Atualizado em 29 de setembro | 2021 por SAS

No contexto contemporâneo de inovação e mudanças constantes, compreender quais serão alguns dos desafios que os jovens encontrarão no futuro, e como a família pode ajudar a superá-los, pode ser fundamental para o desenvolvimento de seus projetos de vida. 

Sabendo que o desenvolvimento do Projeto de Vida dos jovens pode impactar o cotidiano de muitas famílias, o SAS Cast lançou a série PodCompartilhar, trazendo podcasts idealizados para estabelecer um canal de conversa com os familiares, sobre os principais desafios dessa jornada. No primeiro episódio da série, Sandra Quero, psicóloga e educadora parental, compartilha seus conhecimentos a respeito da atuação familiar na construção do projeto de vida dos jovens. 

Veja os principais aspectos apontados pela especialista! 

Panorama do mundo contemporâneo e demandas 

Sandra Quero destaca que, no século XX, era comum as pessoas permanecerem por anos no mesmo trabalho ou exercerem uma única profissão ao longo de toda a vida. Contudo, a psicóloga pontua que o mundo atual se caracteriza por ser dinâmico. É o que se denomina mundo VUCA (acrônimo do inglês VolatilityUncertaintyComplexity e Ambiguity), ou seja, vivemos em uma realidade volátil, incerta, complexa e ambígua, na tradução livre. 

Ela comenta que a volatilidade é notada por meio das mudanças que acontecem o tempo todo, em velocidade e frequência intensas, caracterizando uma modernidade líquida. Estabelecendo uma comparação entre o rádio, que levou 38 anos para ter 50 milhões de ouvintes, e o Instagram, que levou somente seis meses para alcançar a mesma quantidade de público, a profissional evidencia o quão rapidamente as mudanças estão ocorrendo, e como isso gera incertezas. Tudo pode acontecer e mudar a qualquer momento. Diante disso, nós podemos sentir insegurança e enfrentar dificuldades ao lidar com esse contexto. 

Na sequência, a especialista elucida que o mundo atual também se caracteriza pela complexidade, pois existe interligação entre as coisas. Assim, para cada ação, diversas consequências podem ocorrer, e elas precisam ser consideradas. Com isso, também nos deparamos com o desafio de aprender a identificar tais relações. 

Como resultado desse cenário volátil, incerto e complexo, decorre a ambiguidade. De acordo com Sandra, não estamos mais em uma dicotomia, vivemos em uma conjuntura de grande diversidade, o que é saudável para a humanidade, mas exige mais de todos nós.  

O mundo VUCA demanda criatividade, inovação e agilidade. Sandra traz dados do Fórum Econômico Global, realizado em 2018, que relatou que 65% das crianças que estão na escola hoje ocuparão profissões e empregos que ainda não existem. Além disso, em 2020, a ONU publicou um texto na sua página oficial, em que demonstra preocupação com a capacidade dos jovens de aprender a aprender, visto que essa habilidade precisa ser desenvolvida e aplicada no mundo contemporâneo. Assim, o aprendizado constante, ao longo de toda a vida, será essencial para acompanhar as mudanças do futuro. 

O papel dos pais no processo de formação dos jovens 

A educadora elucida, ainda, a necessidade de os pais terem clareza quanto à complexidade do mundo contemporâneo. Em seguida, ressalta a importância da universidade na vida dos jovens, pois esse ambiente propicia o aprender a pensar de forma analítica e científica. Desse modo, eles conseguirão atuar na vida e na profissão que desejarem, independentemente do curso escolhido. 

Sandra destaca que o suporte familiar é essencial nessa fase da vida e aponta que é fundamental que os pais estejam presentes, acompanhando a trajetória dos filhos. Ela comenta que a família precisa acolher e ser um canal aberto de conversa com os jovens, sempre buscando não julgar suas escolhas. Apoiarescutar e aconselhar é a forma mais orgânica de os pais acompanharem os filhos nesse processo desafiador, deixando-os livres para que se desenvolvam e escolham o caminho que desejam trilhar. 

Gostou do conteúdo? Ouça o episódio completo no Spotify ou no Soundcloud. Para enviar dúvidas, anseios e angústias relacionados à participação da família na construção do Projeto de Vida dos alunos e outros assuntos relacionados a esse processo, clique aqui

Como o SAS pode ajudar? 

SAS é uma plataforma de educação, que oferece soluções completas para sua escola, desde o material didático, até o auxílio de consultores pedagógicos especializados e focados na necessidade de cada realidade escolar. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções!