Atualizado em 13 de setembro | 2021 por SAS

De fato, as plataformas digitais estão em alta, tanto para aulas on-line, quanto para a gestão escolar. Adotar uma plataforma adaptativa é estar ligado não somente nas últimas tendências educacionais, mas também em uma realidade. 

A escola se modernizou, otimizou processos e os alunos se engajaram e aprenderam muito com as interferências da tecnologia no ensino. Ter o melhor parceiro para essa solução também é peça-chave. Venha conosco nessa leitura para saber mais sobre a plataforma adaptativa e o que ela pode fazer pela sua instituição!

O que é uma plataforma adaptativa?

professora e dois anos estudando na plataforma adaptativa digital.
Uma plataforma adaptativa visa ajudar não apenas alunos e professores, mas também os gestores e todo ambiente escolar.

As plataformas adaptativas são desenvolvidas com uma tecnologia de inteligência computacional, que facilita o trabalho no dia a dia dentro das instituições de ensino. Com ela é possível gerir com mais precisão o trabalho administrativo e reduzir custos.

Isso vale para uma plataforma adaptativa de boa qualidade, que trabalhe de forma dinâmica e com precisão de dados. Dessa maneira, além da redução de mão de obra humana, a excelência na gestão dessas informações contribui para minimizar erros. 

Certamente, com produtos de fácil uso e de confiança, os gestores, funcionários e professores podem ter mais agilidade na parte burocrática das suas funções, evoluindo o processo como um todo!

É possível usar a plataforma adaptativa em conjunto com as aulas presenciais?

Mesmo que a maioria das escolas operem com aula presencial, a educação digital deve acompanhar a aprendizagem daqui para frente. Isso vale, inclusive, para a forma como o aluno tende a aprender melhor, por exemplo, utilizando vídeos e atividades interativas.

Embora os conteúdos e disciplinas sejam o esqueleto do ensino, é possível agregar esses conteúdos por intermédio da plataforma adaptativa. Nesse sentido, o estudante consegue processar as informações de maneiras mais prazerosas, mas igualmente de cunho pedagógico.

As plataformas gamificadas e LMS fazem um excelente trabalho com gestores e alunos. Nesse contexto, o SAS também possui o aplicativo Eureka!, que interage com o aluno apresentando uma série de desafios e missões. Assim, os estudantes se divertem e aprendem!

Para que serve a plataforma adaptativa?

O grande salto da plataforma adaptativa é o aumento significativo do protagonismo e da autonomia. Ainda, algumas das grandes utilidades desse sistema são:

  • Economia de tempo do professor: além de serem práticas, as LMS ajudam a ajustar  as avaliações, receber atividades, lançar notas, etc.
  • Aplicativos: a plataforma oferece aplicativos para professores. Esses apps auxiliam na organização e fluxo de informações dos educadores. Além disso, os aplicativos do SAS Tarefa On-li (TOL) e Minhas atividades também colaboram para facilitar o lançamento de tarefas variadas e planos de aula.
  • Fortalecimento da imagem da escola: um ensino de qualidade que está em dia com as transformações tecnológicas e sociais, bem como a minimização de erros no processo, serve como um reforço positivo para o marketing das escolas.

Benefícios da plataforma adaptativa no ensino

Diversas ferramentas são apresentadas através da plataforma adaptativa, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

As vantagens para o aprendizado de outros conteúdos que as plataformas adaptativas oferecem somam com o aprendizado em sala de aula. Os benefícios da plataforma no ensino são:

  • Personalização: um dos grandes benefícios da plataforma adaptativa é poder se modificar conforme a escola e a necessidade dos alunos, proporcionando uma experiência única.
  • Melhoria no desempenho escolar: com uma proposta pedagógica mais próxima da realidade dos alunos a tendência é ter mais engajamento. Alunos motivados são sinônimo de maior comprometimento e melhora no desempenho.
  • Redução de tempo: embora cada professor ainda necessite de planejamento das aulas, as plataformas adaptativas contribuem e muito com isso. Dentro delas há muito material já encaminhado para o educador adaptar às suas aulas e planejá-las de forma mais eficiente.
  • Feedback: dar um feedback imediato é uma grande vantagem desta ferramenta. Os alunos podem acompanhar de perto os desafios e atividades. Nesse caso, tendo um panorama dos erros e acertos, é possível buscar os melhores resultados.
  • Valorização das reais necessidades dos alunos: com o auxílio dos feedbacks, a plataforma consegue focar nos pontos em que o aluno precisa melhorar, sendo capaz de conduzir o aluno para atingir o melhor desempenho.

Tutoria e suporte: as plataformas oferecem um suporte para as escolas e tutoria de profissionais para os usuários, para que todos consigam usufruir ao máximo dos sistemas e aplicativos. Assim, sempre deverá ter alguém disponível, mesmo no universo digital.

Plataforma adaptativa na gestão escolar

As plataformas adaptativas na gestão escolar também são uma solução para diversos problemas. Entre tudo que ela oferece, é interessante destacar:

  • Algoritmos: é por intermédio de uma plataforma adaptativa que um gestor escolar consegue ter uma ideia de como está o aprendizado em termos de conteúdos dos alunos. É uma maneira eficaz de entender como o fluxo de ensino está funcionando na escola.
  • Processos administrativos: a plataforma adaptativa reúne as tarefas burocráticas de um gestor em um só lugar, desde as atividades cotidianas da secretaria até a prestação de contas. Com isso, se tem um sistema que roda com maior rapidez e precisão.
  • Redes sociais, blogs, etc: as plataformas também auxiliam no controle das redes sociais em geral, auxiliando no marketing e na construção de uma boa imagem da escola.
  • Incentivo à leitura: não basta apenas dizer para os alunos criarem o hábito da leitura. É necessário atraí-los para este universo. As plataformas oferecem uma variedade de obras em seu conteúdo, diretamente nas mãos dos alunos.
  • Atendimento: o uso de ferramentas disponíveis dentro das plataformas adaptativas é uma forma de responder aos pais e demais interessados rapidamente, além de contar com assistentes virtuais, que direcionam o usuário para o atendimento correto dentro da escola.
  • Outros benefícios: para saber mais sobre como a gestão se privilegia com uma excelente plataforma adaptativa, clique aqui!

Plataforma escolar é com o SAS!

Burocracias, Redes Sociais, Atendimentos e muito mais: a gestão escolar é muito auxiliada com o uso de uma plataforma adaptativa!

As soluções da plataforma do SAS englobam tecnologia e facilidade de acesso para ferramentas pedagógicas. Além disso, a gestão de dados e painéis de gestão simplificam a vida de gestores, coordenadores e demais funcionários. A possibilidade de customização da plataforma é um diferencial à parte, pois o SAS procura atender exatamente às necessidades da escola, dentro daquilo que procuram.

Ao mesmo tempo em que a plataforma SAS trabalha com a gestão, professores e alunos, é possível ainda utilizar outras soluções, como: relatório de performance dos alunos, avaliações, cardápio de aulas gravadas. 

Saiba mais agora clicando no banner abaixo e conversando com um dos consultores SAS!