Atualizado em 29 de maio | 2024 por
Conforme o resultado do Enem 2023, divulgado pelo MEC, os alunos de escolas privadas representam cerca de 93% das notas máximas em redação. O número fica ainda mais expressivo, quando consideramos que a maioria dos alunos que realizam a prova provém de escolas públicas.
Sendo assim, mesmo não sendo maioria entre os inscritos, a rede privada concentra os melhores resultados do Enem.
O Exame Nacional do Ensino Médio está cada vez mais concorrido por instituições privadas. Isso acontece por ser uma ferramenta importante de acesso ao ensino superior e indicador da qualidade de ensino.
Você tem conhecimento sobre as práticas adotadas pelas escolas que obtêm as maiores taxas de aprovação de estudantes no Enem?
Abordagens pedagógicas para bons resultados no Enem
Por conta da complexidade e exigência do Exame Nacional do Ensino Médio, as escolas privadas abordam os temas relacionados à prova muito antes da participação dos alunos. Visando garantir o melhor resultado e o maior número de aprovações em universidades.
Sendo assim, cada escola adota uma estratégia diferente, e condizente com o projeto pedagógico e seu objetivo de negócio. Entretanto, existem alguns pontos em comum nelas.
Uma proposta de ensino bastante utilizada é o currículo integrado, uma abordagem interdisciplinar Enem. Para que isso aconteça da forma mais orgânica possível e com o suporte necessário, ter um bom sistema de ensino que apoie a escola na formação do docente e tomada de decisão é essencial para qualquer estratégia de preparação para o Enem.
A importância da gestão escolar no resultado do Enem
O gestor escolar é uma figura importante no caminho a ser percorrido pela escola até o pódio de aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio. É desse profissional a responsabilidade de formar um time docente robusto e alinhado à cultura da escola, além de manter os professores cada vez mais atualizados sobre o mercado educacional e as tendências de ensino.
Também é papel desse profissional colaborar na construção de estratégias que vão contribuir para que o aprendizado do aluno esteja cada vez mais alinhado com a excelência de ensino.
Dessa forma, é essencial que o gestor escolar esteja diretamente envolvido com o processo de formação de docentes e alunos para os exames de acesso ao ensino superior.
Para além disso, a gestão escolar deve oferecer os recursos necessários para que as iniciativas educacionais e didáticas aconteçam de forma contextualizada por ferramentas atuais.
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Indicadores de desempenho dos alunos
Para atingir bons resultados, é importante olhar para o desempenho dos alunos. Mas como isso pode ser feito no dia a dia?
Uma escola de resultados consistentes precisa estar atenta à participação dos estudantes nos simulados, ao engajamento em sala de aula, além de analisar a média das turmas nas disciplinas.
Esse olhar minucioso pode sinalizar pontos de melhoria e identificar falhas de aprendizado precocemente.
Dessa forma, os indicadores de desempenho auxiliam a gestão escolar a desenvolver estratégias de ensino que serão utilizadas para aperfeiçoar o aprendizado do aluno e ampliar o número de aprovações nos vestibulares.
Simulados e o resultado do Enem
É difícil falar sobre assertividade no Enem sem relacionar com a aplicação e a qualidade dos simulados. Essas avaliações possuem itens contextualizados e adequados aos conteúdos propostos.
Por isso, as escolas com os melhores resultados no Enem costumam aplicar simulados recorrentes, principalmente nas turmas dos anos finais do Ensino Médio. Quanto mais simulados realizam, mais percebem a evolução comportamental e cognitiva para o exame oficial.
“É importante adotar a prática de simulados que envolvam todos os saberes do ensino médio contemplados na matriz desde a 1a série. Para aferir a TRI (teoria de resposta ao item) da forma mais assertiva à proficiência no exame oficial, o simulado precisa contemplar questões dos três níveis de dificuldade em cada área do conhecimento, competências e habilidades.
Espera-se que os estudantes na 1ª e 2ª série apresentem mais dificuldades por não conhecer com profundidade alguns assuntos.
É justamente aqui que temos a vantagem de trabalhar, desde cedo, com foco na consolidação das aprendizagens de forma estratégica: garantindo alto percentual de acertos nas habilidades fáceis, médias e difíceis, com coerência o suficiente para garantir níveis expressivos de proficiência nas quatro áreas do conhecimento e também na redação.”
Vinicius Beltrão – Coordenador de Ensino e Inovações do SAS Educação
Contudo, a prática da resolução de questões alinhadas a essas grandes provas são fundamentais para garantir assertividade no resultado. É por meio dos simulados que a escola pode identificar os pontos de atenção sobre o desempenho do aluno e reforçar os conteúdos que vêm apresentando maior dificuldade nas turmas.
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Utilizando inteligência de dados, nossas avaliações e simulados geram relatórios para cada estudante e turma, possibilitando assim um acompanhamento e tomada de decisões estratégicas
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