Atualizado em 2 de agosto | 2021 por SAS Educação

Os livros didáticos são extremamente importantes para o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. Além disso, são ferramentas norteadoras para os professores.

Diante da relevância desses materiais, surge a seguinte questão: como fazer uma boa escolha para trabalhar na sala de aula? Pensando nisso, nós detalhamos os principais aspectos que   gestores e docentes precisam considerar no momento de escolher os livros didáticos do Ensino Fundamental. Confira!

Quais são os melhores livros didáticos para o Ensino Fundamental?

Duas crianças, um menino e uma menina, brincando de empilhar livros didáticos Ensino Fundamental sobre suas próprias cabeças.
Conhecer as exigências da BNCC é a primeira dica para escolher bem os livros didáticos do Ensino Fundamental.

Para definir quais são os melhores livros para o Ensino Fundamental, você precisa analisar, primeiro, se eles estão de acordo com as exigências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Outro ponto importante é verificar se os livros do Ensino Fundamental possuem versão on-line e integração com plataformas digitais.

Hoje, a tecnologia não é apenas um recurso, mas um objeto do conhecimento. Assim, é interessante que os materiais didáticos promovam a interação entre o on-line e o off-line. Quando o livro está conectado a uma plataforma digital, ele pode levar o aluno para assistir a uma vídeo aula, fazer exercícios virtuais para fixação de um conteúdo ou trazer outras abordagens.

O SAS, por exemplo, possui materiais didáticos, que seguem todas as recomendações da BNCC, completamente integrados com a tecnologia. Para conhecê-los, acesse o nosso catálogo.

Na hora de fazer sua seleção didática, também verifique se os livros possuem materiais suplementares, o que é importante para ampliar a visão do estudante. Por fim, leve em conta se as atividades propostas valorizam o protagonismo dos alunos e promovem desafios estimulantes.

Livros didáticos Ensino Fundamental: o que observar

Os livros didáticos do Ensino Fundamental devem ser estruturados para acompanhar as necessidades do aluno em cada ano específico. Sendo assim, o conteúdo e a linguagem precisam se adaptar à faixa etária e ao desenvolvimento cognitivo das idades que variam entre o 1º até o 9º ano.

Livros didáticos Ensino Fundamental: anos iniciais

Os livros didáticos do Ensino Fundamental são diferentes nos anos iniciais e finais, fique atento.

De acordo com a BNCC, os anos iniciais do Ensino Fundamental são direcionados ao processo de alfabetização e à revisão, de forma sistematizada e aprofundada, das experiências vividas na Educação Infantil.

Os componentes curriculares desse período, que vai do 1ª ao 5º ano, são:

  • Linguagens: língua portuguesa, arte e educação física;
  • Matemática: matemática;
  • Ciências da natureza: ciências;
  • Ciências humanas: história e geografia;
  • Ensino religioso: ensino religioso.

Atenção! A língua inglesa não é obrigatória nos anos iniciais, porém várias escolas optam por acrescentá-la ao currículo.

Quando for escolher livros de Ensino Fundamental desta fase, lembre-se que é interessante que os materiais dêem ênfase ao desenvolvimento da linguagem, tragam muitas ilustrações e apresentem os conteúdos com ludicidade.

Assim, o aluno começa a entender a sua posição de protagonista diante do conhecimento. Nesse mesmo sentido, o incentivo de processos de pesquisa e atividades interdisciplinares são abordagens muito bem-vindas. Conheça algumas sugestões de atividades propostas pelo SAS, em um nosso e-book gratuito, clique aqui

Livros didáticos Ensino Fundamental: anos finais

Nos anos finais, os conceitos dos livros didáticos do Ensino Fundamental devem estar mais aprofundados e incluir línguas estrangeiras.

O ensino nos anos finais do Ensino Fundamental tem como ênfase aprofundar os conhecimentos vistos pelos alunos ao longo do 1º ao 5º ano, bem como consolidar toda essa aprendizagem.

A revisão aprofundada é uma das exigências da BNCC, que valoriza a articulação de habilidades também de forma vertical. Isso significa que, a cada ano, conceitos são revistos, mas sempre acrescidos de informações novas. Então, quando for escolher o livros didáticos de Ensino Fundamental dessa etapa, observe se os livros que está analisando trazem essa proposta.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os componentes não mudam em relação aos cinco anos iniciais. A única alteração é que o inglês torna-se obrigatório na área de linguagens

Mas, os conteúdos tornam-se mais profundos. Sendo assim, em matemática, por exemplo, é necessário trabalhar a álgebra e o letramento matemático (leitura de fluxogramas, programação, algoritmo etc.). Já nas ciências, conceitos de física, química e biologia devem ser desenvolvidos.

Livros didáticos Ensino Fundamental: língua estrangeira e artes

A BNCC inseriu o ensino do inglês como obrigatório nos anos finais do Ensino Fundamental, sobretudo, pensando nos desafios e demandas do mundo globalizado.

Muitas escolas não se limitam mais à língua inglesa e acrescentam também o espanhol na grade curricular. A ideia é preparar o estudante para o mercado de trabalho e ampliar seu conhecimento sobre outras culturas, para que ele tenha sucesso no seu Projeto de Vida.  

O SAS busca atender a essa necessidade com livros de espanhol para séries do 6º ao 9º ano, que fazem uma imersão na cultura hispânica e dão ênfase ao desenvolvimento das habilidades orais.

Outro componente obrigatório no Ensino Fundamental são as aulas de artes, pois é o meio pelo qual os alunos podem expressar sentimentos, desejos e sonhos, além de ampliar a compreensão sobre cores e formas. 

Quando bem trabalhada, a arte melhora habilidades de comunicação, afetivas e promove o desenvolvimento humano. Já pensou em trabalhar a disciplina de ciências sob esse viés lúdico? Confira, clicando aqui, 3 atividades que o SAS separou para os docentes se inspirarem.

Habilidades socioemocionais e os livros didáticos Ensino Fundamental

Os livros didáticos do Ensino Fundamental podem ter formato híbrido, que integra off-line e on-line.

A BNCC dá muita ênfase à promoção de habilidades socioemocionais durante a educação básica. E isso deve ser abordado dentro dos livros didáticos de todos os componentes curriculares. 

Tendo em mente o destaque do tema, o SAS criou o programa +Atitude, cujo objetivo é dar suporte aos professores no momento de trabalhar as habilidades socioemocionais na prática. Para isso, são oferecidos mais de 200 vídeos de apoio.

Dentro do programa, os professores aprendem a desenvolver 21 habilidades com seus alunos, como autoconhecimento, autonomia, empatia, consciência crítica e resolução de conflitos. Tudo isso, incentivando a reflexão e a ressignificação de atitudes.

 Livros didáticos Ensino Fundamental: suplementos

Escolher livros suplementares para o Ensino Fundamental também faz toda a diferença no processo de aprendizagem. Afinal, por meio deles você consegue aprofundar tópicos de determinado conteúdo e promover atividades lúdicas.

Aqui no SAS, levamos a escolha dos livros didáticos do Ensino Fundamental muito a sério. Por essa razão, temos uma gama completa de suplementos, que vão do 1º ao 9º ano. Para os anos iniciais, sugerimos os livros suplementares da coleção Lendo o Mundo, que se subdivide em:

  • Clássicos infantis (textos bilíngues que trazem várias histórias da literatura);
  • Leitura e escrita;
  • Produção textual;
  • Formação humana (aborda valores relacionados a uma postura cidadã e conscientes);
  • Atividades suplementares de matemática e língua portuguesa.

Já para os estudantes dos anos finais, o foco é a Coleção Asas, que possui exemplares sobre:

  • Práticas de produção textual;
  • Atividades suplementares de filosofia;
  • Espanhol;
  • Atividades de lógica;
  • Atividades suplementares de todos os componentes com ênfase na resolução de questões.

Gamificação e os livros didáticos

A gamificação é um ótimo aliado dos livros didáticos do Ensino Fundamental.

Existem muitos aspectos a se analisar na hora de escolher livros didáticos para o Ensino Fundamental. Um deles é a relação do material com a tecnologia e a gamificação. Ou seja, é interessante que os livros proponham atividades envolvendo o uso de jogos, pois isso ajuda na fixação do conteúdo e desperta o interesse do aluno para o processo de aprendizado.

O uso dos games é uma excelente maneira de integrar o conteúdo off-line e on-line. No SAS, temos a plataforma Eureka!, um game pedagógico que está disponível para o estudante do 4º ao 9º ano e é interligado aos nossos materiais didáticos.

Gostou do conteúdo? Se também quiser saber mais sobre os livros didáticos do Ensino Médio, nós podemos ajudar. Confira um post do blog especial sobre isso aqui

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