Atualizado em 25 de junho | 2021 por Ademar Celedônio

Anunciado desde o ano passado pelo Inep, o Enem Digital chega trazendo muitas possibilidades e, também, muitos desafios para os mais de 5 milhões de estudantes inscritos na prova.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) já foram finalizadas, e muitos alunos estão com dúvidas sobre a realização dessa importante prova, que é a principal porta de entrada para diversas universidades federais e privadas, em todo Brasil. Com datas oficiais remarcadas para 2021 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a próxima edição do Enem chegará com uma novidade: pela primeira vez na história, o exame vai poder ser realizado, também, por vias digitais

Com o Enem Digital, o objetivo do Ministério da Educação (MEC) é que, até 2026, a versão do exame em papel, aplicada desde 1998, seja extinta. Ou seja, todos os estudantes que queiram ingressar no ensino superior pelo SISU daqui a 6 anos, vão precisar realizá-lo digitalmente. No ano de estreia, a nova modalidade será disponibilizada para 101.100 mil candidatos em 60 cidades de todo país. 

O modelo do Enem Digital segue uma tendência mundial, liderada por Estados Unidos (S.A.T) e China (Gaokao), que já vêm realizando, há anos, exames digitais como forma de acesso ao Ensino Superior. Aqui no Brasil, aplicação de processos seletivos via internet não é novidade. Algumas faculdades e universidades já aplicam provas de vestibular on-line

Embora a grande maioria dos candidatos que vão prestar a edição inaugural do Enem Digital já tenham nascido imersos em um ambiente hiperconectado e tenham bastante afinidade com dispositivos eletrônicos, a novidade traz algumas incertezas e questionamentos. 

Afinal, o que muda com esse novo formato? Ele é melhor do que a versão impressa? Vamos conhecer as principais vantagens do Enem Digital: 

Vamos conhecer as principais vantagens do Enem Digital

Tendo em vista que mais de 1,5 milhão de estudantes realizaram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dentro de 24 horas após a abertura de inscrições, é essencial reconhecer quais as vantagens que esse modelo apresenta, dentre elas estão:

  1. Custo

De acordo com especialistas, o Enem Digital pode ser bem mais interessante quando consideramos os custos envolvidos na aplicação da prova a longo prazo. Esse formato pode ser mais barato do que distribuir, anualmente, 12 milhões de cópias impressas para todo país. 

No entanto, vale ressaltar que, nos anos de implantação, os custos certamente serão mais elevados por conta de investimentos em segurança cibernética e tecnologia, por exemplo, mas tendem a diminuir com o passar do tempo. 

  1. Novas potencialidades: 

Com a aplicação da prova em um ambiente digital, fotos, tirinhas e obras de arte coloridas poderão ser utilizadas na elaboração das questões, o que facilita bastante a análise e a leitura das imagens. Além disso, os resultados de cada prova podem ser mensurados com mais rapidez e praticidade. 

  1. Mais possibilidades para o candidato: 

Segundo o cronograma do Inep, a ideia é que, até 2026, o Enem Digital seja aplicado diversas vezes ao ano (até 7 vezes), aumentando as possibilidades para o aluno. 

Ainda não foi divulgado pelo órgão quantas vezes o candidato poderá realizar a prova em um mesmo ano, mas só o fato de a prova ser aplicada mais vezes no período letivo já aumenta as chances de realizar o exame em mais de uma data. 

  1. Adaptabilidade: 

Ao longo dos anos, o Enem impresso sofreu diversas melhorias e se adaptou a diversos fatores de inclusão que tornassem a prova mais acessível a todos. A chegada do Enem Digital apresenta, dessa forma, novas formas e caminhos para gerar ainda mais adaptabilidade. 

  1. Evolução contínua: 

A prova do Enem impressa, como conhecemos hoje, já é um exame maduro. Porém, o Enem Digital chega com maiores chances de evoluir e se aprimorar com o passar dos anos, podendo se adaptar às novas tecnologias, plataformas e metodologias pedagógicas, permitindo melhores experiência aos alunos.  

As principais dúvidas e incertezas do Enem Digital 

Mesmo diante de todas essas vantagens, o Enem Digital também traz algumas dúvidas e incertezas, tais como:

  1. A segurança da informação

Historicamente, já vivemos casos de provas vazadas e outras fraudes relacionadas ao Enem. No ambiente digital, alvo constante de ataques cibernéticos e da ação hackers, esses cuidados precisam ser ainda mais redobrados para não comprometer a credibilidade do exame. 

Para diminuir esses riscos, a 1ª edição do Enem Digital vai ser realizada, apenas, em postos autorizados pelo Inep.  

  1.  Inclusão digital:

Sabemos que o Brasil é um país de profundas desigualdades sociais, onde o acesso à internet ainda não é um privilégio de todos. Dessa forma, como garantir que todos os candidatos ao Enem estejam 100% adaptados à nova modalidade da prova? 

Para garantir a adaptação é preciso, primeiramente, facilitar o acesso à tecnologia. Além disso, como a vaga para a universidade pública passará a ser aferida pelo Enem Digital e impresso, é importante que o Inep faça com que as questões entre uma prova e a outra possuam comparabilidade, uma vez que as experiências de realização da prova em papel e em meios digitais são bastante distintas. Os desafios do governo diante desse cenário são, portanto, grandes e ousados. 

  1. Datas de aplicação, resultados e locais de prova

É fato que o Enem Digital 2020 será realizado somente em 2021, mais especificamente, no dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021. Quanto aos resultados, estarão disponíveis em 24 de março de 2021.

O Enem Digital não poderá não será realizado em casa, mas sim, aplicado em locais definidos pelo Inep. O participante deverá comparecer ao local de prova determinado para realizar o exame. Ou seja, não será possível fazer a prova em um computador particular.

O local de prova será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição que o candidato recebe, ele será disponibilizado nesse endereço, assim como no aplicativo oficial do Enem.

  1. Logística do Enem Digital

Em relação a logística do Enem Digital, não será tão diferente da versão impressa. Sendo assim, a aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador. 

No primeiro dia do exame, as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias serão aplicadas. Importante saber que a prova de redação será realizada em formato impresso

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Nesse dia a aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador.

Mesmo com algumas previsões, ainda não se tem todas as respostas. Só é possível entender, de fato, como o Enem Digital será recebido pelos candidatos e pela comunidade escolar, depois desse primeiro teste. 

O governo tem 6 anos desafiadores pela frente, nos quais vai precisar garantir acessibilidade, segurança da informação, melhores metodologias de validação de resultados, entre outros, para tornar o Enem um exame para todos. Com certeza, tem muito trabalho a ser feito, pois, no final das contas, todos os esforços precisam priorizar os interesses daquele que é sempre o mais impactado com todas essas mudanças: o aluno.  

Para conhecer todas as iniciativas e ferramentas do SAS, e entender como podemos ajudar a sua escola a alcançar um patamar de excelência em Educação, clique aqui.       

Leia também: