Atualizado em 26 de julho | 2022 por SAS

Você já parou para pensar sobre quem forma a comunidade escolar? Neste conceito entram gestores, professores, alunos, pais e responsáveis, bibliotecários, monitores, colaboradores da limpeza etc. 

Nesse contexto, cada subgrupo exerce um papel e nem sempre é fácil unir a comunidade escolar, muito menos se comunicar de maneira adequada com todos esses atores. E quando falta uma integração efetiva, podem surgir problemas durante o processo de ensino e aprendizagem. 

Sendo assim, é papel dos gestores trabalhar para manter a harmonia na comunidade escolar e melhorar de forma constante a relação entre todos os envolvidos. 

Siga com a leitura do conteúdo que preparamos para entender melhor o que você pode fazer na prática para manter a boa relação entre a comunidade. 

Qual a importância da comunidade escolar?

Como um profissional da educação, você sabe que a escola é muito mais do que um espaço físico onde as crianças se reúnem para estudar. Esse ambiente é local de interação social, de descobertas e criação de memórias. Afinal, os alunos passam grande parte do dia (senão a maior parte) nas instituições de ensino. 

Dessa maneira, na escola compartilham diversas experiências, positivas e negativas. E os pais sabem disso, portanto, é natural que busquem uma escola acolhedora e que valorize a sua comunidade. 

Além disso, é importante ter em mente que um ambiente educacional equilibrado e integrado com toda a comunidade escolar também traz vantagens para os próprios colaboradores da instituição. Isso porque as pessoas passam a se sentir mais valorizadas e, consequentemente, motivadas a desenvolver um trabalho melhor.  

Dicas para manter uma boa relação entre a comunidade

Manter a comunidade escolar unida e participativa traz bons resultados à educação.

Sabendo sua importância, nada mais natural do que buscar estratégias para promover uma boa relação com a comunidade escolar.

Então, separamos três dicas práticas que auxiliam os gestores a trabalharem o bom relacionamento entre todos. Acompanhe!

Promova uma educação participativa

Uma educação participativa  é aquela que envolve a comunidade no processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, todos se tornam protagonistas na hora do desenvolvimento das atividades pedagógicas. 

Sendo assim, alunos podem expressar opiniões sobre o que querem aprender e como querem aprender ao invés de apenas receberem o conteúdo pronto trazido pelos professores.

Os pais passam a ter um papel mais ativo no cotidiano acadêmico, participando de projetos educativos e de atividades de aprendizagem com os filhos. Já a  escola pode realizar eventos abertos à comunidade do entorno, promovendo oficinas de bem-estar, de artesanato, palestras de conscientização etc. 

Por isso, envolva os colaboradores em gincanas, crie eventos para fazer homenagens, envolva-os na rotina da comunidade para além do trabalho. 

Algo interessante que também pode ser colocado em prática são ações educacionais que envolvem questões de cidadania. Ou seja, é possível desenvolver com os alunos projetos que fortaleçam o vínculo deles com a cidade ou o bairro onde moram. 

Vale a pena promover, por exemplo, campanhas de coleta seletiva de lixo, de conscientização sobre o mosquito-da-dengue, plantações de árvores em praças, entre outros. 

Tenha uma gestão democrática

A gestão democrática é outra forma de melhorar a relação de quem forma a comunidade escolar. Isso porque ela torna a instituição mais aberta ao diálogo e compreensiva com as diferentes necessidades. 

Na prática, esse modelo de gestão faz com que a comunidade possa participar dos processos decisórios da escola. Isto inclui questões ligadas à administração dos recursos institucionais e à organização, além de construção e avaliação de projetos pedagógicos. 

Desta maneira, alunos, professores, gestores, colaboradores e famílias possuem voz ativa no momento de decidir alguma mudança escolar. 

Entretanto, para que isto ocorra de forma organizada, o gestor precisa realizar reuniões frequentes com a comunidade e manter uma postura de facilitador, trabalhando liderança e resolução de problemas. 

Outra ótima opção é formar instâncias colegiadas para estruturar melhor as reuniões, ou seja, criar pequenos grupos compostos por representantes da comunidade. Assim, você pode ter um grupo de pais, de professores, de alunos e de colaboradores que falem pelos demais integrantes. 

Com essa estratégia a gestão escolar facilita a exposição de ideias e, consequentemente, a tomada de decisão. 

Incentive os pais a participarem da rotina escolar 

A família é um dos principais pilares da comunidade escolar. Portanto, todo gestor deve incentivar a participação de pais e responsáveis na rotina acadêmica. Afinal, isto vai ajudar no processo de aprendizagem do aluno, bem como contribuirá para aumentar o vínculo do estudante com a instituição, gerando fidelização. 

Entretanto, para engajar os pais nas atividades da escola é preciso, antes de tudo, estabelecer uma comunicação efetiva com os mesmos. 

Sendo assim, tenha canais de fácil acesso por onde as famílias possam entrar em contato com a escola. É possível investir em WhatsApp, e-mail, telefone, site, etc.  Também automatize o envio de lembretes ou avisos sobre eventos do calendário acadêmico.

Outro ponto importante é estar aberto a ouvir críticas e sugestões. Preste atenção no que está sendo dito e tente entender o que a escola pode fazer para evitar as situações apresentadas ou colocar em prática as sugestões. 

Outras maneiras interessantes de trabalhar o engajamento das famílias dentro da comunidade escolar são: 

Feira de profissões

A escola pode organizar uma feira de profissões e pedir aos pais para falarem um pouco sobre o que fazem no dia a dia no ambiente de trabalho. Esta proposta traz vários benefícios, por exemplo: 

  • é uma forma de ajudar na conexão aluno-família;
  • os estudantes a conhecerem diferentes profissões;
  • valoriza a atividade profissional dos pais. 

Feira de ciências 

A tradicional feira de ciências é uma ótima forma de incentivar a participação dos pais na rotina escolar. Afinal, é sempre um orgulho para as famílias ver os filhos criando algo diferente. 

Esse engajamento pode ser ampliado ao propor que os alunos façam trabalhos em conjunto com os pais, por exemplo. Também, pode-se reunir com os responsáveis e pedir sugestões de temas para a feira. 

Seminários 

Outra maneira de promover participação é realizando seminários voltados para as famílias. Neste caso, a escola pode selecionar temas relevantes para esse público, como:

  • educação sexual;
  • depressão na adolescência;
  • educação financeira para pais e filhos;
  • como ajudar seu filho na escolha da carreira;
  • desafios da maternidade;
  • a importância da autonomia para as crianças;
  • uso de drogas;
  • como lidar com o bullying, etc. 

Agora você sabe quem forma a comunidade escolar  

Sabendo quem forma a comunidade escolar você consegue entender como melhorar a relação entre as partes.

Bem, esperamos que depois de tudo o que apresentamos, você saiba quem forma a comunidade escolar, qual a sua importância e como melhorar a relação entre os membros dessa comunidade. 

Sendo assim, que tal implementar nossas dicas para ver como os resultados podem ser positivos? Caso tenha dificuldades no processo, vale a pena procurar um serviço de consultoria educacional para ajudá-lo. 

O SAS tem profissionais extremamente capacitados e que estão prontos para fornecer orientações aos gestores em todo processo acadêmico e voltado para a administração escolar. Caso tenha interesse em saber mais, é só entrar em contato com um de nossos consultores especializados. 

Continue acompanhando o blog do SAS! Estamos sempre publicando conteúdos novos sobre diversos temas importantes para as instituições de ensino. 

Tenha acesso à dicas de gestão acessando a aba de gestão escolar e confira os conteúdos exclusivos e voltados para uma boa gestão.