Atualizado em 13 de julho | 2023 por SAS

Qual a importância de uma Campanha de Matrículas? O segundo semestre do ano costuma ser um momento decisivo para as escolas em diversos aspectos, sendo um dos principais motivos o período de captação e retenção de alunos. Pensando nisso, separamos 5 dicas importantes para você realizar uma Campanha de Matrículas de sucesso na sua escola.

1. Faça um bom planejamento

Organizar a campanha de matrículas da sua escola com antecedência é fundamental para alcançar bons resultados. Antes de qualquer coisa, é interessante analisar a campanha passada para evoluir a estratégia da sua escola, pensando no que deve ou não ser feito com base na experiências do ano anterior. Outra boa prática é estabelecer um cronograma com todas as ações que serão realizadas durante esse período e definir metas e objetivos para garantir o sucesso dessas ações.

2. Atenção para os pontos fortes

Uma boa dica para iniciar a organização da campanha, é compreender e destacar os potenciais da sua escola. A organização da matriz curricular, os diferenciais dos materiais didáticos e a tecnologia educacional do SAS podem ser diferenciais destacados na campanha, por exemplo.

Além disso, alinhe os valores e as expectativas da família em relação a escola. Ouvir e envolver a comunidade escolar é essencial para ser assertivo na mensagem.

3. Engaje o seu time

Um dos pontos-chave para o sucesso da Campanha de Matrículas é engajar o time da sua escola. Garanta uma equipe alinhada e engajada, compartilhando sobre a importância desse período nas reuniões de professores, e reserve outros momentos semanais de discussão, dos principais objetivos e ações, envolvendo também secretaria, atendimento e segurança, para que juntos consigam alcançar as metas. A atuação de todos é o que vai auxiliar a construir uma boa campanha de matrículas.

4. Fique de olho na retenção!

Para além do processo de captação, é importante manter o cuidado com a retenção dos alunos já matriculados na sua escola.

Conquistar novos alunos para a sua escola no período de matrícula é importante, entretanto, não esqueça de também dar atenção para os alunos que já estão com você. Além de toda a execução da campanha de matrículas com o propósito de captação, é interessante abrir um canal de escuta e diálogo com as famílias para discutir o tópico de rematrícula. Ouvir e entender as necessidades e pontos de melhoria de cada caso demonstra a disponibilidade da escola em criar um ambiente colaborativo e evolutivo junto aos pais, o que também pode ajudar a reduzir a evasão escolar. Se ainda não fez uma pesquisa de satisfação com os pais, esse é um bom momento.

5. Tenha um posicionamento digital

Muito mais do que realizar a divulgação da Campanha de Matrículas na sua escola, é fundamental ser estratégico nas redes sociais. Antes de sair executando, tenha clareza dos pilares e diferenciais da escola e faça um planejamento com um calendário de ações. Em seguida, é a hora de construir mensagens que tangibilizem esses pilares e investir em comunicações atrativas que engajem o seu público-alvo. Dica extra: faça vídeos com depoimento da família, dos alunos e dos professores. Além de humanizar sua campanha, acrescenta uma validação para a escola.

Veja mais dicas:

Planeje a sua Campanha de Matrículas com o SAS Educação

No momento de planejar a Temporada de Matrículas da sua escola, é essencial contar com um parceiro capaz de fornecer suporte completo, desde o processo de planejamento até a execução da campanha.

Com o SAS Educação, sua escola terá acesso a uma equipe especializada de consultores pedagógicos e um time de marketing dedicado, prontos para auxiliar sua gestão escolar no desenvolvimento de uma Campanha de Matrículas eficiente e abrangente.

Se você está interessado em saber mais sobre nossa solução, agende uma conversa com um de nossos consultores especialistas e descubra como o SAS Educação pode impulsionar a evolução da sua escola!