a ajuda do SAS Plataforma de Educação!

Aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido tem tudo a ver, o SAS Plataforma de Educação pode ajudar a sua escola com isso.

Como deu para notar, a aprendizagem baseada em projetos é estratégica no Novo Ensino Médio, além de ser extremamente positiva para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Caso a sua escola esteja com dificuldades de colocá-la em prática, lembre-se que o SAS está aqui para ajudar você. Somos uma plataforma de educação que oferece soluções completas e integradas para as escolas parceiras.

Elaboramos livros didáticos alinhados à BNCC, que trazem sugestões de atividades interativas dos mais diversos tipos. Temos também uma plataforma virtual de aprendizagem, para que os alunos possam aproveitar todas as vantagens tecnológicas em seus projetos acadêmicos.

Além disso, o SAS oferece cursos de formação continuada para gestão e docência, bem como consultorias especializadas. Atualmente, temos mais de 950 escolas parceiras em todo o Brasil e queremos que você faça parte desse grupo.

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