Atualizado em 2 de fevereiro | 2022 por SAS

Gerenciar um cursinho não é tarefa fácil! Você precisa lidar com professores, equipes administrativas, responsáveis e alunos. Além da pressão para garantir um alto índice de aprovação entre os estudantes nas provas para as quais estão se preparando. Pensando nisso, apostar na cultura de resultados pode ajudá-lo no cotidiano gerencial. 

Caso nunca tenha ouvido falar sobre esse assunto, não tem problema! Vamos explicar o que é a cultura de resultados e como ela afeta a liderança e gestão de equipes. 

O SAS Plataforma de Educação selecionou várias dicas de como montar um cursinho baseado neste modelo de gestão. Vamos lá?

Por que os cursinhos preparatórios são tão importantes?

É fundamental saber como montar um cursinho que auxilie os estudantes a alcançarem os melhores resultados.

Cursinhos preparatórios são locais que ajudam estudantes a se prepararem para testes específicos, incluindo vestibulares para escolas técnicas, Enem, concursos públicos, entre outros.

Esses espaços são importantes, pois oferecem direcionamentos completos para que o aluno consiga atingir objetivos pontuais. Com cursinhos focados na cultura de resultados, ele aprende sobre o estilo da prova que irá realizar, quais assuntos são mais cobrados e executa diversos exercícios de fixação. Tudo isso ajuda o aluno a praticar e ganhar ritmo de resolução e alcançar boas notas.

Na escola, em contrapartida, o aprendizado é mais amplo, voltado para conhecimentos gerais, desenvolvimento do senso crítico e de habilidades práticas para o mercado de trabalho. Por isso, é importante investir em preparatórios e saber como montar um cursinho de qualidade.

Os cursinhos pré-vestibulares, uma das modalidades preparatórias mais buscadas por estudantes, foram criados na década de 1960 no período em que a demanda por vagas em Universidades aumentaram. 

Atualmente, eles continuam sendo muito procurados por jovens que desejam ingressar no ensino superior. Afinal, cursinhos pré-vestibulares oferecem muitas vantagens ao estudantes, como:

  • aumento do conhecimento, a fim de garantir maior preparação para as mais variadas questões;
  • facilidade para identificar as famosas “pegadinhas” que, por diversas vezes, já eliminaram milhares de candidatos;
  • diminuição da ansiedade para o vestibular, uma vez que o estudante se sentirá mais preparado para fazê-lo;
  • preparação tanto no quesito mental quanto físico através dos simulados.

O que é a Cultura de Resultados?

A cultura de resultados ajuda a entender como montar um cursinho preparatório objetivo e eficiente.

A cultura de resultados faz parte de um modelo de gestão empresarial que alinha dois elementos essenciais para alcançar objetivos: a tomada de decisão e o conjunto de práticas que direcionam as ações da equipe

Este alinhamento permite que uma empresa seja capaz de cumprir suas metas de maneira eficiente, contribuindo com o funcionamento da liderança e gestão de equipes da melhor forma.

A metodologia da cultura de resultados funciona baseada em três pilares:

  • transparência;
  • objetividade;
  • comprometimento. 

Isto significa que você, enquanto gestor, precisa ser sincero com seus colaboradores sobre tudo o que esteja ocorrendo na empresa, sejam situações positivas ou não.

Também é importante tomar decisões baseadas em dados. Assim, suas ações passam a ser imparciais e todos do time têm a chance de apresentar propostas sólidas. 

Por fim, a questão do comprometimento está atrelada à definição de objetivos específicos para cada equipe. Porém, o time deve conversar e propor ações que julguem mais relevantes para alcançar o que foi estabelecido pelo gestor.   

Quando bem implementada, a cultura de resultados causa muitos impactos positivos no processo de liderança e gestão de equipes. Veja só:

  • cada colaborador passa a entender seu papel dentro da empresa;
  • métricas podem ser monitoradas com maior facilidade;
  • as equipes permanecem unidas para atingir os objetivos propostos;
  • todos compreendem as ações que devem colocar em prática;
  • pequenas e grandes conquistas são sempre comemoradas;
  • comunicação mais objetiva e efetiva;
  • maior quantidade de feedbacks sobre desempenho. 

Não é à toa que gigantes do mercado, como Google e Netflix, aplicam a cultura de resultados em sua metodologia há muito tempo.

O que é um cursinho focado na cultura de resultados?

O cursinho alinhado ao modelo de gestão de resultados traz uma liderança forte que define objetivos claros a serem alcançados por todos os colaboradores. Isso inclui a definição de metas de aprendizagem que os professores devem atingir com os estudantes. 

Diferentes equipes trabalham com foco e de modo interligado para alcançar os resultados propostos. Dentro dessa perspectiva, problemas tendem a ser vistos como desafios a serem superados, ou seja, cada colaborador irá se esforçar para vencer obstáculos e fazer a diferença dentro do cursinho. 

Como consequência, os processos fluem com maior efetividade e não há desencontro de informações. O ensino também passa a ter mais qualidade, já que há comprometimento dos professores. Até a postura dos estudantes tem chance de ser afetada positivamente. Afinal, eles passam a ter maior senso de organização e produtividade, pois todo o ambiente do cursinho passa essa mensagem.

Como montar um cursinho focado na cultura de resultados?

Não tenha mais dificuldade pensando em como montar um cursinho com as dicas especiais do SAS Plataforma de Educação.

Montar um cursinho focado na cultura de resultados pode ser bem desafiador. Principalmente se a sua instituição não estiver familiarizada com esse modelo de gestão. Dessa maneira,  separamos algumas dicas interessantes que vão ajudá-lo em sua jornada.

Forme novos líderes

Independente do tipo de cursinho que você tenha, a partir do momento que você passa a ser a liderança em gestão, surge uma missão clara: transformar cada integrante de sua equipe em novos líderes.

Isso significa dar autonomia para que possam resolver problemas de forma independente e engajá-los para que “repliquem” sua ideia no cotidiano. Assim, poderão motivar os colegas a se esforçarem para dar o seu melhor.

Compartilhe resultados 

Mostre como está o cursinho para todos que trabalham no local. Ou seja, compartilhe resultados de aprovação dos alunos, principais reclamações recebidas, taxas de matrícula e de evasão etc. Isso é essencial para estimular a transparência em relação à situação da empresa. 

Para realizar essa divulgação da melhor forma possível, você pode contar com a assessoria de marketing do SAS Plataforma de Educação! 

Nossos profissionais vão ajudá-lo com o compartilhamento de informações de forma interna. Porém, também podem fornecer orientações para que você compartilhe resultados com a comunidade externa. Isso pode ser feito por meio da criação de um blog ou de postagens nas redes sociais, por exemplo.

Capacite seus professores

Invista na capacitação da equipe docente! Assim, esses profissionais podem se atualizar e ter mais recursos disponíveis para atingir os objetivos propostos pela instituição.

No SAS Plataforma de Educação, temos o programa de formação continuada FOCOS que oferece várias trilhas de aprendizagem. Tudo de forma digital, com fácil acesso.

Defina metas claras para as equipes 

Um dos pilares da cultura de resultados é o comprometimento. Para colocá-lo em prática, você deve criar metas objetivas para as equipes do seu cursinho. Por exemplo, é possível definir a carga horária ideal para cada disciplina ofertada e organizar seu quadro docente em torno disso. 

Caso queira ajuda com esse processo, conte com o nosso simulador de carga horária. Com ele, você consegue verificar como sua instituição está atualmente e o quanto falta para se encaixar dentro dos objetivos propostos.

Acompanhe indicadores de desempenho   

Fique de olho em indicadores de desempenho, eles são a melhor forma de avaliar resultados de maneira rápida e objetiva

Defina quais indicadores serão levados em conta (taxa de evasão, notas em simulados, índice de aprovação, queixas de indisciplinas, taxa de inadimplência etc.) e acompanhe-os de modo regular. 

Busque uma consultoria 

Todas as dicas que apresentamos vão ajudar você a aplicar a cultura de resultados no seu cursinho. Entretanto, a melhor maneira de como montar um cursinho é com o acompanhamento de um consultor especializado. Afinal, ele vai oferecer orientações personalizadas de acordo com a realidade da sua instituição.

No SAS Plataforma de Educação disponibilizamos um programa de consultoria voltado exclusivamente para gestores acadêmicos

Como deu para perceber, o modelo de gestão com foco em resultados pode melhorar bastante a rotina dentro do seu cursinho. Sendo assim, que tal colocá-lo em prática? 

O SAS Educação pode ajudá-lo nesse processo! Clique no banner abaixo e converse com um dos nossos consultores.