Atualizado em 7 de abril | 2021 por SAS

O planejamento escolar envolve uma série de ações e decisões que devem suprir os objetivos curriculares da instituição e, ainda, as questões de gestão e administração dos recursos da escola. Dessa forma, estabelecer, passo a passo, cada método utilizado durante o processo de ensino é fundamental para o bom desempenho da comunidade escolar como um todo.

Sabendo disso, após estruturar o planejamento estratégico da instituição, é o momento dos gestores se reunirem aos educadores para estipular as metas anuais e semestrais dos alunos, definir o programa de aulas de cada unidade e elaborar as metodologias avaliativas e de aulas. 

Ao longo deste guia, o blog SAS lhe mostra como concluir cada uma dessas etapas, e também dá dicas úteis para melhorar sua didática com a classe. Continue a leitura e aproveite!

O planejamento escolar é um momento fundamental para a saúde da instituição.

6 dicas para seu planejamento escolar ser bem sucedido!

Inicialmente, além das próprias metas e dos objetivos da instituição, é muito importante ficar de olho no que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a respeito das obrigatoriedades escolares para o Ensino Básico. Assim, com as recomendações da BNCC para o planejamento escolar e os valores e propósitos institucionais fundados, chega a hora de colocar em prática seus projetos.

E, para que suas ideias não fujam do objetivo inicial e sua proposta saia conforme esperado, abaixo, elencamos 6 dicas que lhe ajudarão a ter sucesso no planejamento da sua escola e a conquistar bons resultados no ensino e na gestão:

1. Analise os dados dos anos anteriores

A melhor forma de entender como sua comunidade escolar se comporta diante das ações institucionais é analisando seu próprio desempenho em anos anteriores. A partir dessa análise, você terá todos os dados que precisa para saber quais projetos funcionam bem para alunos e professores, o que não apresentou bons resultados e quais novas alternativas podem ser testadas no lugar.

2. Defina os objetivos escolares para o ano em questão

Depois de conhecer com clareza a realidade da escola, é essencial colocar no papel os objetivos anuais da instituição. Seja alcançar um índice melhor no ranking de instituições, seja aumentar o engajamento familiar ou inserir uma nova abordagem para atender as demandas do Novo Ensino Médio, por exemplo, tudo precisa ser detalhadamente definido.

3. Estabeleça metas alcançáveis no planejamento escolar

Com as definições realizadas no tópico anterior, é importante que o seu planejamento escolar estabeleça metas fracionadas para atingir cada um dos objetivos pontuados. A Estratégia SMART, baseada na sigla em inglês para specific, measurable, attainable, relevant e time based — ou específica, mensurável, atingível, relevante e temporal, respectivamente, em português —, pode ser uma boa tática para estabelecer esses pequenos passos ponderadamente.

4. Elabore um cronograma de ações

Uma vez que as pequenas ações feitas ao longo do período serão as responsáveis por facilitar o acesso ao resultado desejado, é crucial que nenhuma delas seja esquecida ou negligenciada neste processo. Logo, tenha um cronograma com cada uma das tarefas do planejamento escolar, desde o primeiro dia letivo ao último, assinalando todas as datas importantes, como eventos, vestibulares e avaliações — incluindo as autoavaliações.

5. Divida as responsabilidades

O planejamento participativo, no qual toda a comunidade se envolve na execução das funções, pode ser uma das metodologias mais benéficas para a gestão escolar — já que a divisão de responsabilidades ameniza a sobrecarga atribuída para um único setor. E aqui, ressaltamos que o próprio modelo do Novo Ensino Médio revela a importância dessa partição de funções para intensificar o aprendizado.

6. Lembre-se de aproveitar as potencialidades do ensino híbrido

É inegável que as atividades híbridas têm se tornado cada vez mais presentes no dia a dia das escolas. Portanto, não deixe de aproveitar os recursos e tecnologias oferecidos pelo sistema híbrido e remoto de ensino e expanda ainda mais os campos de aprendizados e de conhecimentos oferecidos pela sua instituição, de acordo com a sua proposta pedagógica e com as metas traçadas para o período.

Quais estratégias são relevantes para obter êxito em seu planejamento escolar?

Não basta estruturar um plano de aulas riquíssimo em projetos e metodologias se, na prática, a sua execução não for acessível e coerente com a proposta da instituição. Por isso, é indispensável se ater aos pormenores que poderão facilitar todo esse processo dentro da rotina de tarefas e de eventos escolares.

Agora, depois de conferir as principais dicas para fazer o seu planejamento escolar funcionar, trouxemos para você 4 estratégias que podem e devem ser usadas para garantir a qualidade do processo de ensino e tornar viáveis todas as práticas sugeridas no seu plano. Veja quais são elas:

Realize o planejamento escolar de acordo com a BNCC

Como mencionamos no início deste guia, alinhar o plano curricular da escola com as diretrizes da BNCC é fundamental, pois o documento determina, a nível nacional, todos os princípios para a Educação Básica, além de servir de parâmetro para as avaliações institucionais anuais e bianuais, por exemplo.

Por esse motivo, certifique-se de que o planejamento da escola atende aos requisitos sugeridos pela Base e inclua o que tiver ficado de fora. Do mesmo modo, adapte as atividades para que todos os conteúdos e competências abordados possam ser desenvolvidos de maneira satisfatória.

O BNCC oferece orientações relevantes para seu planejamento. Não se esqueça também de imprimir na sua programação os valores da instituição.

Tenha sempre no horizonte a Missão, a Visão e os Valores da sua instituição

O planejamento escolar precisa reforçar a cultura da instituição e, por isso, a Missão, a Visão e os Valores devem estar bem claros para a comunidade — especialmente entre os docentes e colaboradores, visto que atuam ativamente na construção da identidade e da gestão da escola. Afinal, somente assim todos os membros estarão alinhados em prol dos mesmos objetivos e resultados.

Esses ideais podem ser destacados dentro dos eventos e projetos pedagógicos anuais, podem basear a oferta de aulas dinâmicas e eventuais, e/ou serem enfatizados diariamente por meio das metodologias e dos hábitos organizacionais da gestão. Além disso, é interessante que os conceitos sejam introduzidos na rotina escolar de modo natural, atribuindo um significado real e não apenas como uma repetição mecânica.

Utilize ferramentas lúdicas e participativas durante as reuniões de planejamento

As ferramentas lúdicas são excelentes aliadas da pedagogia e devem ser inseridas desde os primeiros passos do planejamento escolar. Afinal, as dinâmicas e atividades que exploram a ludicidade funcionam como ativadores da criatividade e de diversas outras áreas do cérebro pouco trabalhadas com exercícios teóricos e unifocais.

Em razão disso, é extremamente válido incluir nas reuniões de planejamento algumas práticas, como a elaboração de mapas mentais, sistemas gamificados e storytelling. Essa interação mais despojada se torna uma ótima fonte de ideias inovadoras e aproxima ainda mais o relacionamento dos membros da comunidade.

Não economize na ludicidade em seu planejamento escolar! A visualização das propostas e decisões é fundamental para o engajamento de todos.

Privilegie o ensino híbrido como caminho

Assim como já foi citada a tendência crescente do ensino híbrido e os seus benefícios para o campo da educação, dar espaço e recursos para que essa estratégia seja desenvolvida da melhor forma dentro do planejamento escolar é o que abrirá muitas outras oportunidades para alunos e docentes trabalharem juntos.

Para tanto, aproveitando que neste modelo de ensino o estudante tem a chance de ser o protagonista do seu próprio aprendizado, o educador pode assumir o papel de orientador, indicando metodologias, recursos e estratégias mais confortáveis para que o aluno coloque em prática e avalie — juntamente com a escola — o resultado dessa experiência.

Planejamento escolar: o SAS pode te ajudar!

Em meio a tantos aspectos a gerenciar no dia a dia de uma instituição de ensino, contar com uma plataforma que facilite a organização do plano de aulas, inclua as novas tecnologias e reúna relatórios com dados de desempenho e resultados, é um diferencial competitivo para as escolas de referência.

Para os gestores de escolas aprimorarem seu planejamento escolar, o SAS Educação é a parceria ideal. Com as soluções oferecidas pela plataforma, os alunos vivenciarão um processo de ensino modernizado e digital — o perfil perfeito para as novas gerações —, enquanto professores e gestores analisam e desenvolvem metodologias muito mais funcionais para suas turmas. 

Vale lembrar que o SAS é uma das ferramentas mais completas e intuitivas para inserir o ensino híbrido ou remoto do modo mais leve, fluido e proveitoso no aprendizado de crianças e adolescentes. Por meio da gamificação da plataforma, por exemplo, os alunos e os educadores usufruem dos recursos do mundo digital, criam um novo relacionamento com a educação e mantêm um bom engajamento com a comunidade, mesmo que a distância.

Ensino híbrido e o Novo Ensino Médio com SAS

Para o Novo Ensino Médio — que ainda está em processo de adaptação e difusão no sistema educacional do país —, o ensino híbrido já se mostrou uma ferramenta eficiente para a implementação do modelo. Contudo, mais uma vez é necessário dispor dos recursos certos para que a proposta pedagógica funcione.

Pensando nisso, o SAS elaborou, e mantém atualizadas, as estratégias, materiais e livros didáticos que colaboram com o desenvolvimento do Projeto de Vida, como é proposto pelo Novo Ensino Médio. A plataforma oferece também materiais didáticos focados nos principais vestibulares do país, no ENEM, e conteúdos focados em física, matemática, produção textual, entre outros.

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e converse com um de nossos consultores para descobrir em detalhes como o SAS pode atuar junto com você no planejamento e gestão escolar.