Atualizado em 24 de novembro | 2021 por SAS

Utilizar os recursos tecnológicos para otimizar os processos educacionais é uma demanda de todo gestor escolar. Isso pois, cada vez mais, a tecnologia na educação tem trazido resultados positivos para toda a comunidade escolar.

No entanto, sabe-se que a relação entre tecnologia e educação não se dá de modo natural, pois sua efetividade depende de um bom planejamento e de recursos para a implementação da tecnologia na educação, processo conhecido como tecnologia educacional

Por conta disso, que tal, além de reconhecer o uso da tecnologia na educação, conhecermos mais detalhes dos benefícios, ferramentas e como pôr em prática na sua realidade? Continue com o SAS para saber mais!

Qual a importância da tecnologia na educação?

Unir tecnologia e educação pode parecer uma tarefa difícil, mas o SAS Educação te ajuda e mostra que é mais simples do que parece!

Quando falamos sobre tecnologia na educação, é comum reduzir esse processo na simples utilização de tablets e computadores em sala de aula. Porém, a relação entre tecnologia e educação vai além.

Primeiro, é importante lembrar que o uso das tecnologias e inovações no ambiente escolar é mais antigo do que se pensa. A lousa, o lápis, o retroprojetor, o rádio e a TV já foram tecnologias inovadoras nas escolas.

A cada ano que se passa, desde a popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) pós-século 20, as escolas adotam estratégias diferentes para integrarem as tecnologias na realidade escolar. 

As TIC’s não só modificaram os métodos educacionais de ensino, como também o modo como professores se relacionam com alunos e seus responsáveis.

Alguns exemplos podem demonstrar a importância da tecnologia na educação:

Facilita os modos de comunicação da comunidade escolar

A facilidade do acesso às informações torna o ambiente escolar mais convidativo e acolhedor tanto para os alunos quanto para seus responsáveis.

Hoje em dia, unindo tecnologia e educação, é possível tirar dúvidas sobre os conteúdos com plataformas de inteligência artificial, ou até mesmo de forma direta, com os professores, por meio de mensagens instantâneas.

Assim, os pais e responsáveis recebem os recados escolares diretamente em seus smartphones.

Também é importante pensar em softwares de comunicação interna, que garantam a transparência dos acontecimentos para os colaboradores da escola.

Isso facilita a organicidade de eventos, a praticidade em localizar as informações, o direcionamento de informativos oficiais, a interação com os públicos, entre outros benefícios.

Integra a comunidade escolar

Quando os fluxos de comunicação da escola estão interligados, numa gestão das redes que facilitam o produzir e acessar informações, fica mais fácil saber o que os outros estão fazendo. 

Com isso, professores conseguem pensar em atividades integrativas com outras turmas consultando informações sobre o cronograma pedagógico.

A nível externo aos muros da escola, a comunidade local pode acessar o calendário dos eventos comunitários e participar mais ativamente das atividades.

Ajuda os professores com a praticidade na condução de suas atividades

Realizar o planejamento pedagógico pode ser otimizado com a união entre tecnologia e educação.

Não só o planejamento como também a implantação do plano pedagógico. É possível acompanhar o desempenho de modo individual e coletivo, adaptando com praticidade o plano para a realidade da turma e tornando transparente todo o processo.

Além disso, oportuniza-se à turma um feedback personalizado dos professores acerca das atividades e ações pedagógicas.

Oportuniza metodologias integrativas e colaborativas

As tecnologias têm potencializado a autonomia e participação dos estudantes.

Inovação, trabalho em equipe, habilidades socioemocionais e socioambientais são palavras chaves quando o assunto são as metodologias integrativas e colaborativas (as famosas metodologias ativas).

A utilização de metodologias ativas tem sido muito recorrente visto seu impacto em cativar os alunos. De modo geral são diversas as possibilidades tanto no ensino presencial quanto on-line.

Torna o aprendizado mais dinâmico e divertido

A tecnologia na educação oferece ao ambiente escolar uma extensão virtual do mundo. É possível conhecer e interagir com conteúdos, localidades, e realidades diversas de modo instigante e com resultados.

A gamificação é um exemplo de união entre tecnologia e educação que propõe um método mais divertido e dinâmico para o ensino e aprendizagem. 

Por meio de jogos, os alunos aplicam conhecimentos interdisciplinares (um pouco de matemática, de português, ciências e história junto, por exemplo) e apresentam resultados de melhoria no desempenho acadêmico. 

A importância da tecnologia na educação vai além da relação com os alunos durante seus percursos de desenvolvimento, mas também possibilita que os pais e professores estabeleçam um contato mais humanizado com o planejamento e os acontecimentos dos anos letivos.

Tecnologia e educação: a solução de entraves

Com a junção entre tecnologia e educação o ensino fica mais eficiente e prazeroso!

A tecnologia na educação vem inovando os modos como as escolas públicas e privadas em todo o mundo se organizam.

As turmas apresentam dificuldades em concentração? Os professores precisam utilizar conteúdos de outras plataformas e redes para apresentar materiais complementares? Para cada entrave, às tecnologias na educação podem ajudar a encontrar uma solução (ou mais de uma).

Esse foi o caso na pandemia, cujo andamento das aulas só foi possível a partir da união entre tecnologia e educação.

Tecnologia e educação apresentam uma relação que não só qualifica o ensino e os processos de aprendizagem, como também soluciona problemas que paralisariam o desenvolvimento coletivo e individual. A partir da coordenação dessas tecnologias para o uso pedagógico, é possível acompanhar de forma personalizada planos de estudos que deem conta de atender as diferentes necessidades acadêmicas e pessoais.

Quais são as tecnologias na educação?

Inserir o misto de tecnologia e educação nas salas de aula torna o ambiente mais próximo da realidade do aluno e, portanto, mais prazeroso!

As tecnologias na educação perpassam todo o processo de ensino e aprendizagem, desde avaliação de desempenho e desenvolvimento, até a formação contínua de professores e melhorias constantes no plano pedagógico.

Para isso, várias são as tecnologias que podem ser utilizadas. Podemos dizer que as tecnologias na educação seguem as seguintes categorias:

  • Tecnologias Analógicas: como, por exemplo, o uso do rádio escolar enquanto ferramenta pedagógica.
  • Tecnologias Digitais: como o uso de celulares e tablets para auxílio pedagógico.
  • Plataformas e aplicativos da Internet: o uso de plataformas para mediar as atividades pedagógicas. 
  • Inteligência Artificial: a partir de softwares prontos que estão ganhando espaço nas escolas para facilitar ainda mais o trabalho do corpo docente e gestor.

Com elas, alguns recursos tecnológicos podem auxiliar nesse processo de aprendizagem como, por exemplo: 

  • Ambientes virtuais imersivos;
  • Ferramentas de comunicação;
  • Ferramentas de gestão;
  • Ferramentas de experimentação;
  • Objetos digitais de aprendizagem;
  • Plataformas de aprendizagem e adaptativas.

É preciso integrar recursos e tecnologias para cumprir com os objetivos educacionais, alinhados num planejamento comprometido com o aprendizado e com a realidade dos alunos.

Tecnologia e educação: prática pedagógica

Depois de realizar a conciliação entre tecnologia e educação, as oportunidades são incontáveis e possibilitam diversos avanços educacionais.

Os avanços tecnológicos possibilitaram que, em sala de aula, alunos exercitem conhecimentos teóricos por meio de jogos, acessem conteúdos complementares, visitem museus de outros continentes, explorem ambientes virtuais, etc. 

Essas atividades geram resultados que sinalizam quais competências devem ser trabalhadas no individual e no coletivo, servindo como indicadores de desenvolvimento e desempenho mostrando o que precisa ser alcançado.

Por exemplo, se simulados bimestrais forem aplicados aos estudantes, pode-se assim acompanhar quais conteúdos precisam ser reforçados e avaliar com constância quais estratégias pedagógicas geram melhores resultados.

Essa análise permite identificar quais detalhes do currículo precisam ser melhorados para evoluir o aprendizado dos alunos e a aplicabilidade dos professores.. 

A dica do SAS é investir num  Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS), um software que une, em um só programa, ferramentas que gerem a organização escolar. 

Ele é recomendado para os sistemas de ensino que utilizam bancos de dados para organizar os recursos humanos, avaliação, práticas de ensino e fornecer materiais para capacitações. 

Como a administração desses diferentes fluxos são agregados em um único ambiente, o gerenciamento de todo o processo é facilitado, visto que se dá de modo integrado.

Porém, isso não significa que a LMS sozinha resolva todas as necessidades. É preciso treinar toda a comunidade acadêmica para a utilização das ferramentas e plataformas, além de utilizar o próprio ambiente escolar para convergir com as informações do ambiente digital.

Por conta disso, é importante consultar as necessidades dos alunos, professores e dos colaboradores para escolher a melhor forma de integrar tecnologia e educação.

Agora é com o SAS Plataforma de Educação!

Implementar a tecnologia na educação é uma tarefa e tanto. É perceptivo que demanda bastante esforço e participação da comunidade escolar. Mas nós, do SAS Educação, podemos tornar esse processo mais simples pra você.

O Portal SAS + SAS app e a consultoria pedagógica são serviços que oferecem soluções excelentes para quem busca aplicar, com planejamento e em busca de resultados, a tecnologia na educação.

Com nossa consultoria especializada, os desafios da sua realidade escolar terão soluções efetivas. Reconhecida pelo trabalho personalizado em parceria com as escolas, já atendemos mais de 950 escolas parceiras pelo Brasil.

Aqui fazemos a integração das melhores tecnologias, metodologias e estratégias para otimizar o processo de implementação da tecnologia na educação.

Caso queira o auxílio do SAS para implementar as tecnologias na sua realidade escolar, clique no banner abaixo e entre em contato com um de nossos consultores especialistas!