Atualizado em 7 de janeiro | 2021 por SAS Educação

O Ensino Médio se apresenta aos estudantes numa fase de transição para a vida adulta, fase essa de transformações não apenas hormonais como psicológicas e sociais. Um mundo de possibilidades se abre junto. Muitas incertezas, desafios, inseguranças e medos se unem a um momento de grandes escolhas, que as escolas precisam endereçar para preparar alunos para a vida. 

Entre as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) identificamos, tanto as cognitivas quanto as socioemocionais, firmando, assim, o compromisso da escola com a educação integral do aluno. No caso do Ensino Médio, essa formação se torna ainda mais importante e presente quando consideramos, não só a transição para o Ensino Superior, mas para a vida adulta. 

E como podemos preparar alunos para vida e trabalhar sua formação integral desde o Ensino Fundamental?  

Aqui no SAS Plataforma de Educação, por exemplo, a Matriz de Habilidades Socioemocionais, baseada nas mais recentes pesquisas e produções acadêmicas e legais, perpassa todo o material didático, e, nas séries do Ensino Fundamental, se consolida em seções e sugestões de atividades ao longo dos capítulos.  

Retornando para a reforma do Ensino Médio, legalmente amparada pela BNCC e que terá início em 2022, as instituições do Ensino Básico enfrentarão novos desafios, entre eles: 

  • “Como preparar alunos para a vida, ajudando-os a conquistar seus objetivos pessoais e profissionais após a escola?” 
  • “Como gerar engajamento e fomentar o diálogo entre os jovens de acordo com o momento de vida de cada um?” 
  • “Como trabalhar de maneira focada no desenvolvimento integral dos estudantes de acordo com os estabelecimentos da BNCC?” 

Tais questionamentos são determinantes se queremos conceber a formação de um indivíduo, capaz de fazer escolhas assertivas e que o levem a um futuro promissor e bem alicerçado.  

Nesse sentido, proporcionar ao aluno ferramentas que possam trazer maior autoconhecimento, autocuidado e protagonismo, possibilitará maior clareza na construção de seus objetivos, ajudando-o a fazer melhores escolhas quando necessário, inclusive, sobre os itinerários formativos mais condizentes com o perfil e metas de cada um.  

Por isso, a relevância do Projeto de Vida para que a escola auxilie os estudantes, é ter uma solução que represente um potente recurso para gerenciar as incertezas do futuro, colaborando no desenvolvimento das habilidades necessárias para preparar alunos para a vida, aproximando-os dos adultos que desejam se tornar. Percebendo a importância da relação com o outro no seu desenvolvimento, o estudante passa a vislumbrar possibilidades, transformar sonhos em objetivos e traçar planos para alcançá-los.  

É diante da importância de preparar o aluno para a vida que se descortina após o Ensino Médio, que o SAS, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE) e de especialistas de diversas áreas, traz, em 2021, uma ferramenta de forte engajamento que dialoga com os jovens, a partir do momento de vida de cada um, com atividades contínuas de pesquisa, reflexão, crítica e autoconhecimento. Esse intercâmbio constante ocorre em diferentes contextos, dentro e fora da escola, envolvendo, não só a comunidade escolar, mas todos que fazem parte do círculo social do estudante.   

Em essência, a escola pode contribuir grandemente com orientações e momentos de aprendizagem, que possibilitem ao estudante a construção de sua identidade e a busca de seu papel como cidadão e profissional. A consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores do Projeto de Vida do Ensino Médio do SAS, potencializa a formação integral do aluno, com uma solução que faz uso de ferramentas estratégicas para atingir um conjunto de objetivos pessoais e profissionais. Isso contribui para a inserção social e atuação ética do jovem na sociedade, atribuindo sentido à sua existência e auxiliando na concretização de suas metas e objetivos pessoais

Ficou curioso para saber como o Projeto de Vida SAS pode contribuir na preparação de seus alunos para a vida? Inscreva-se agora no curso de Formação em Projeto de Vida, exclusivo para nossas escolas parceiras, e procure seu consultor pedagógico para saber mais da solução. Se você não é uma escola parceira e quer conhecer melhor a nossa plataforma, clique aqui para falar com um de nossos consultores.  

Você também pode aprofundar seus conhecimentos sobre o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida SAS com o SAS Cast. Confira, na íntegra, o episódio “A relevância do Projeto de Vida para os Jovens”, disponível gratuitamente no Spotify e no SoundCloud.

Prof. Stefano Leandro Monteiro

Com 16 anos de atuação no setor de Educação, Stefano é bacharel e licenciado em História pela USP, especialista em Gestão Escolar e Consultor Pedagógico no SAS.