Atualizado em 29 de setembro | 2021 por SAS

Nos preparativos para a implementação do Novo Ensino Médio, que deve ser implementado totalmente nas escolas até 2022, instituições do Ensino Básico de todo o Brasil agora lidam com o desafio da organização curricular, em acordo a proposta dos Itinerários Formativos

Os itinerários formativos são um conjunto de componentes curriculares que têm como proposta promover a construção do Projeto de Vida do aluno, com o objetivo de torná-lo protagonista do seu conhecimento e do seu percurso no Ensino MédioA ideia é que, ao final da trilha, ele se sinta preparado para os desafios do mercado de trabalho e do mundo globalizado, e tenha desenvolvido suas habilidades socioemocionais com êxito.  

O que muda na prática?  

Com o Novo Ensino Médio, as escolas precisarão cumprir a carga horária sugerida pela reforma, que passa de 800 para 1000 horas (no mínimo), a serem cumpridas em cada ano, somando as 3000 horas durante todo o Ensino Médio.  

As disciplinas devem ser reunidas em quatro grandes áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática). Das 3000 horas, 1.800 horas (no máximo) são destinadas ao conteúdo obrigatório de todas as disciplinas, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e 1.200 horas (no mínimo) destinadas ao percurso formativo flexível.  

A definição dos itinerários formativos é feita pelas escolas, mas é o aluno que terá a autonomia de escolher os itinerários de sua preferência

Lançamento dos Itinerários Formativos SAS | Conheça!  

No dia 17 de março, às 17h, o SAS realizou a Jornada do Ensino Médio: um evento 100% on-line e gratuito, para apresentar oficialmente os Itinerários Formativos SAS que vão acompanhar as escolas e os alunos em 2021.  

Durante o evento, foi realizada uma votação ao vivo para definir o 8º itinerário para compor a ementa! 

Assista o evento completo! 

O momento contou com a participação de especialistas em educação, como o conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Mozart Neves, para discutir, refletir e debater sobre as principais mudanças que a reforma traz.  

Como o SAS pode ajudar?

Ainda não é escola parceira do SAS e quer entender melhor o que nós podemos fazer para ajudá-lo na implementação do Novo Ensino Médio, clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores!