Atualizado em 27 de setembro | 2022 por SAS

A redação nota 1000 é o sonho de todo vestibulando. E, por mais que pareça um grande desafio para muitos, tirar a nota máxima na redação é uma possibilidade para os candidatos que compreendem as competências exigidas e praticam sua escrita para o dia do exame. 

Por contabilizar metade da nota total do Enem, a redação é um fator decisivo para o bom desempenho do aluno. Portanto, é essencial que a escola direcione parte do foco para o desenvolvimento dessas competências para que o aluno possa escrever uma redação satisfatória.

Pensando nisso, neste artigo, abordamos um passo a passo de como construir uma redação nota 1000. Então continue a leitura e confira!

O que é preciso para uma boa redação?

A redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo, um gênero textual que segue alguns critérios específicos. Além da impessoalidade, que não permite o uso da primeira pessoa do singular, uma dissertação também exige do candidato a habilidade de conectar saberes e referências ao longo de sua produção, estruturando o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão

Na verdade, grande parte dos vestibulares pedem a produção de textos dissertativo-argumentativos. Mas o Enem tem algumas particularidades que precisam de muita atenção. 

De modo geral, o candidato deve, no início do texto, apresentar sua tese sobre o tema, ou seja, sua opinião ou argumento que será defendido. Além disso, ao longo do texto, será necessário desenvolver uma argumentação clara que condiz com o tema proposto, movimentando saberes e repertórios que extrapolem os textos motivadores. E, por fim, concluir a redação com uma proposta de solução para o problema posto, chamada proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos.

Como começar uma redação? 

Em uma redação nota 1000, a introdução é, basicamente, o cartão de visitas. Ela é responsável por dar o tom do texto, apresentando e contextualizando o tema ao leitor.

Dessa forma, é preciso ensinar ao aluno a sintetizar, no parágrafo introdutório, o tema,  a problemática em questão e o caminho que a discussão tomará por meio da tese. A tese deixa claro ao leitor qual será o posicionamento a respeito do tema a ser tratado no texto

Vale ressaltar que toda tese deverá ser defendida ao longo de todo o texto por meio de argumentos. Deixá-los visíveis logo na introdução facilita o processo de entendimento e organização do texto, tornando-o mais estratégico.

Por fim, nesse momento inicial, para prender a atenção do leitor, é comum encontrarmos textos cuja introdução esteja relacionada  com algum contexto sócio-histórico ou obras que sejam relevantes para a argumentação.

Como desenvolver uma argumentação?

Após situar o leitor a respeito do que será trabalhado ao longo do texto, chega a hora de apresentar e desenvolver os argumentos.

Nesse momento, o candidato precisa desenvolver a argumentação de acordo com o ponto de vista escolhido e defendido, apresentando sua capacidade analítica e de pensamento crítico. 

É importante ressaltar que os argumentos não devem ser apenas citados, ou seja, é importante evitar que as informações sejam apresentadas de forma rasa e sem uma conexão clara com o tema proposto. Neste momento, as opiniões, as informações e os fatos trazidos devem ser bem desenvolvidos e de forma articulada com o tema, sendo validados por diferentes áreas de conhecimento. 

Um exemplo de elementos que validam a argumentação podem ser os filmes, as obras de autores renomados, os movimentos históricos e culturais, os dados estatísticos, entre outras informações de ampla publicação e alcance público.

Além disso, o ideal para alcançar uma redação nota 1000 é escrever, no mínimo, dois parágrafos de argumentação, em que visões ou argumentos complementares serão trabalhados em cada parágrafo. Essa é uma das estratégias mais comuns para dar mais robustez ao texto e validar, ainda mais, a tese apresentada.

Para corroborar com as ideias trabalhadas, é importante ensinar ao aluno a interpretar os textos de apoio, principalmente os dados estatísticos, que são normalmente disponibilizados. Esse conteúdo auxilia no entendimento da proposta de redação e da problemática posta.

Mas atenção! Copiar os textos de apoio  pode gerar penalização no desempenho final do candidato. Desta forma, o ideal é usá-los como referência, mas evitar copiar qualquer trecho ao longo da redação. 

E como concluí-la?

A conclusão é o momento em que o texto se encerra, dando fechamento às informações e aos argumentos apresentados pelo candidato.

Contudo, ressalta-se que o Enem exige um critério específico na conclusão: a proposta de intervenção, que nada mais é do que uma proposta de solução para o problema. Assim, o aluno deve sugerir ações de melhoria para a situação discutida ao longo do texto, apresentando cinco elementos:

  • Ação (o que deve ser feito?)
  • Agente (por quem?)
  • Modo (como?)
  • Finalidade (para quê?)
  • Detalhamento (explicação e exemplos)

Todos esses elementos serão contabilizados no momento de correção e é importante ressaltar que nenhuma proposta de intervenção, por mais completa que esteja, deve desrespeitar os direitos humanos. Caso isso ocorra, essa proposta será anulada.

Uma redação nota 1000 é aquela que cumpre todos os requisitos exigidos pela prova e demonstra a capacidade analítica e crítica do candidato.

Indo além: uma redação nota 1000

Para uma redação nota 1000, é preciso prestar muita atenção aos detalhes e oferecer uma produção que esteja de acordo com o que é exigido pelo Enem. Lembrando que esse vestibular conta com competências e critérios específicos que ficam disponíveis na cartilha do participante. Então, é importante analisá-la com os alunos.

Para além dessas questões, os candidatos também precisam apresentar diferentes saberes em sua produção para conseguirem a tão sonhada redação nota 1000. E, para isso, é essencial que ele tenha capacidade analítica, pensamento crítico, repertório teórico e habilidade argumentativa.

Essas competências não são “dons” de escrita. É claro que alguns alunos têm mais facilidade de colocar suas ideias no papel do que outros. Mas, em regra geral, uma boa escrita (principalmente de textos dissertativo-argumentativos) depende de prática e exercício.

Nesse contexto, os professores têm um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades necessárias para uma redação nota 1000. Assim, para auxiliar o aluno, é importante:

  • Trabalhar o edital do exame e a cartilha do participante em sala de aula, explicando as competências exigidas e os critérios de avaliação;
  • Detalhar as particularidades do Enem;
  • Citar as ocorrências que podem zerar a redação;
  • Montar debates para estimular a capacidade argumentativa do alunos;
  • Incentivar o consumo de diversas fontes de informação a fim de ampliar o repertório sociocultural;
  • Aplicar atividades de redação que envolvem escrita e reescrita.

Repertório sociocultural

Não há como defender um ponto de vista sem ter um conhecimento mínimo sobre o assunto. Então, para conseguir uma redação nota 1000, o candidato precisa trabalhar diferentes referências e fundamentos na produção de uma redação.

Para isso, como já citado, é necessário ter um repertório vasto de conhecimento a respeito de diferentes áreas de conhecimento. Grande parte da memória discursiva é construída ao longo da vivência do indivíduo, mas esses diferentes saberes auxiliarão a tirar o texto do “achismo” para uma validação social a respeito do tema ou da argumentação. 

Para fomentar esse repertório, é importante que a escola seja um ambiente fértil para a investigação e para o debate, além  de  trabalhar em aula assuntos e acontecimentos que estão em alta no momento.

Dessa forma, além de ampliar o conhecimento teórico dos alunos, eles são incentivados a buscar sozinhos novas informações, mantendo esse repertório em ascensão.

Atenção à norma-padrão

Apenas bons argumentos não asseguram uma redação nota 1000. Isto é, o aluno precisa saber desenvolver o texto de forma clara e de acordo com os padrões da norma-padrão do português. 

Para muitos, essa parte é a mais desafiadora. Por isso, é fundamental que o educador trabalhe com seus alunos diferentes maneiras de exercitar o conhecimento linguístico, a organização sintática das frases e ideias e, também, incentive a leitura constante, para facilitar a ampliação do vocabulário e a escrita adequada das palavras. 

Nesse caso, é importante pontuar que não se trata de “escrever difícil”, mas, sim escrever bem. A clareza, a coesão e a coerência devem ser os pilares para o desenvolvimento de uma redação nota 1000. 

Respeito aos direitos humanos

Independentemente da qualidade de um texto, é fundamental respeitar os direitos humanos, principalmente na proposta de intervenção do Enem.

Todo tipo de discriminação, restrição de liberdade ou alusão à violência a um determinado grupo será considerado como desrespeito aos Direitos Humanos e nenhuma argumentação que incentive tal prática poderá ser sustentada ao longo do texto, afinal, o Enem trabalha com temas envolvendo problemáticas latentes na sociedade e nenhuma forma de desrespeito aos direitos humanos será capaz de resolvê-las. 

Portanto, é indispensável trabalhar a Cartilha de Direitos Humanos e aumentar o repertório desse assunto com os alunos para que, no dia da prova, eles saibam como abordá-los e respeitá-los ao longo do texto.

Propostas de ações e intervenções

Como já mencionado, o Enem conta com um critério específico para a conclusão, que é a proposta de intervenção. 

Sendo assim, para uma redação nota 1000, o aluno deve apresentar ações e intervenções coesas para a problemática abordada ao longo do texto.

A proposta deve desenvolver o que deve ser feito para resolver a questão, quem será o responsável por executar a ação, como ela será aplicada, seus objetivos e, por fim, quais são seus possíveis efeitos, trazendo, inclusive, detalhamentos ao longo da escrita. 

Ressalta-se que a falta desses elementos reduzirá a nota da redação. Portanto, é importante que o educador trabalhe esses mecanismos com os alunos, ajudando-os a olhar para a problemática sobre diversos ângulos. Inclusive, é interessante trabalhar essa competência junto com a aquisição de repertório sociocultural. 

Uma redação nota 1000 demonstra um bom repertório sociocultural, mas sem perder de vista o respeito à norma culta e aos Direitos Humanos. 

Como fazer uma redação nota 1000:

Não há receita para fazer uma redação, mas existem alguns passos que ajudam o aluno a desenhar o esboço da sua produção textual. Isso porque organizar as ideias é fundamental para alcançar uma redação nota 1000.

A seguir, confira algumas dicas relevantes para se considerar na hora de trabalhar a redação em sala de aula:

  • Uma introdução cativante: a introdução é o ponto-chave de qualquer texto, pois é ela que dirá se o leitor continuará a leitura ou não. Assim, é essencial que o candidato, logo na introdução, já demonstre o potencial de suas habilidades, a tese que será defendida e instigue o leitor a conhecer sua argumentação. 
  • Clareza de ideias: como o foco do texto é a argumentação, é importante que a introdução não tome muito espaço na página. Sendo assim, é preciso apresentar as ideias de maneira clara e objetiva, já encaminhando a produção à argumentação necessária. 
  • Uso de conhecimentos sociais: um dos critérios avaliativos do Enem diz respeito ao uso de referências externas, extrapolando as informações dos textos de apoio. Desta forma, é importante que o candidato tenha uma argumentação original e fora do senso comum, explorando elementos sociais ao longo de sua produção para validar seus argumentos. 
  • Um argumento bem estruturado: o aluno deve pensar, antes de começar a escrever, qual será a estrutura de sua argumentação e como ela será desenvolvida. Apresentar estes argumentos na introdução e construir um projeto de texto que os retome ao longo do desenvolvimento é fundamental para a qualidade da redação.
  • Citações e menções estratégicas: novamente, é importante reforçar que uma redação nota 1000 depende do desenvolvimento de um repertório sociocultural que extrapole os textos motivadores –  desde que esteja dentro do tema e seja relevante. Nesse sentido, o candidato pode apresentar ao longo do texto citações literárias, teorias e falas de pensadores, passagens de músicas ou filmes de forma articulada com sua argumentação
  • Uma sugestão de ação: lembrando que a presença de uma proposta de intervenção, ou seja, uma proposta de solução para o problema bem estruturada e completa é determinante para a nota da redação. 

A importância da prática

Para escrever uma boa redação, é fundamental saber todos os detalhes do gênero textual pedido, estudar os critérios de avaliação do exame e conhecer as particularidades do Enem. Contudo, esses conhecimentos não geram resultados positivos se não forem colocados em prática.

Assim, para uma redação nota 1000, o melhor caminho é praticar. Isso porque é por meio do exercício que os alunos compreendem suas dificuldades, localizam suas falhas, têm a oportunidade de corrigi-las e assimilam a melhor forma de desenvolver seus textos. 

Inclusive, é interessante que o professor trabalhe em sala de aula temas que caíram nos outros anos do Enem, apresentando os modelos de redação nota 1000 e as estratégias que os estudantes podem aplicar em sua produção textual. 

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