Atualizado em 12 de março | 2024 por SAS

Olá! Com o ENEM 2023 já fazendo parte do passado, é hora de refletir sobre a edição que teve um papel crucial na trajetória educacional de inúmeros estudantes brasileiros.

Realizado por mais de 2,6 milhões de pessoas, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 foi marcado por temáticas do cotidiano dos estudantes, tais como antirracismo, desigualdade de gênero, tecnologia e vacinas.

O cotidiano e um aluno pensante

Com ênfase em questões menos conteudistas e mais interpretativas, tanto o primeiro como o segundo dia do Enem 2023 “exigiram muito mais um aluno pensante, do que um aluno que memoriza informações,” segundo Vinícius Beltrão, Coordenador de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação. Além disso, “caíram mais questões que têm relação com o cotidiano dos alunos, então alguns podem ter tido maior facilidade do que nos anos anteriores, apesar de não ter sido tão mais fácil,” finaliza Beltrão.

Entre os temas explorados podemos citar: a extinção de abelhas, vacinas, tensão pré-menstrual, biotecnologia e ondas sonoras. “Esses tipos de temas são essenciais para aproximar os assuntos da ciência da natureza e matemática com o dia a dia do aluno, o que mostra a importância de uma educação midiática,” comenta Sabrina Bileski, Coordenadora de Avaliações no SAS Educação.


Destaque também para prova de matemática, com questões ligadas a luminosidade, volume de uma cisterna e práticas esportivas. “As questões sobre prática esportiva caracterizam a interdisciplinaridade da prova do Enem 2023. Uma pergunta abordava o consumo de carboidratos necessários por atletas para conseguir cumprir o treino deles ao longo de um mês. A segunda questão trouxe um quadro com quatro modalidades esportivas ao longo de uma semana e o candidato tinha que identificar qual dia havia maior gasto calórica,” exemplifica Beltrão. “Ambas as questões abordavam a prática esportiva, que é um tema de linguagens, na prova de matemática.


O gabarito oficial do ENEM 2023 está disponível em nosso site: enem.saseducacao.com.br

Você também confere as análises e resolução de questões feitas pelos especialistas do SAS Educação nos vídeos:

Cobertura e correção do Enem 2023 | 1º DIA

Cobertura e correção do Enem 2023 | 2º DIA

O que fazer após o exame?


Agora, é o momento ideal para acompanhar os resultados alcançados pelos alunos de sua escola, aperfeiçoar os pontos positivos e ajustar o que for necessário para outros vestibulares e o próximo Enem. É importante desde já engajar a equipe, e iniciar o planejamento das ações para o ano letivo de 2024.
Uma boa dica para potencializar o aprendizado dos estudantes é a realização de simulados.

Uma boa dica para potencializar o aprendizado dos estudantes é proporcionar vivências similares aos exames oficiais.

No SAS Educação, é possível encontrar uma solução fácil para a aplicação de simulados Enem na sua escola. Além disso temos todas as soluções pedagógicas, desde materiais até sistemas de gestão . Marque uma conversa com um de nossos consultores especialistas e entenda como aplicá-las em sua escola!

No SAS Educação, oferecemos para nossas escolas parceiras a aplicação de 6 simulados SAS Enem durante o ano, com a diferença de apenas 3% entre a nota do aluno no Enem e a média dos simulados. Além de soluções pedagógicas da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Converse com um de nossos consultores especialistas e entenda como potencializar os resultados da sua escola. Veja a sua escola se transformar com o SAS Educação e continue acompanhando os conteúdos exclusivos publicados em nosso blog.