Atualizado em 6 de janeiro | 2022 por SAS

Sua escola já trabalha com o sistema de avaliação on-line no cotidiano pedagógico? Esse é um recurso extremamente versátil, que oferece vantagens tanto para os alunos quanto para a equipe docente.

Afinal, é possível utilizar vários tipos de abordagens interessantes nesse modelo. Além disso, as provas remotas podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet, o que oferece muito mais flexibilidade para o processo de aprendizado.

Ainda assim, ainda há dúvidas sobre como implementar adequadamente a avaliação remota  e uma visão de que ela só deva ser aplicada como estratégia para ensino remoto e híbrido.

No texto de hoje, reunimos informações importantes que vão ajudá-lo a esclarecer suas principais dúvidas sobre a questão da avaliação on-line. Siga a leitura e descubra todos os benefícios de adotar esse recurso na sua escola!

Por que utilizar a avaliação on-line?

Existem várias razões para as instituições de ensino, inclusive as que atuam de forma presencial, usarem as avaliações on-line em seu cotidiano.

A primeira delas é facilitar o trabalho do professor. Afinal, muitos processos, desde a elaboração das questões até a correção, podem ser automatizados. Sendo assim, o docente economiza tempo e pode se dedicar a outras atividades pedagógicas.

Apesar da automatização, as avaliações conseguem medir resultados extremamente completos dos alunos. Isso porque, é possível identificar informações relacionadas a falhas de aprendizagem específicas, bem como os pontos fortes de cada estudante.

Tendo acesso a esses dados, professores e equipe de gestão podem ajustar os objetivos pedagógicos da escola no que se refere ao Planejamento Anual e elaborar estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Outra grande vantagem da avaliação on-line é que ela pode ser personalizada, levando em conta as dificuldades de cada aluno e o andamento das aulas. Assim, é possível medir o real nível de evolução da criança ou do adolescente, sem a necessidade de se basear em testes genéricos.

Ainda no que diz respeito à personalização, a avaliação on-line consegue ser muito mais dinâmica do que aquela no formato impresso. Afinal, por meio da tecnologia, é possível misturar na avaliação perguntas objetivas tradicionais com jogos interativos, vídeos, áudio etc.

Mais um motivo para a sua escola fazer uso das avaliações on-line é que elas são uma maneira de diminuir o nível de estresse dos alunos, os quais tendem a ver esse momento como algo desgastante.

Porém, no modelo remoto, a ansiedade acaba decaindo, já que eles podem responder as perguntas de casa e, dependendo da abordagem do teste, de uma maneira mais dinâmica.   

O que não pode faltar na avaliação on-line?

Com a avaliação on-line todo o processo avaliativo se torna mais interessante para os alunos e fácil para os docentes!

Apesar dos vários benefícios, é importante ficar atento a alguns pontos antes de adotar as avaliações on-line na sua escola.

Em primeiro lugar, você precisa investir em tecnologia. Existem várias plataformas, como a Pontue e a Studos, onde é possível elaborar provas digitais.

No entanto, o ideal é utilizar ferramentas próprias, criadas especialmente para a sua instituição. Dessa maneira, fica mais fácil personalizar as avaliações de acordo com a realidade da escola, levando em conta o plano pedagógico. Além do mais, você consegue organizar melhor as informações dos estudantes.

Outro ponto importante é focar na segurança do exame. Ou seja, organizá-lo de modo a evitar cola por parte dos alunos. Algumas formas de fazer isso são:

  • usando um recurso tecnológico que misture as questões das provas, assim fica mais difícil os estudantes trocarem respostas entre si;
  • realizando a avaliação em uma sala virtual ao vivo, onde o professor possa visualizar o aluno pela câmera;
  • apostando em questões gamificadas, que não possuem uma resposta pronta a ser copiada.

Também vale a pena investir em avaliações regulares, cujo objetivo não seja apenas compor a nota do estudante, mas observar sua motivação, dificuldade e evolução no processo de construção do conhecimento. Aqui podem ser incluídas participação em fóruns on-line, jogos educativos, entrega de pequenos projetos, etc.

Tipo de avaliação on-line

A avaliação online pode ser dividida em sete tipos de acordo com o objetivo que possui, a citar:

Avaliação de diagnóstico

Tem o intuito de conhecer os alunos e as necessidades da turma para que se possa planejar as aulas ou montar o projeto político-pedagógico da escola.

Avaliação formativa

Busca monitorar o aprendizado do estudante, suas dificuldades e lacunas de conhecimento, para, caso necessário, ajustar o processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação sumativa

É a avaliação tradicional, cujo objetivo é quantificar o conteúdo apreendido com a finalidade de atribuir nota ao aluno.

Avaliação confirmativa

Ela tem a função de verificar o aprendizado do estudante a longo prazo, de modo a confirmar se o conteúdo previamente estudado foi assimilado de fato. Sendo assim, este tipo de teste tende a ser aplicado após um ano da realização da avaliação sumativa.

Avaliação baseada em normas

É um tipo de avaliação cujo objetivo é comparar o nível de aprendizagem de cada aluno com um quadro mais geral, como média da turma, da escola ou mesmo do grupo na realização de um projeto.

Avaliação ipsativa

Essa é uma avaliação para medir a evolução do próprio estudante ao longo do tempo. Ou seja, ela vai levar em conta o desempenho atual e compará-lo com resultados do passado. Isso é ótimo para identificar dificuldades de aprendizagem e promover a autoconfiança das crianças e dos adolescentes.

Avaliação com referência em critérios

Tem o objetivo de medir o nível de conhecimento do aluno com base em critérios fixos. Este é o tipo de avaliação ideal para analisar se o desenvolvimento do estudante está dentro do esperado levando em conta a série em que está ou o conteúdo que estudou.

Avaliações on-line do SAS Educação

Existem diversos tipos de avaliação on-line e você pode escolher a que mais faz sentido para a sua escola!

O SAS tem muitas soluções para a escola que deseja implementar o sistema de avaliação online. Todas elas fornecem diagnósticos precisos e focam na evolução constante dos alunos.

Além disso, usamos vários recursos tecnológicos para tornar a experiência de ensino e aprendizagem mais dinâmica, melhorando o engajamento das crianças e dos adolescentes e facilitando o cotidiano dos professores.

Algumas das nossas soluções são:

Avaliação diagnóstica SAS

Serve para avaliar o conhecimento adquirido, bem como acompanhar a evolução do aluno em determinada área de estudo. Você pode conferir mais detalhes sobre o assunto em nosso vídeo aqui.

Avaliação acadêmica sistemática

Tem como objetivo realizar uma análise das aprendizagens essenciais trabalhadas com os estudantes em determinado momento do período letivo.

Olimpíadas SAS

As olimpíadas ocorrem de forma on-line, na plataforma do SAS, e são uma ótima maneira de engajar e desafiar os estudantes a demonstrarem seus conhecimentos nos mais diversos conteúdos.

Simulados SAS

Os simulados ajudam o aluno a medir o domínio que possuem em determinada matéria. Além disso, são ferramentas importantes para que possam praticar antes da realização de provas oficiais, como o Enem, e, assim, diminuir a ansiedade.

Banco de questões

O SAS também possui um banco de questões com milhares de perguntas que abordam vários conteúdos. Esta é a solução ideal para exercitar os conhecimentos aprendidos durante as aulas, além de ser um ótimo acervo para os professores buscarem questões na hora de elaborar suas provas.

O que mais o SAS pode fazer pela sua escola hoje?

Nem só de avaliação on-line vive o SAS, nosso portal também oferece outras soluções de gestão integrada e consultoria para a escola. A ideia é fazer com que a instituição na qual você atua consiga encontrar a melhor versão dela mesma, oferecendo um ensino de qualidade para os alunos e um ambiente confortável para todos os colaboradores.

No caso da consultoria, por exemplo, profissionais especializados em educação e gestão escolar analisam todos os processos da escola e demarcam os pontos positivos encontrados, bem como sugerem melhorias nas áreas que forem necessárias.

Já as soluções de gestão integrada visam unificar todos os setores da escola para que as ações ocorram com maior eficiência.

Sendo assim, contamos, por exemplo, com o aplicativo Conecta, que facilita a comunicação entre escola, pais, alunos e comunidade externa; e com a plataforma Coordenadores.com, que oferece formação continuada para os profissionais que atuam na área de coordenação.

Ou seja, são várias opções para facilitar o seu trabalho como gestor no dia a dia escolar. Aproveite para conferir um case de sucesso de uma das escolas parceiras do SAS.

Bem, chegamos ao final do artigo. E, como deu para notar, as avaliações on-line são muito positivas para o processo de aprendizagem dos estudantes e também para o trabalho dos professores.

E a sua escola já aplica esse tipo de recurso? O que falta para começar? Com certeza nossa consultoria pode ajudá-la nesse processo de transição às avaliações remotas! Clique no banner abaixo e entre em contato com um de nossos consultores para obter mais informações.